Inteligência artificial: como os robôs influenciam o marketing da empresa?

As inovações tecnológicas vêm transformando o modo como as empresas interagem com os consumidores. Hoje, o acesso às informações é simplificado e as pessoas estão mais conscientes ao realizar uma compra. E os benefícios também amparam o lado empresarial, a exemplo da inteligência artificial, que potencializou o alcance das ações de marketing.

 

Pensando nisso, elaboramos um post sobre a influência que essas tecnologias operam no campo da atração e comunicação com o público. Confira!

 

1. O que é inteligência artificial?

 

O conceito de inteligência artificial associa-se à capacidade que algumas máquinas têm de estabelecer uma linha de raciocínio. Tudo começou em 1956, em um projeto idealizado pelo professor John McCarthy, que tinha como objetivo criar um universo no qual os robôs tivessem capacidade sensorial para perceber um fato, interpretá-lo e decidir a melhor forma de solucionar os problemas, tal como os seres humanos.

 

Essa tecnologia ainda tem muito a evoluir, mas o objetivo de criar máquinas inteligentes já foi atingido, e elas são presença constante em nosso dia a dia.

 

2. O que são robôs de marketing?

 

Os robôs, ou simplesmente bots, são softwares que proporcionam a automatização do marketing digital. É um mecanismo para potencializar as campanhas de comunicação com o público-alvo e, consequentemente, diminuir custos.

 

Com o auxílio dessas ferramentas, acompanhar os hábitos dos visitantes em seu site, enviar e-mails, responder textos curtos, enfim, atividades repetitivas de modo geral podem ser cumpridas com maior agilidade.

 

Nesse contexto, temos como exemplo algumas tecnologias que vêm revolucionando a comunicação em massa:

 

Automação

 

O papel da automação é otimizar os processos de nutrição de leads, envio de e-mail marketing e organização e avaliação de dados. Sem essa tecnologia, não seria possível cumprir tais tarefas em grande escala. Já imaginou ter que enviar, manualmente, e-mails para os milhares de clientes?

 

A automação é o princípio de todas essas inovações que viabilizaram uma experiência diferenciada aos destinatários das atividades de marketing. Por meio dela, a abordagem fica personalizada e cada vez mais célere.

 

Chatbots

 

Os chatbots, também conhecidos como robôs atendentes, são programas de inteligência artificial que surgiram com o intuito de dar maior rapidez aos atendimentos online.

 

A interação com os clientes acontece em tempo real, seja por meio de voz ou mensagens de texto. Seu sistema é programado com respostas automáticas preparadas para solucionar as dúvidas mais comuns dos consumidores.

 

Apenas quando o problema não pode ser sanado por esse meio automatizado é que essa demanda é encaminhada para os atendentes humanos. A ideia é filtrar ao máximo as interações e ocupar os profissionais com os serviços mais complexos, reduzindo custos operacionais e melhorando o atendimento ao cliente.

 

3. Como esses robôs influenciam as vendas?

 

A utilização dos robôs no marketing digital parte do princípio de que muitas dessas ações são repetitivas e exigem pouca criatividade. Portanto, eles não vieram para substituir o trabalho humano, mas para trazer mais agilidade e aumentar as vendas.

 

Sobre a influência que eles exercem na concretização de negócios, o primeiro ponto positivo é a liberdade que conferem aos colaboradores, os quais podem se dedicar a atividades mais intelectuais e estratégicas.

 

A utilização dessa tecnologia começa pelos robôs de rastreamento, que estudam os hábitos dos visitantes do site da empresa e indicam o melhor caminho para suas próximas ações. Com base nas informações levantadas, os robôs detectam o público-alvo e replicam conteúdos que são do interesse desses clientes, gerando fluxo para o seu site e redes sociais.

 

Já no e-commerce, os robôs agem como vendedores autênticos, sendo capazes de oferecer produtos e até mesmo finalizar pedidos.

 

Embora as empresas ainda utilizem uma pequena parcela dos dispositivos de inteligência artificial presentes no mercado e que, por mais modernos que sejam, eles não substituam o trabalho humano, é inegável que tais ferramentas elevaram o nível de rendimento do marketing digital. Atualmente, é quase impossível praticá-lo sem empregar sequer um único desses recursos.

 

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Ricardo Abellan About the author

Head de Estratégia e Resultados da Agência GDM

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