Conheça as 5 principais estratégias para melhorar seu conteúdo

Produzir conteúdo vem sendo uma estratégia adotada por muitos negócios — afinal, o cliente costuma buscar por informações relevantes na internet.  Por isso, cada vez mais, melhorar seu conteúdo vem sendo uma meta dentro das empresas. Mas a pergunta é: como fazer isso?
Este artigo mostrará algumas dicas para que seu público fique sempre satisfeito com o que é oferecido a ele.

 

1. Dê vida nova às antigas publicações

Muitas publicações podem ser reaproveitadas. Isso ocorre quando o tema volta a ser relevante. Nesses casos, basta uma simples atualização de informações. No entanto, o que muitas empresas ignoram, é que existem diversas formas de criar conteúdo.

Um blog post, por exemplo, pode servir de base para um infográfico. Desse modo ele poderia ser publicado em redes sociais como o Instagram ou o Pinterest, fortalecendo o engajamento da marca.

Observe suas publicações antigas e reflita sobre como elas podem ser reaproveitadas com o objetivo de melhorar seu conteúdo.

 

2. Torne-se uma boa fonte de informação

Para conseguir ganhar o respeito de seu público, fazendo com que ele se engaje com seu conteúdo, é importante que ele confie nas informações às quais teve acesso. Neste momento, as pessoas estão mais cautelosas com o que consomem pela internet e termos como “fake News” começam a ganhar popularidade.

 

Para melhorar seu conteúdo, evitando que ele peque pela falta de credibilidade, garanta que as fontes corretas estão sendo consultadas. Só assim será possível oferecer material de qualidade.

 

 

3. Adapte-se ao leitor

Conhecer seu público é fundamental para definir os temas que serão tratados e a forma com que serão apresentados, além da maneira correta de distribuição.

Por melhor produzida que seja a sua publicação, se você não conhecer seu cliente, ela não terá êxito. Por isso, uma pesquisa de público-alvo é fundamental.

 

4. Seja didático quando necessário

Alguns temas são mais complexos, exigindo um didatismo maior. Por isso, nesses casos, opte por uma abordagem mais completa, criando webinários, cursos ou e-books, por exemplo.

 

Garanta que o cliente entendeu o que você quis dizer. Isso é mais importante na hora de melhorar seu conteúdo.

 

5. Trabalhe com Top-down e Bottom-up

Esses dois termos referem-se, respectivamente, a dividir um conteúdo maior em publicações menores e aprofundar temas que já foram publicados.

 

Verifique em seu site quais assuntos poderiam ser melhor explorados. Quem sabe alguns temas não poderiam servir de base para vídeos ou podcasts?

 

Do mesmo modo, um artigo extenso, que não teve o número de views esperados, poderá ter um desempenho melhor se dividido.

 

Lembre-se que o hábito de leitura na internet é diferente, por isso, a estratégia de repartir grandes artigos em menores pode ser uma grata surpresa.

 

Melhorar seu conteúdo não é tarefa difícil, mas isso não significa que não é importante. Tenha em mente que um visitante pode nunca mais fazer negócios com sua empresa se perceber que um conteúdo foi construído com o único objetivo de ser bem ranqueado no Google, por exemplo.

 

Uma boa forma de melhorar seu conteúdo é utilizando as redes sociais. Falando nisso, você já nos segue? Estamos no Facebook, e no LinkedIn. Não deixe de receber nossas dicas diretamente na sua timeline!

Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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