Estratégia de Marketing: por que investir nisso é a chave para o seu sucesso?

Seria maravilhoso se existisse um botão capaz de fazer com que um produto se vendesse sozinho, não é mesmo? Acontece que ainda não evoluímos nesse nível! Por isso, investir em estratégia de marketing é a forma mais inteligente de reter clientes e atrair novos compradores.

No artigo de hoje, você vai saber por que é importante fazer isso e quais as principais vantagens para o seu negócio.

 

 

Por que é importante ter uma estratégia de marketing?

A concorrência está cada vez mais acirrada e, diante disso, para se destacar dos outros é preciso chamar a atenção da sua audiência e provar que você tem a melhor solução. Pelo fato de existir tanta competição no mercado, ter uma estratégia de marketing é uma necessidade básica.

De um modo geral, o plano de ação não representa apenas a possibilidade de vender mais. Ele é uma ferramenta que ajuda a gerenciar a comunicação interna da empresa, criar ações para aumentar a satisfação dos clientes, melhorar o reconhecimento da marca, interagir com o público na internet e muito mais.

 

 

Quais as principais vantagens de investir em marketing?

Além de ser uma oportunidade de fidelizar clientes e atrair novos, existem outras vantagens. Confira:

 

Ser encontrado nos mecanismos de busca

Hoje, a primeira coisa que as pessoas fazem antes de resolver um problema é buscar pela informação no Google. Isso serve tanto para pesquisar um modelo de eletrodoméstico quanto as causas de uma dor na coluna.

Diante disso, é fundamental que a sua empresa marque presença na internet com um site bacana e um blog carregado de artigos interessantes. É claro que, para ser encontrado facilmente, é preciso produzir conteúdo relevante e exclusivo para as necessidades do seu público.

Isso é feito por meio de estudos sobre o perfil do cliente e as palavras-chave mais procuradas para, em seguida, elaborar o planejamento de conteúdo e escolher os melhores canais de comunicação.

 

Interagir com o público-alvo

Sabe aquele ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”? Ele é perfeito para ilustrar a importância de interagir nas redes sociais. A popularização dos dispositivos móveis e a facilidade do acesso à internet contribuíram muito para estreitar o relacionamento entre empresa e consumidor.

Hoje, as pessoas estão conectadas na fila de espera do dentista, no shopping, no banco da praça, em todo lugar. Produzir conteúdo nas redes sociais é a regra de ouro para quem deseja conquistar mais engajamento. Além do mais, é possível se beneficiar com os anúncios pagos e atingir uma audiência muito maior.

 

Ter a sua marca reconhecida

O que fez grandes marcas serem reconhecidas mundialmente? Marketing. Só ele é capaz de diferenciar um produto do outro e gerar um valor que está acima de qualquer coisa, inclusive do preço.

 

 

Ok, mas por onde começar?

Assim como você, a maioria dos gestores são responsáveis por diversas atividades, como planejamento do setor, escolha de fornecedores e tantas outras que tomam boa parte do tempo. Seria humanamente impossível dar conta de tudo isso e ainda liderar uma campanha eficiente.

Por isso, não hesite em delegar essa tarefa para uma agência especializada. Os profissionais podem ajudar você desde a construção da identidade visual da sua marca até montar um planejamento focado em estratégia de marketing. Pense nisso!

Que tipo de conteúdo você considera mais apropriado para atingir o seu público-alvo na internet? Deixe um comentário!

Felipe Zorzi Sobre o autor

Ex-JWT e Almap BBDO, liderou projetos globais para Visa e J&J, e também Editora Abril, onde atuou na área de marketing da revista Veja.

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