escolher melhores franqueados

Entenda como escolher os melhores franqueados para a sua rede

Quais são os aspectos que definem o sucesso de uma franquia? Podemos pensar em alguns itens como a qualidade do produto, o plano de negócios, a percepção que o consumidor possui da marca etc. No entanto, um item é fundamental: o franqueado. No dia a dia recairá sobre ele a responsabilidade de tocar a franquia.

 

Por isso, o objetivo deste artigo é ajudá-lo a escolher os melhores franqueados para a sua rede!

 

1. Trace um perfil dos melhores franqueados

Da mesma maneira que uma empresa tem bons processos de seleção, a franqueadora precisa construir um perfil de franqueado ideal. Dessa forma, será mais simples encontrar aqueles que se alinham com os objetivos da franquia.

 

Estabeleça critérios como experiência, formação acadêmica, expectativas com o negócio, disponibilidade para se dedicar a ele etc.

 

Experiências passadas também são úteis. Que tipo de perfil de franqueado já apresentou resultados negativos? Consulte a história de sua empresa para entender quais os investidores que tiveram êxito.

 

2. Seja realista ao conversar com o franqueado

Os números com relação às franquias são animadores. A taxa de mortalidade das franquias é muito menor se comparada a outros empreendimentos. Apenas 3% fecham suas portas no primeiro ano. No varejo esse índice chega a 26%.

 

Isso pode fazer com que o candidato a franqueado crie a ideia de que uma franquia é um método de fazer dinheiro de forma rápida. Portanto, para alcançar melhores franqueados, é importante esclarecer os riscos do negócio e as expectativas de lucro.

 

3. Não foque apenas no investimento inicial

O fato de o candidato ter capital suficiente para investir não faz dele necessariamente a melhor opção para a franquia. A equipe de expansão da franqueadora deve levar em conta que o encerramento de uma unidade impacta a imagem da marca, podendo prejudicar novos negócios no futuro.

 

Por isso, além do capital necessário, é importante que o franqueado esteja realmente capacitado a administrar a franquia objetivando as vendas.

 

4. Faça reuniões para sanar dúvidas sobre a COF

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento muito importante — inclusive para disputas judiciais —, por isso, o franqueado deve ler todas as informações com atenção. É interessante para a franqueadora fazer reuniões estimulando que o candidato deixe claras suas dúvidas.

 

Dessa forma, entendidos todos os termos da COF, o candidato a franqueado que desejar prosseguir para o fechamento demonstrará uma adequação maior ao perfil ideal da franquia.

 

Por isso, invista nesse tipo de reunião, que pode ser feita até mesmo online. Além de qualificar, você conseguirá uma aproximação maior com os franqueados, oferecendo um diferencial em relação à concorrência.

 

A recessão econômica estimula os empreendedores a investirem em modos mais seguros de realizar o sonho de ter um negócio. Abrir uma franquia é uma das melhores opções. Isso gera um grande volume de candidatos, por isso é importante que a franqueadora tenha em mente a busca constante por melhores franqueados.

 

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Este post pode ajudar os seus amigos a investirem melhor!

Felipe Zorzi Sobre o autor

Ex-JWT e Almap BBDO, liderou projetos globais para Visa e J&J, e também Editora Abril, onde atuou na área de marketing da revista Veja.

Comentários
  • Ricardo Abellan
    Responder

    Teste

    setembro 6, 2017 at 12:36 pm

Deixe um comentário