Marketing de referência: como usá-lo para aumentar o crescimento da minha empresa?

Destinado a influenciar as decisões dos consumidores, o marketing pode acontecer naturalmente, mesmo que a sua empresa não adote medidas estrategicamente pensadas para impactar o público por meio dele. Parece impossível? Saiba que não é.

 

Quando o cliente tem contato com um produto ou serviço de qualidade, é bem provável que ele fale sobre isso com as outras pessoas. Isso é marketing de referência.

 

O fato é que não basta disponibilizar produtos e serviços de qualidade para que o público faça propaganda espontânea. O marketing de referência vai além, transformando o seu negócio em um verdadeiro influenciador. Faz parte desse processo certificar-se de que todas as pessoas necessárias estão ouvindo falar sobre o seu produto e da importância que ele tem nas vidas delas.

 

Percebeu aí uma oportunidade para fazer a sua empresa crescer? Continue a leitura e descubra como usar o marketing de referência para aumentar os negócios.

 

 

O que é marketing de referência?

O marketing de referência acontece quando sua empresa começa a informar os clientes sobre ela, seus produtos e serviços. Portanto, trata-se de um processo orgânico. Isso significa que a organização passa a ter um novo objetivo estratégico: garantir que as pessoas saibam quem ela é e quais são as soluções para suas necessidades.

 

Mais do que isso, é importante se certificar de que os consumidores estejam falando sobre os produtos e serviços que adquiriram. Para tal, é necessária a definição de um plano de ação que envolve incentivo e monitoramento. Cabe à empresa incentivar o público a falar e, ao mesmo tempo, monitorar o que é dito.

 

O conceito parece simples, mas a prática envolve cuidado para que a ação não se desvirtue do objetivo. Assim, o desafio do marketing de referência é garantir que o incentivo da empresa ao público — que se dá por meio de interações — seja oportuno, útil e, sobretudo, relevante. Não é segredo que os consumidores confiam mais na opinião dos amigos do que das próprias marcas, não é verdade?

 

Por esse motivo, sua marca deve se preparar para ser a melhor amiga dos clientes. Essa estratégia de marketing será utilizada para aumentar a participação da empresa no mercado e diminuir o custo de aquisição de clientes, recorrendo à palavra de confiança dos atuais e antigos consumidores.

 

 

Qual é a importância dele para os negócios?

Quando um potencial cliente está em dúvida sobre qual produto comprar, ele provavelmente buscará informações na internet. A busca pode começar por blogs especializados, passar por canais no YouTube e terminar nas redes sociais — em um post que pede abertamente as opiniões dos amigos.

 

Essa mesma pessoa pode ocupar a outra ponta do processo. Depois que ela adquiriu o produto, volta ao lugar em que recebeu as indicações e explicita como está sendo a experiência com ele. No meio dessa jornada, outras pessoas podem ter dúvidas e aproveitar o momento para saná-las — tomando a decisão sobre qual item comprar.

 

Nesse contexto, a influência no meio digital é muito forte. Isso torna o marketing de referência muito poderoso, por três motivos:

 

1. Segmentação

As pessoas comentam com os seus respectivos círculos sociais somente os assuntos que são de interesse deles. A informação sobre um produto ou serviço, quando é repassada, chega a outra pessoa que já tem um certo interesse.

 

2. Confiança

Em vez de aspectos como o preço ou o frete pautarem a decisão, o consumidor decidirá com base na confiança que ele sente pela fonte de informação. Se há uma identificação entre emissor e receptor, a confiança é estimulada.

 

3. Alcance

Basta um post nas redes sociais para que o público desejado seja impactado por uma informação. A era digital trouxe essa facilidade e, quando ela parte do cliente, se torna ainda mais poderosa.

 

Com isso em mente, faça com que o cliente se apaixone por sua marca, produto ou serviço, entregando qualidade e estimulando a relação entre vocês. Crie vínculos afetivos por meio de campanhas que podem ser simples, mas devem ser bem pensadas. Assim, até clientes insatisfeitos podem virar fãs da sua empresa pelo marketing de referência.

 

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Felipe Zorzi Sobre o autor

Ex-JWT e Almap BBDO, liderou projetos globais para Visa e J&J, e também Editora Abril, onde atuou na área de marketing da revista Veja.

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