4 estratégias infalíveis para gerar leads com marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo vem se mostrando uma excelente estratégia para as empresas ganharem relevância no ambiente digital. Por meio desses conteúdos, é possível aumentar a visibilidade, construir autoridade e gerar leads. No entanto, há alguns detalhes que às vezes passam batidos e que fazem toda a diferença.

 

Os leads — também chamados de clientes em potencial — são aqueles usuários que estão em um estágio avançado na jornada da educação. Geralmente, classificamos como leads aqueles que conheceram o blog ou site da empresa, consumiram conteúdos e forneceram os dados para ter acesso a um material mais profundo.

 

Portanto, ao gerar leads para o seu negócio, o processo de vendas se torna mais eficaz. Ao contrário das ligações frias, quando os vendedores concentram seus esforços nesses potenciais clientes, a taxa de conversão é altamente satisfatória. Quer conhecer as melhores práticas para gerar leads com marketing de conteúdo? Continue lendo o artigo!

 

 

1. Crie uma persona

persona é um personagem semi-fictício que representa o público-alvo. Em vez de fazer uma descrição genérica da audiência, você deve criar um perfil detalhado e humanizado. Caso o seu público seja diversificado, será necessário criar mais de uma persona.

 

A criação desse personagem ajuda bastante na hora de produzir seus conteúdos, pois você tem em mente quem receberá esses materiais. Você conhece seus problemas, objetivos, comportamento, entre outros detalhes. Desse modo, as chances de o público ser impactado aumentam.

 

 

2. Leve a jornada do consumidor em consideração

Antes do usuário se tornar um cliente, ele passa por um processo conhecido como jornada do consumidor. De forma resumida, podemos dizer que o usuário passa por três estágios. No começo, ele sabe que tem um problema, mas não sabe como resolver. Após uma pesquisa, ele descobre algumas soluções, mas ainda não tem certeza de qual é a melhor.

 

Por fim, o usuário já sabe qual se encaixa melhor em seu propósito e só precisa de um empurrão para tomar a decisão. Quando você leva em consideração a jornada do consumidor, começa a produzir conteúdos para atender a todos os estágios. Sendo assim, você consegue encaminhá-lo até o objetivo final.

 

 

3. Ofereça conteúdos de qualidade em suas landing pages

As landing pages são excelentes para a conversão. Por meio dessas páginas, é possível captar diversos contatos em troca de um benefício. Geralmente, os conteúdos ofertados são:

  • e-books;
  • webinars;
  • videoaulas;
  • ferramentas, entre outros.

 

O importante é que esses conteúdos sejam relevantes para a sua audiência. Portanto, produza uma oferta irresistível para que os usuários sintam vontade de baixar esse material. Após entregar um conteúdo de qualidade, a probabilidade de o lead avançar de estágio é maior.

 

 

4. Valorize o CTA (call-to-action)

O CTA é um dos elementos fundamentais para despertar a vontade do usuário em executar determinada ação. Pode até parecer bobagem, mas pedir para os visitantes realizarem uma ação funciona muito bem.

 

No entanto, as palavras devem ser escolhidas com cuidado. Se a sua intenção é incentivar o público a fazer o download de um e-book, por exemplo, pode escrever algo como: “Quer saber tudo sobre esse assunto? Baixe nosso e-book e torne-se um expert”.

 

Gerar leads é o um dos passos fundamentais para conquistar mais clientes. Essa estratégia leva tempo para acontecer, entretanto, após adquirir uma base robusta, seus esforços para a captação serão menores e mais certeiros.

 

Agora que você já conhece algumas das melhores estratégias para gerar leads, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções.

Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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