Dicas de e-mail marketing: como engajar e interagir com clientes

O e-mail marketing é uma das principais frentes de aproximação do cliente que uma empresa pode possuir. A comunicação pessoal e direta que esse veículo proporciona pode ser aliada a análises de dados e automatização, produzindo ótimos resultados.

 

Seguir algumas dicas de e-mail marketing ajuda a tirar o máximo proveito dele em uma estratégia digital.

 

A seguir vamos abordar algumas dessas dicas, não sem antes ressaltar um pouco mais como práticas adequadas de e-mail marketing podem impulsionar a promoção da sua marca. Acompanhe a seguir!

 

 

Importância do e-mail marketing

Enquanto uma estratégia de marketing de atração tende a ser mais geral — ainda que voltada para uma persona —, a comunicação por e-mail tende a ser mais personalizada e ajustada a cada cliente em potencial.

 

O momento da conversão, quando a empresa obtém o endereço de e-mail de um visitante, é essencial para a verificação de seu interesse no que a marca oferece, e comunicações posteriores ajudam a construir ainda mais esse interesse.

 

Isso se dá oferecendo ao lead conteúdo mais aprofundado, canais mais próximos de contato com a empresa e argumentos mais diretos sobre por que contratá-la, como conteúdo institucional, estudos de caso e depoimentos de clientes. Tudo isso é empregado para aproximar empresa e lead, construindo uma relação de confiança.

 

Mas o que fazer para aproveitar ao máximo a caixa de entrada dos seus clientes em potencial? Confira a seguir as nossas dicas de e-mail marketing!

 

 

Título chamativo

O título do e-mail é a linha divisória entre o spam e o conteúdo relevante.

 

Caixas de entrada de um usuário comum são inundadas todos os dias por publicidade, notícias, amenidades e tarefas profissionais, e o primeiro destaque é obtido com um título bem feito.

 

Primeiramente, deve-se respeitar o limite de caracteres (60-70) para que o título não fique incompleto.

 

Além disso, o título deve ser chamativo, ter relação com o conteúdo enviado e ser o menos genérico possível. Prefira algo como “Veja agora o que esses empreendedores de sucesso fizeram” em vez de “Newsletter semanal da empresa X”.

 

 

Conteúdo de qualidade

Uma vez tendo chamado a atenção pelo título e aberto o e-mail, o seu conteúdo tem a responsabilidade de manter a atenção do usuário e ser convincente.

 

Procure sempre tratar o seu lead pelo nome para que o e-mail marketing não passe a quase inevitável impressão de mensagem em massa.

 

Tenha algo a oferecer quando for enviar um e-mail para não desperdiçar o tempo do seu destinatário: um e-book, um conjunto de melhores posts da semana, ofertas personalizadas.

 

O e-mail marketing também é um espaço importante para realizar pesquisas de satisfação, sobretudo acompanhando um texto convincente sobre a sua necessidade de aprimorar os serviços da marca.

 

Outra prática interessante para construir uma boa relação de confiança é o envio de amostras grátis, como, por exemplo, link para download de uma versão de demonstração do software que a sua empresa ofereça, um guia para abrir e legalizar uma empresa, um vídeo ensinando como criar um logotipo no Corel etc.

 

É importante que se tenha uma equipe especializada que suporte a produção consistente de conteúdo, seleção, diagramação e planejamento de e-mails marketing constantes, como fazemos na Agência GDM.

 

 

Objetividade

O e-mail marketing não é espaço para dissertar sobre os serviços que a sua empresa oferece. A comunicação por esse veículo demanda agilidade e assertividade.

 

Procure delimitar um tema específico de cada e-mail para que a atenção do lead fique completamente focada nele, descrevendo em poucas palavras esse tema e redirecionando o usuário que queira saber mais.

 

Por exemplo, faça a resenha de um e-book, descreva o principal benefício do seu novo aplicativo ou comente rapidamente sobre um tema em comum dos posts selecionados de uma newsletter.

 

Ter essas dicas de e-mail marketing em mente podem ajudar a impulsionar uma estratégia de comunicação com clientes em potencial, aproveitando a possibilidade de aproximação que o e-mail oferece entre empresa e cliente.

 

Mas lembre-se: contar com uma equipe especializada é imprescindível para tirar o máximo possível do recurso!

 

Quer saber onde encontrar essa equipe especializada para impulsionar a sua estratégia de e-mail marketing e marketing digital? Não perca tempo e entre já em contato conosco!

Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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