Não perca tempo: use esses 6 tipos de campanha no Google Ads

Existem diversos tipos de campanha no Google AdWords e, para fazer a escolha certa, é preciso definir bem os seus objetivos ao investir na plataforma. Dependendo de sua meta e conhecimento da plataforma, você pode adequar os canais para exibição, recursos e formatos de seus anúncios.

 

Acompanhe este artigo e saiba mais sobre como cada tipo de campanha se relaciona a diferentes objetivos ou nível de conhecimento do sistema.

 

1. Rede de pesquisa com exibição em display

 

Essa é a opção ideal para quem quer exibir seus anúncios em texto quando um usuário digita determinada palavra-chave no Google, ou seus banners (ainda que textos) em blogs e sites parceiros. Esse tipo de campanha pode facilitar a utilização do AdWords por pessoas que não tenham experiência, já que exige menos configurações e segmentações para anunciar em ambas as redes.

 

2. Apenas rede de pesquisa

Essa é a escolha ideal para empresas que desejam que seus anúncios sejam exibidos apenas quando um usuário digitar palavras-chave no Google. Esse é um ótimo tipo de campanha para quem quer gerar leads ou atrair clientes para um estabelecimento, por exemplo. Isso porque o buscador, muitas vezes, é utilizado por pessoas que têm a intenção de realizar uma compra.

 

Além de escolher as palavras-chave para as quais deseja veicular seus anúncios, você pode segmentar por localização geográfica e dispositivo (iPhone ou Android, por exemplo).

 

3. Apenas rede de display

Se você deseja exibir anúncios gráficos, como banners ou mesmo texto em formato de imagens, esse é o tipo de campanha ideal, pois inclui seus anúncios em sites pertencentes ao próprio Google (como o YouTube e Gmail) e em parceiros, como blogs sobre o assunto.

 

Esse tipo de campanha é perfeito para remarketing, quando os anúncios são exibidos apenas para pessoas que já tiveram um contato anterior com a sua marca. É o que acontece quando você visita a página de um produto em um e-commerce e, a partir daí, começa a receber vários anúncios em suas mídias sociais.

 

4. Google Shopping

Semelhante ao Buscapé e Zoom, o Google tem o seu próprio comparador de preços. Você pode anunciar produtos próximo a seus concorrentes anunciantes. Para isso, é preciso criar uma conta no Google Merchant Center, adicionar suas ofertas e sincronizar com o AdWords.

 

O Google shopping proporciona uma experiência de compra interessante ao consumidor, permitindo que o mesmo filtre produtos por preço, marca e empresa no próprio buscador. É uma ótima opção se você pratica valores realmente competitivos e se gerar vendas em um e-commerce é o objetivo principal dos seus anúncios.

 

5. Vídeos

Este tipo de campanha te permite veicular anúncios em formato de vídeo no Youtube, sites da rede de display ou aplicativos. É o que acontece quando você precisa assistir a um anúncio antes, durante ou depois de um vídeo ou jogo, por exemplo.

 

Esse tipo de campanha pode exibir anúncios em formato In-Stream (com duração de até 30 segundos, que podem ser pulados após os cinco iniciais), TrueView (sugestão de vídeo ou nos resultados de uma pesquisa no YouTube) ou como um banner gráfico sobrepondo conteúdos de terceiros.

 

Se o seu objetivo for aumentar o reconhecimento e valor da marca da sua empresa no mercado, apresentar o uso de produtos ou com fins de remarketing, essa é uma ótima opção.

 

6. Aplicativos

A sua empresa tem um aplicativo? Então é possível criar campanhas para encaminhar o usuário para a página de download. Seus anúncios serão inseridos na rede de display (incluindo o YouTube), de pesquisa e no Google Play Store.

 

As campanhas universais para Apps usam os detalhes do aplicativo para criar vários anúncios em diversos formatos e redes. A única coisa que você precisa fazer é fornecer um texto, estabelecer um lance inicial, um orçamento e informar os idiomas e locais para a segmentação desejada. O Google testa algumas combinações e faz otimizações automáticas, a fim de encontrar usuários com maiores chances de conversão e engajamento.

 

Agora que você entende as possibilidades e os tipos de campanha no Google AdWords, crie anúncios de acordo com seus objetivos e gere melhores resultados para a sua empresa.

 

Aproveite para saber mais sobre links patrocinados neste artigo sobre o Google Ads e Facebook Ads.

 

Ricardo Abellan About the author

Head de Estratégia e Resultados da Agência GDM

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