Como uma agência pode aprimorar o sucesso da marca nas etapas do Inbound Marketing?

Otimizar as etapas do Inbound Marketing é essencial para empresas que querem gerar melhores resultados para os seus negócios. A estratégia, que utiliza canais como blogs e redes sociais, exige, porém, conhecimento e expertise para a obtenção do sucesso.

 

Neste artigo explicamos mais sobre as importantes fases dessa estratégia e como uma agência pode aprimorar as chances de sucesso. Acompanhe!

 

As principais etapas do Inbound Marketing

São muitas as empresas que investem em Inbound Marketing a fim de aumentar suas vendas, autoridade e adquirir clientes sem muito esforço, de maneira praticamente automática, entre outros objetivos.

 

A melhoria em indicadores, como a redução do custo de aquisição do cliente (CAC) e o aumento nos retornos sobre o investimento (ROI), é algo que se pode esperar do sucesso dessas ações digitais.

 

A metodologia segue uma ordem lógica, que vai desde a atração de pessoas até as mensurações dos resultados. A primeira etapa é despertar o interesse das personas sobre assuntos relacionados ao que a companhia oferece. Para isso, geralmente são utilizados blogs, redes sociais e anúncios em plataformas como o Facebook e Google Ads.

 

Muitas vezes, a persona resolve baixar algum material rico, como um e-book, e, em troca, deixa informações valiosas a seu respeito como nome e e-mail. A partir desse momento, são consideradas leads. Contatos que possivelmente se tornarão clientes no futuro.

 

Após essa fase, a empresa que investe em Inbound Marketing começa a se relacionar com esses contatos, de acordo com sua posição na jornada de compra, que demonstra o nível de conhecimento e interesse que têm em suas soluções. Nessa etapa, estratégias de e-mail marketing costumam ser eficazes.

 

Após alguns pontos de contato, se o lead mostrar interesse em adquirir seus produtos ou serviços, a companhia pode fazer a tão esperada venda. Mas o processo não acaba aí. É importante que as métricas sejam mensuradas e otimizações sejam feitas, a fim de obter resultados cada vez mais interessantes. Nessa fase, softwares de análise de indicadores, como o Google Analytics, ajudam bastante.

 

As atribuições de uma agência

Bem, como você pôde perceber, o caminho para o sucesso com as etapas do Inbound Marketing não é curto e, a fim de obter melhores resultados e com mais rapidez, muitas organizações optam pela contratação de uma agência.

 

Uma empresa parceira pode contribuir muito para seus projetos de inbound, desde o planejamento até a mensuração de resultados. Aliás, este é um problema para muitas companhias, que até sabem como investir em mídias digitais, mas não conseguem acompanhar os indicadores e saber o que é mais eficiente na geração de lucro.

 

Uma agência de marketing pode ajudar na produção de conteúdos mais relevantes, de acordo com o público-alvo, criar landing pages para conversão, montar toda a estratégia de relacionamento e na qualificação dos leads — um dos aspectos mais importantes para o sucesso e a lucratividade das estratégias de Inbound Marketing.

 

Essas empresas, em geral, sabem como utilizar as diversas ferramentas de automação, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), de design, entre outros, além da integração entre esses softwares para facilitar o entendimento e a boa gestão orientada a dados.

 

A equipe de profissionais de uma agência de marketing costuma ser bastante multidisciplinar, o que ajuda na criação de melhores e mais econômicas estratégias, já que além de o Inbound Marketing ser mais barato que o tradicional (em geral), suas campanhas são frequentemente otimizadas.

 

A decisão de contratação

Você ainda pode estar em dúvida sobre a viabilidade de contratar uma agência de marketing e isso é normal. A grande questão é que, para que essa estratégia tenha sucesso, será preciso um trabalho colaborativo de designers, gestores, web designers, redatores e, possivelmente, outros profissionais.

 

Essa dinâmica é bastante intensa e custosa e, muitas vezes, não vale a pena contratar e treinar novos colaboradores para realizar essas atividades, quando se pode terceirizar a gestão das etapas do Inbound Marketing, o que aliás, mesmo com o investimento, pode trazer retornos mais interessantes.

 

Se você quiser saber como a Agência GDM e seus profissionais experientes podem ajudar o desenvolvimento do seu trabalho, entre em contato conosco.

Ricardo Abellan About the author

Head de Estratégia e Resultados da Agência GDM

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