Tutorial: saiba como qualificar leads em 4 passos

Provavelmente, se você tem trabalhado com marketing digital na sua empresa, sabe a importância que os leads têm para o sucesso da empreitada. Além de ter quer gerar, é preciso qualificar leads, já que as vendas dependem disso para serem um sucesso.

Pensando nisso, no artigo de hoje você aprenderá um pouco mais sobre a importância dos leads para uma estratégia digital e ainda conhecerá um passo a passo imperdível para fazer essa qualificação. Confira!

 

 

Conceito de lead

Basicamente, o lead é aquele tipo de pessoa que mantém algum contato com a sua empresa, mesmo que ainda não tenha adquirido um produto ou serviço dela. Ou seja, podem ser os leitores do seu blog ou seguidores nas redes sociais.

Apesar de ainda não serem clientes, eles são mais do que simples visitantes e têm papel importante para a empresa. Isso porque foram atraídos depois de ela ter oferecido respostas para os problemas enfrentados, por meio de materiais qualificados.

 

 

Importância do lead

Qualificar leads é muito importante, pois aumenta consideravelmente o interesse de compra desses consumidores. Aliás, vale lembrar que é preciso estruturar bem a sua estratégia para fazer com que esse lead chegue até o fundo do funil.

O funil de vendas diz respeito às etapas da jornada de compra, estruturando o passo a passo para a aquisição de clientes. Geralmente, ele é constituído por três etapas: aprendizado, reconhecimento do problema e consideração da solução. Assim, a empresa precisa se adequar para produzir conteúdo para cada fase.

 

 

4 maneiras de qualificar leads

1. Elabore um perfil de cliente ideal

Saber qual tipo de público consome os seus produtos ou serviços é fundamental. A criação da persona é uma das primeiras coisas que uma empresa que investe em estratégia digital deve fazer.

Conhecer características, situação de vida atual, profissão, hábitos de consumo na web são alguns dos dados que podem ser colhidos. Eles são imprescindíveis para criar conteúdos, por exemplo, para o blog ou colocar em prática ações nas redes sociais.

Levar em consideração como esses consumidores se sentem em relação aos produtos oferecidos no mercado é essencial. Além disso, identifique os pontos em que o seu produto se diferencia dos demais para obter o sucesso da empreitada.

 

2. Crie conteúdo para cada etapa do funil

Os potenciais compradores precisam de materiais de qualidade para que evoluam no funil de vendas. A maioria costuma chegar no topo ou meio do funil. Logo, precisam ser qualificados até que atinjam o fundo do funil e tenham propensão à compra.

Para isso é fundamental que a empresa realize uma pesquisa sobre o engajamento e os tipos de materiais que estão sendo consumidos. Assim, é possível elaborar um plano de ação que seja mais assertivo e ajude a equipe de vendas a abordar esses consumidores de forma efetiva.

 

3. Priorize os leads

Analisar os leads que possuem real intenção de compra e estão preparados para isso é fundamental. Essa observação pode ser feita por meio dos materiais consumidos. Então, priorizar aqueles leads que estão mais maduros e podem dar um retorno mais rápido pode ser a solução.

Com essa finalidade, foque os seus materiais nesse tipo de consumidor — faça a nutrição adequadamente deles para poder entregá-los para o time de vendas. Não esqueça que a equipe deve estar preparada para lidar com objeções e ter uma abordagem mais esclarecedora.

 

4. Torne-se um especialista

Mais do que criar conteúdos e conversar com as pessoas certas, é preciso que você identifique os problemas dos consumidores e como o seu produto pode ajudá-los. Sendo assim, se o seu desejo é diferencial, torne-se um especialista, uma autoridade no assunto.

Ou seja, conheça o mercado, ouça o que as pessoas têm a dizer, saiba qual o momento de abordar os leads para qualificá-los. Você verá que o processo de qualificação, além de ser mais eficaz, será mais bem estruturado e o ajudará a obter melhores insights para o futuro do seu negócio.

Qualificar leads é a alma de uma boa estratégia de marketing digital. Por isso, siga as dicas que apresentamos aqui para obter um retorno melhor das suas ações.

 

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Ricardo Abellan Sobre o autor

Ex-JWT, Almap BBDO e TV1.com atuou em projetos digitais para clientes como Unilever, Nestlé e Volkswagen, passou também pela DuPont, onde liderou a área de marketing digital da América Latina.

Comentários
  • Ola! Estamos precisando realizar um trabalho como este na minha empresa. Somos uma idústria do segmento de autopeças e estamos muito precisando turbinar nossa atuação na Internet. Você já tem algum cliente do segmento?

    maio 26, 2017 at 2:40 pm
  • SABRINA RODRIGUES CARBONE
    Responder

    Ola! Estamos precisando realizar um trabalho como este na minha empresa. Somos uma indústria do segmento de autopeças e estamos muito precisando turbinar nossa atuação na Internet. Você já tem algum cliente do segmento?

    maio 26, 2017 at 2:40 pm

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