Marketing de performance: o que é e por que não posso ignorar?

Você já ouviu falar em marketing de performance? Sabemos que uma empresa, ao enfrentar algum tipo de crise ou queda de orçamento, toma como primeiro passo diminuir ou cortar as verbas do departamento de marketing. Afinal, isso ocorre pela dificuldade real de mensurar a eficácia dos resultados do setor como um todo, com dados e fatos para comprovar se determinadas ações valem o esforço e investimento para a empresa.

 

Mas, hoje em dia, isso mudou. Com o auxílio de ferramentas como a Big Data, Business Intelligence, entre outras tantas, é possível mensurar, categoricamente, tudo, chegando ao marketing de performance.

 

No texto de hoje, elaboramos um guia para que você entenda melhor o contexto dessa ferramenta de análise tão poderosa para o mercado, além de lhe apresentar formas práticas de aplicá-la na sua empresa. Boa leitura!

 

O que é marketing de performance?

 

Trata-se de uma disciplina do marketing digital inteiramente voltada para a geração de resultados, sendo primordialmente orientada a dados.

 

As estratégias desta disciplina são voltadas para que a empresa obtenha um determinado benefício no final, como mais resultado com vendas, mais leads, maior market share, entre outros. Com estas estratégias de marketing, estabelecemos objetivos definidos que podem ser alcançados por meio de ações específicas. Estas ações, por si só, possuem suas próprias metas e indicadores de desempenho que nos permitirão acompanhar se estão contribuindo, ou não, com o objetivo final.

 

O marketing de performance, normalmente, está associado a mídias digitais – em sua maioria, pagas – que trabalham com métricas de retorno sobre investimento, bem como o desempenho de anúncios e campanhas de marketing, com uma absoluta infinidade de dimensões e métricas.

 

Quais as vantagens do marketing de performance?

 

Ele permite o acompanhamento do budget em tempo real e se mantém alinhado aos objetivos da empresa, por isso se tornou uma estratégia tão utilizada e viável para negócios diversas.

 

Graças a esse nível de mensuração, a maior vantagem do marketing de performance é aumentar a capacidade das empresas de avaliarem estratégias com base em custo-benefício, facilitando sua análise, modificação ou até abandono de uma prática.

 

Uma outra grande vantagem do marketing de performance seria o aumento relevante e satisfatório do número de vendas, uma vez que o resultado de qualquer objetivo será, basicamente, atrair os melhores clientes e melhorar as taxas de conversão da empresa.

 

Vale salientar que, como essa prática é voltada para a maximização de resultados, teremos o ROI — Retorno Sobre Investimento — como um dos indicadores mais importantes para tomadas de decisão.

 

Como implementar o marketing de performance?

 

Se tratando de uma estratégia voltada para resultados reais, o primeiro passo deve ser traçar seu objetivo estratégico, estabelecendo-se quais serão as metas e criando-se métricas mensuráveis. Esses indicadores devem ser claros e objetivos, para que não reste dúvidas na hora de mensurá-los.

 

Em seguida, deve-se definir o formato para medir o orçamento: custo por aquisição de cliente, custo por lead, custo por download, custo por clique, entre outros. Além dessa prática tornar sua estratégia mais eficiente, ela permite o monitoramento do seu budget para que tudo dê certo no final.

 

Crie um método de acompanhamento com base em ferramentas de análise web. Lembramos que o controle manual está sujeito a erros e falhas de precisão, logo não é recomendado.

 

Exemplos de ferramentas de análise web:

 

  • Google Adwords;
  • Instagram Ads;
  • Facebook Ads;
  • programas de afiliados ou marketing de afiliados;
  • SEO – pode-se considerá-lo marketing de performance, apesar de não ser uma mídia de performance propriamente dita.

 

Por fim, com base nas informações deste texto, mensure resultados e realize as alterações necessárias. Lembre-se de não alterar todos os elementos da campanha de uma só vez. Neste caso, métodos de testes A/B são indicados para realizar mudanças saudáveis e seguras em um organização.

 

Gostou do texto? Aproveite, então, para deixar um comentário no post compartilhando seus pensamentos sobre marketing de performance!

Ricardo Abellan About the author

Head de Estratégia e Resultados da Agência GDM

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