Smarketing: 4 ferramentas para integrar marketing e vendas

Se analisarmos de forma minuciosa, existem muitas semelhanças entre as funções de um profissional de marketing e um profissional de vendas dentro de uma empresa. Por exemplo, ambos precisam desenvolver estratégias para atrair e conquistar consumidores.

As duas profissões têm a responsabilidade de gerir o relacionamento entre a marca e o cliente, e ambas têm grande influência sobre os resultados e o desempenho de vendas em determinados períodos.

Unir os dois departamentos dentro de um único empreendimento pode ser uma estratégia altamente eficaz para tornar a empresa mais competitiva diante da concorrência. Por isso, neste artigo separamos algumas ferramentas para integrar marketing e vendas.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

 

1. Benchmarking

O mais adequado seria definirmos o benchmarking como uma estratégia para integrar marketing e vendas do que uma ferramenta de fato.

Ele consiste, basicamente, em observar as estratégias, os resultados e os procedimentos dos concorrentes em determinado mercado.

Ao analisar a gestão e o comportamento de outros empreendimentos que estejam atuando no mesmo segmento comercial que a sua empresa, é possível tirar grandes aprendizados tanto com os acertos quanto com os erros por eles cometidos.

Dessa forma é possível reduzir custos poupando investimentos e melhorando os processos operacionais da empresa como um todo.

Vale ressaltar ainda que o princípio de benchmarking é a inovação e não a cópia de ações realizadas pelos concorrentes. Portanto, seu conceito deve ser aplicado a diversos setores na empresa.,

 

 

2. Análise SWOT

Desenvolvida pelo profissional de marketing ou de vendas, a análise SWOT é uma espécie de diagnóstico sobre os pontos fortes e os pontos fracos da empresa.

Ou seja, é uma análise sobre seus diferenciais de mercado, potenciais sobre a concorrência, atrativos para os consumidores, fraquezas, dores, problemas e deficiências que possam colocar a operação em risco.

Por meio da análise SWOT é possível estabelecer uma perspectiva realista e focada em melhorias, na otimização e na manutenção dos processos que estão funcionando, além da redução de riscos e da identificação de oportunidades.

Com todas essas informações pertinentes ao desenvolvimento da empresa torna-se muito mais fácil integrar marketing e vendas.

 

 

3. CRM

Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é uma ferramenta muito utilizada tanto por profissionais de marketing quanto por profissionais de vendas, já que seu foco é a otimização do relacionamento com o cliente.

Consiste em buscar meios inteligentes e eficientes para encantar o consumidor por meio do gerenciamento das relações entre a empresa e os seus clientes atuais e futuros.

A estratégia movimenta variadas tecnologias para integrar marketing e vendas em ações que envolvem desde o atendimento até o momento da concretização da venda em si.

É importante lembrar que existem softwares desenvolvidos com o intuito de fazer a captação de dados e interações do público e dos clientes para melhorar as estratégias de CRM e facilitar o trabalho do profissional de marketing ou de vendas.

 

 

4. Pesquisas de marketing

As pesquisas de marketing são um dos meios mais tradicionais de levantar informações relevantes para empresa, seja para melhorar suas estratégias de vendas, aprimorar a qualidade dos seus produtos ou para adequar suas campanhas de marketing ao público.

Basicamente as pesquisas de marketing visam:

  • coletar dados sobre o público-alvo;
  • analisar as informações obtidas;
  • otimizar a comunicação da marca com o público;
  • alinhar os valores da empresa com as tendências comportamentais atuais;
  • projetar a perspectiva do consumidor sobre determinado produto ou mercado específico, entre outros aspectos.

Neste artigo você conferiu 4 ferramentas úteis e relevantes para integrar marketing e vendas na sua empresa e otimizar suas estratégias, campanhas e ações para promover seus produtos e serviços — além de atrair novos consumidores, fidelizar clientes antigos, alinhar os valores da marca com as tendências de consumo atuais e manter seu negócio competitivo diante da concorrência.

O que achou das nossas dicas? Gostaria de indicar alguma ferramenta para integrar marketing e vendas que não foi citada no artigo? Deixe um comentário!

Felipe Zorzi Sobre o autor

Ex-JWT e Almap BBDO, liderou projetos globais para Visa e J&J, e também Editora Abril, onde atuou na área de marketing da revista Veja.

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