Por que você precisa de uma agência com foco em data driven marketing?

Você sabia que a quantidade de dados no mundo está dobrando a cada dois anos? Isso significa que os processos para análise e gerenciamento das informações precisa estar em atualização contínua.

 

Atualmente, pode-se coletar inúmeras informações sobre os clientes, mas é preciso saber analisar e utilizar todos esses dados de forma eficiente para alcançar melhores resultados.

 

Diante desse cenário, o data driven marketing é uma ferramenta essencial para tornar as ações de marketing cada vez mais assertivas e gerar um grande diferencial competitivo em relação aos concorrentes.

 

Neste post você entenderá melhor o que é o data driven marketing, quais as vantagens de utilizar esse tipo de estratégia e os principais benefícios de fazer parceria com agências especializadas no assunto. Confira!

 

 

O que é data driven marketing

Apesar de as empresas acumularem dados brutos que são coletados automaticamente por vários canais de contato com os clientes, como cliques em sites, chats, call centers, etc, essas informações não são devidamente aproveitadas para otimizar o relacionamento com os clientes.

 

Portanto, o data driven marketing — ou marketing orientado a dados, em português — surgiu devido à necessidade de as empresas tomarem decisões a partir da grande quantidade de informações que a sociedade contemporânea está criando, especialmente nesses últimos anos.

 

Como o nome já indica, essa estratégia de marketing consiste em utilizar dados para obter mais engajamento dos consumidores e aumentar o faturamento em vendas.

 

 

Principais vantagens do data driven marketing

Uma das principais vantagens do data driven marketing é possibilitar o cálculo mais preciso do Return on Investiment (ROI). Essa métrica mensura a lucratividade alcançada pela empresa após a realização de determinada ação ou investimento.

 

Outra vantagem consiste na maior capacidade de predição para a tomada de decisões. Por meio da análise de dados é possível melhorar o planejamento estratégico da empresa, antecipando soluções para os problemas identificados.

 

Em tempos de crise econômica, muitas empresas estão utilizando o data driven marketing para alcançar maior assertividade nas campanhas e mensurar investimentos com maior precisão.

 

 

Benefícios de trabalhar com agência data driven

Fazer parceria com uma agência de marketing orientado a dados é uma maneira eficaz para lidar com o grande fluxo de informações dentro da empresa, melhorando os processos de captação e análise dos dados.

 

Outro benefício consiste na integração de todas as ações de marketing da empresa, o que possibilita alcançar resultados melhores e mensurá-los.

 

Esse tipo de parceria contribui também para diminuir os atritos existentes entre os departamentos de marketing e venda, possibilitando a realização de projetos com maior excelência e organização.

 

Dessa forma, o data driven marketing é uma estratégia que tem como finalidade viabilizar a implementação de campanhas mais alinhadas com o perfil do público-alvo, assegurando que sejam tomadas decisões mais inteligentes.

 

As agências especializadas em data driven marketing, portanto, podem auxiliar na integração das ações de marketing, gerando resultados mensuráveis e demonstrando a importância cada vez maior do marketing digital no mundo atual.

 

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Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

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