Fidelização de clientes: saiba como o marketing pode ajudar

Estratégias de marketing são muito importantes para garantir a captação e a retenção de clientes, seja qual for o segmento da empresa. E com a evolução da internet, existe uma infinidade de ações de marketing digital que podem contribuir para fisgar e manter o público ligado à sua marca.

 

Porém, como o ambiente online ainda é uma novidade para muitas empresas, os profissionais de marketing têm encontrado muitas dificuldades para elaborar as suas estratégias de forma efetiva.

 

Para te ajudar nessa tarefa, fizemos uma lista com algumas ações digitais que vão fortalecer o seu relacionamento com o público. Confira com atenção e aplique-as em seu negócio!

 

 

Invista em segmentação

Com a grande quantidade de empresas disputando a atenção e a preferência do público, em todos os setores do mercado, investir em segmentação e em clientes mais específicos tem se mostrado uma estratégia promissora. Nesse sentido, a internet pode ser uma poderosa aliada, uma vez que possui ferramentas que facilitam a segmentação.

 

Ao elaborar um site, por exemplo, você pode utilizar um conjunto de técnicas de SEO (Search Engine Optmization ou Otimização para Buscadores) como palavras-chave, textos e imagens que tenham mais afinidade com um determinado grupo de pessoas. O mesmo acontece com uma campanha de links patrocinados, em que é possível segmentar de acordo com a localização, idade, gênero e outras caraterísticas.

 

 

Utilize a estratégia de remarketing

Outra estratégia que tem feito muito sucesso para fidelizar os consumidores é o remarketing, uma ferramenta do Google AdWords que marca e identifica usuários que já visitaram o site da empresa. Em seguida, esse recurso exibe os seus anúncios com frequência em sites que aceitam a rede de display do Google.

 

Essa é uma excelente forma de deixar a sua marca mais próxima e fixa na mente dos consumidores. Se eles entraram em sua loja virtual e não encontraram o produto naquele momento, elas terão a oportunidade de voltar quando visualizarem as suas propagandas em outras páginas web.

 

 

Ofereça tratamento diferenciado para clientes fiéis

Muitas vezes, os clientes fiéis, que compram com você constantemente, representam a maior parte das vendas da empresa. Assim, se eles levam tanto dinheiro para a sua marca, por que não oferecer um tratamento diferenciado?

 

Para fortalecer esse relacionamento e fazer com que essas pessoas se sintam especiais, antecipe as novidades da sua loja para eles, ofereça cupons de descontos, promoções exclusivas, e por aí vai.

 

Tudo isso pode ser feito de forma muito prática e rápida, enviando newsletters constantemente, por exemplo. Só tome cuidado com a frequência de envio para não se tornar muito invasivo.

 

 

Elabore programas de fidelidade criativos

O digital e a interação que ele permite aos usuários são excelentes oportunidades para que a sua empresa crie programas de fidelidade diferenciados e que vão causar maior engajamento do público.

 

Por meio de dinâmicas que incentivam o compartilhamento em redes sociais e o cadastramento de cupons no site, por exemplo, é possível criar um vínculo mais forte e próximo com os clientes, fazendo com que eles optem sempre por você.

 

 

Faça o monitoramento constante

Toda ação voltada para a fidelização de clientes, em especial as campanhas online, com a utilização de e-mail marketing e redes sociais, podem ser monitoradas praticamente em tempo real.

 

Então, aproveite os dados disponíveis para verificar o que tem dado certo e o que será necessário ajustar em seu relacionamento com o público, fazendo com que vocês tenham um contato mais próximo e que trará excelentes frutos para o seu negócio!

 

Seguindo essas dicas de marketing, você conseguirá elaborar estratégias muito mais eficazes para conquistar mais clientes e mantê-los fidelizados por um longo tempo. Então, não deixe as oportunidades passarem e comece logo a investir no marketing digital.

 

E então, gostou de descobrir como você pode trabalhar a fidelização de clientes de forma prática e efetiva? Deixe o seu comentário abaixo e continue a discussão!

 

 

Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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