O que são podcasts? Saiba como criar e suas principais vantagens

O conteúdo na internet está sempre se modernizando. Passamos da época em que os materiais se resumiam a conteúdos nos blogs, apenas. Não que eles tenham perdido espaço, mas a tecnologia trouxe um outro modo de falar com a sua audiência: os podcasts.

 

Se você ainda não sabe o que são podcasts e quer aprender como usá-los como nova ferramenta para marketing de conteúdo, então venha com a gente!

 

O que são podcasts?

 

É como se você tivesse uma rádio própria. Cada podcast é um áudio com conteúdo para quem quiser baixar, ouvir e compartilhar. Seria a mesma coisa se eu gravasse este texto que você está lendo agora e divulgasse o conteúdo via áudio.

 

Note que isso faz o conteúdo muito mais versátil. O ouvinte pode ter acesso enquanto dirige, viaja, faz compras ou em qualquer momento. Essa é uma nova estratégia do marketing digital — mais moderna, que chega mais perto e tem conteúdo mais personalizado para o ouvinte.

 

As plataformas atuais têm permitido baixar os arquivos. Logo, nem é preciso que o ouvinte tenha conexão de internet de qualidade para ouvir bem o áudio até o final, sendo necessária apenas para fazer o download.

 

É uma excelente opção para modernizar, diversificar e ampliar sua audiência de conteúdo! Por esse motivo, eles se tornaram os queridinhos dos que aproveitam qualquer oportunidade para agregar mais conhecimento!

 

Veja a seguir como criar um bom podcast e fidelizar ainda mais a sua audiência!

 

Como criar um bom podcast?

 

Para ter um bom conteúdo, é necessário seguir premissas semelhantes às da produção textual:

 

  • identificar bem o público/persona;
  • conhecer a concorrência (ser estratégico);
  • definir um tema e um formato (informativo, debate, storytelling?);
  • conteúdo útil (conte com o auxílio de uma checklist para fazer essa avaliação);
  • convidados (quer convidar mais alguém para participar?);
  • ilustração (crie cenários com a voz);
  • personalidade: diferencie os seus posts pela sua forma de falar e ilustrar;
  • frequência: respeite a periodicidade;
  • CTA: direcione o ouvinte para uma página ou uma ação. Gere leads!
  • página: capriche na Landing Page ou na página que vai receber o ouvinte;
  • roteiro: depois de todo esse planejamento, crie o roteiro. Assim, você não se perde no assunto.

Como disponibilizar o podcast?

 

Além de todo o planejamento, é importante saber como disponibilizar esse conteúdo para a sua audiência!

 

Para começar, grave. É necessário estar em um ambiente silencioso e ter os equipamentos básicos:

 

  • computador;
  • microfone profissional que não dê interferências;
  • a  capa do microfone vai ajudar a abafar possíveis ruídos do ambiente;
  • software gravador/editor de áudio;
  • a sonoplastia deve ser levada em consideração. Caso haja algum som ambiente que faça parte do roteiro, prepare o local;
  • trilha sonora: separe juntamente com o seu roteiro.

 

Outras necessidades vão variar de acordo com o formato que escolheu. Se tiver convidados, o ideal é um ambiente preparado, onde cada um tenha um microfone, além do acesso ao roteiro por todos, para não haver interrupções durante a gravação.

 

Depois de gravar, use uma ferramenta para editar o áudio e divulgue. Pode ser feito no seu próprio site/blog (o ideal para ter todos os seus conteúdos em um endereço único) ou plataformas como SoundCloud, RSS Feed ou Feedity.

 

Gostou de saber o que são podcasts? Agora você está mais preparado ainda para aprender muito mais sobre como alavancar os resultados do marketing digital na sua empresa! É só assinar a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos em primeira mão!

 

Felipe Zorzi About the author

Parcerias e Gerenciamento de Projetos

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