Quatro razões para você investir em marketing digital para a expansão de franquias (e 1 para não investir).

Em um momento de incertezas e desafios econômicos, é chave que as empresas se reinventem e busquem maneiras mais eficientes de atuar. Tal premissa tem se mostrado verdadeira para todos os segmentos, e as franquias e seus departamentos de expansão não são exceções.

Nesse artigo, elencamos 4 razões pelas quais empresas B2B têm destinado porções maiores de suas verbas a ações de marketing digital para geração de negócios, que acreditamos serem válidas e relevantes para o segmento de expansão de franquias.

 

Razões para investir:

 

  • Cobertura: sem limites geográficos (ou limites determinados por você e não por sua verba).

    A natureza global da internet, faz com que ela seja ferramenta fundamental para atingir os objetivos de expansão geográfica da sua franquia. Canais digitais possibilitam que se atinja de forma cirúrgica (e a um custo razoável), regiões que antes demandariam grandes investimentos e logísticas complicadas para serem atingidas pela comunicação da sua empresa.

 

  • Precisão: entregar a mensagem certa, para as pessoas certas.

    Através do uso de metodologias como a definição de personas, pesquisas e o uso de ferramentas de marketing digital, sua empresa é capaz de segmentar seu público alvo de forma antes impossível, reduzindo substancialmente a dispersão e aumentando a efetividade dos investimentos em atração de prospects.

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  • Adequação e relacionamento: abordagem comercial no momento certo.

    Por conseguir tais níveis de segmentação, sua empresa é capaz de ser pessoal em suas comunicações, transmitindo credibilidade e acelerando o processo de decisão de seus prospects. Ao contrário de técnicas tradicionais, através de conteúdo e coleta de dados, sua franquia é capaz de se relacionar de forma relevante com seus possíveis franqueados e conduzí-los através da jornada de decisão, até a conversão. Tal fato, faz com que ele esteja mais propenso a fechar negócio no momento do engajamento comercial, o que simplifica e torna mais efetivo todo o processo de vendas

Empresas que se destacam em nutrição/relacionamento geram 50% mais leads prontos para venda, a um custo 33% menor - Fonte: Forrester Research

  • Atribuição e otimização de recursos: você no comando dos seus investimentos.

    Também é parte da natureza do ambiente digital, a capacidade de se mensurar com riqueza de detalhes a efetividade de cada investimento. Assim, entendendo o que dá mais resultado, “corrigindo o curso” no decorrer de cada campanha e potencializando ao máximo seu retorno.

Razão para NÃO investir:

 

Se na realidade da sua franquia: conhecer melhor seus possíveis franqueados, otimizar investimentos e recursos, e simplificar os processos de vendas não são prioridades, marketing digital não é adequado para sua organização.

Conheça o Case e entenda como a GDM, com ações de marketing digital, ajudou o CNA a vencer 5 desafios para atração e conversão de novos franqueados.

Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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