Campanhas de e-mail marketing: como atingir o sucesso?

Sua empresa faz campanhas de e-mail marketing? Quem diria que essa, a estratégia de marketing digital mais antiga e por muito tempo temida pela invasão dos spammers, fosse dar uma reviravolta sendo uma das ações que mais trazem resultados nas campanhas empresariais hoje em dia?

 

Para se ter uma ideia, uma mensagem tem 5 vezes mais chances de ser vista no e-mail do que nas redes sociais, de acordo com a Radicati.

 

É claro que para que sua mensagem passe por todo o ciclo de sucesso — abertura, leitura e conversão — é preciso dispor de técnicas para alcançar bons resultados!

 

Para isso, a seguir vamos listar 4 dicas de como alcançar o sucesso nas campanhas de e-mail marketing. Não perca!

 

1. Conheça seu público-alvo

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes que daremos aqui: as características e preferências do seu público é que vão te direcionar para todas as ações posteriores.

 

Uma boa forma de definir e entender o seu público é através da criação de personas, que consiste na representação do cliente ideal da sua empresa.

 

Veja bem, persona não é o mesmo que público-alvo — vai bem além da segmentação de dados básicos como sexo, idade, localidade etc.

 

A criação de uma persona envolve, além dessas informações, um conhecimento mais detalhado, como suas dificuldades, desejos e desafios, quem está envolvido no processo de compra, entre outras peculiaridades.

 

Assim, você consegue ter uma visão mais profunda do seu cliente e potencial cliente, fazendo com que a mensagem esteja cada vez mais adequada ao seu perfil.

 

2. Atente-se à escolha do título

35% dos usuários abrem um e-mail levando em conta somente o assunto, segundo a Convince&Convert.

 

O problema é que são tantas mensagens recebidas diariamente que os títulos dos e-mails precisam ser atrativos para se destacar diante da multidão.

 

Elencamos algumas dicas que podem te ajudar nessa hora:

 

  1. fale o que ele encontrará dentro da mensagem;
  2. use perguntas — isso despertará sua curiosidade;
  3. crie urgência na abertura do e-mail — exemplo: “Apenas as 5 primeiras pessoas…”;
  4. seja claro e objetivo;
  5. faça um teste e veja quais tipos de assuntos geralmente convertem mais.

 

3. Otimize o formato para dispositivos móveis

Se fosse há alguns anos essa notícia pareceria surreal, mas o fato é que o uso de dispositivos móveis como smartphones e tablets, já é o principal meio de acesso à internet no Brasil, em conformidade com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

E isso quer dizer que atualmente grande parte dos usuários checam seus e-mails pelo celular, tornando obrigatória a adaptação das mensagens para esses dispositivos móveis.

 

Veja algumas dicas para isso:

  • procure utilizar textos mais curtos e fontes maiores;
  • destaque os botões de call to action (chamada para ação);
  • use layouts responsivos;
  • otimize também as páginas de destino para dispositivos móveis.

 

4. Saiba a importância do conteúdo do e-mail

Você segmentou o e-mail para o seu público corretamente, escolheu um título atrativo e a mensagem pode ser vista perfeitamente em qualquer dispositivo móvel. Parece que tudo está como “manda o figurino”, mas, por algum motivo, a campanha não está convertendo.

 

E a explicação é simples: o conteúdo do e-mail! Tem empresas que utilizam a ferramenta erroneamente, “bombardeando” o usuário com publicidade de produtos e serviços.

 

E isso até pode ser feito, afinal a intenção do e-mail marketing é aumentar as vendas. Mas é preciso que a estratégia seja conduzida de uma maneira mais modesta e indireta — e, claro, bem menos frequente.

 

O público gosta de receber conteúdos úteis e de qualidade. Portanto, é necessário investir em mensagens informativas. Para isso, valem conteúdos com dicas, tutoriais e assuntos atuais que tenham relação com o segmento da sua empresa.

 

Além disso, use sempre um call to action para que o usuário realize a ação que você deseja. Pode ser para fazer o download de um e-book, continuar a leitura de um artigo no seu blog, curtir uma página, etc.

 

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Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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