Como preparar meu time para trabalhar com Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo atrair o interesse de um público-alvo, gerar leads e vendas. Sua implementação, porém, está sujeita a uma possível resistência de colaboradores acostumados com métodos e sistemas mais tradicionais.

 

Se você, como gestor, conseguir inovar com essa estratégia e aproximar as equipes de marketing e vendas, existe um grande potencial de gerar resultados progressivamente mais lucrativos. Neste artigo você conhecerá algumas dicas para capacitar seu time e trabalhar com Inbound Marketing. Acompanhe!

 

Organize um projeto piloto

 

É bem possível que parte de sua equipe não se sinta confortável ou motivada em mudar suas rotinas e aprender novas metodologias. Se esse for o caso na sua empresa, comece com poucas pessoas, talvez apenas uma.

 

Centralize as novidades, numa espécie de projeto piloto, e compare os resultados com a performance do resto do time. Se o colaborador foi capaz de gerar melhor retorno sobre o investimento (ROI) por meio de suas ações, ou percebeu outros benefícios, essa é uma maneira de provar a importância para os demais, inclusive para a diretoria da empresa.

 

Entenda o funil de marketing da sua empresa

 

Nem todos os leads que estão no seu funil de marketing têm, necessariamente, a intenção de realizar uma compra na sua empresa. Entender isso é fundamental, pois o nível de conhecimento e interesse nas suas soluções guiará a maneira como a abordagem comercial deve ser feita.

 

Para isso, é preciso definir quais características diferenciam um lead que já está pronto para comprar de um que ainda não está, de acordo com sua posição no funil.

 

Defina um processo de passagem de leads

 

Você precisa estabelecer o processo de passagem dos leads de um departamento para o outro. Isso deve ser bem alinhado entre marketing e vendas, para que se possa abordar os contatos certos, no momento ideal, com a mensagem mais assertiva e em um limite de tempo aceitável, a fim de aumentar as chances de conversão.

 

De modo ideal, o vendedor deve ser capaz de utilizar as informações e prestar uma consultoria ao cliente, com base em seu nível de conhecimento sobre suas necessidades e as soluções da empresa.

 

O vendarketing é um conceito que se refere a essa integração entre os setores. A ideia é fazer com que entendam o trabalho e a importância um do outro, alinhar objetivos, estratégias e, assim, gerar resultados positivos e cada vez mais otimizados.

 

Faça o acompanhamento

 

O marketing precisa fazer o follow-up com vendas para entender se suas estratégias estão dando certo, se os leads passados realmente foram de qualidade e se fecharam negócios com a empresa. Isso gerará insights para que se possa otimizar os perfis de clientes ideais, ter mais previsibilidade e calcular os retornos e o sucesso de cada campanha de Inbound Marketing.

 

Uma maneira de fazer isso é por meio de softwares de automação de marketing, como o Hubspot ou RD Station, e um CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essa integração facilita a visualização de cada processo, as objeções e os status dos leads em tempo real.

 

Ofereça treinamentos constantes

 

Bem, uma equipe de Inbound Marketing é formada por cargos de diferentes áreas e, geralmente, precisa de profissionais para gerir as redes sociais, criar sites e conteúdo, além de liderar os projetos.

 

Você pode buscar pessoas que já tenham certificações ou investir em treinamentos para que a equipe aprenda a trabalhar com o CRM, os softwares de automação ou mesmo planilhas do Excel compartilhadas, que podem ser bastante complexas.

 

De qualquer forma, todos os colaboradores de marketing e vendas precisam saber como se comunicar da forma mais adequada, como organizar suas tarefas, utilizar os softwares e conhecer os processos, a fim de obter sucesso.

 

Entendeu como você pode ter melhores resultados para a sua empresa com o Inbound Marketing? Investir em mudanças em consonância com o conceito do vendarketing é uma boa maneira de iniciar. A sinergia gerada nessa união é um ótimo modo de mostrar trabalho para a diretoria, ao passo que os resultados são otimizados e a convivência entre setores é saudável.

 

Aproveite e assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre marketing digital em seu e-mail.

 

Felipe Zorzi About the author

Parcerias e Gerenciamento de Projetos

No Comments

Leave a Comment: