Marketing de Conteúdo de 2018 para 2020: superpersonalização do conteúdo

Marketing de Conteúdo de 2018 para 2020: superpersonalização do conteúdo

A velocidade com que a tecnologia impacta as mudanças na área de marketing é espantosa. Nesse contexto dinâmico, o Marketing de Conteúdo mostrou ser uma das novidades que veio para ficar! Mesmo assim, podemos esperar muitas mudanças na forma como ele é feito.

Mas antes de falarmos sobre isso, vamos relembrar o conceito dessa estratégia. O Marketing de Conteúdo engloba o desenvolvimento de conteúdo relevante, com foco em melhorar a percepção de uma marca e, assim, captar novos clientes e engajar-se com o público-alvo.

Para os próximos anos, já podemos contar com uma personalização muito maior nesse tipo de marketing, ou seja, conteúdos cada vez mais individualizados e exclusivos para cada nicho.

Veja mais detalhes a seguir:

Marketing de Conteúdo como estratégia

Com o avanço da tecnologia e, consequentemente, com os novos hábitos dos usuários, surgiu uma nova oportunidade no marketing: a possibilidade de oferecer o produto certo para a pessoa certa. Foi aí que o Marketing de Conteúdo conseguiu seu espaço nas estratégias empresariais.

Sabendo que hoje, por meio do sistema de buscas na internet, o usuário consegue encontrar o que procura — um produto, um serviço, uma resposta para uma dúvida —, as empresas começaram a investir em produção de conteúdo de qualidade para atrair mais clientes e se posicionar como referência em determinado produto ou serviço.

Aumento significativo de blogs corporativos

marketing digital vem utilizando cada vez mais conteúdo relevante, como forma de atrair público qualificado, ou seja, interessado em seu produto. Por isso, há uma tendência de crescimento de blogs corporativos, que ofereçam conteúdo de qualidade ao público que tiver interesse em determinado tema, e que posteriormente poderá tornar-se um cliente.

É importante ressaltar que os blogs corporativos não têm a intenção de fazer propaganda direta, mas sim, entregar informações preciosas e desejadas por seu público. Assim, antes de iniciar esta etapa, faça pesquisas sobre o perfil dos seus clientes e seus interesses. Com base nisso, será desenvolvida toda estratégia de conteúdo.

Personalização do conteúdo em vídeos

Com o aumento do fluxo de informações às quais as pessoas são expostas diariamente, ocorre uma diminuição do tempo disponível para cada uma delas. Por isso, os vídeos estão fazendo cada vez mais sucesso. Mas não é qualquer mensagem em formato de vídeo que garante a atenção e interesse do usuário.

É preciso entender as necessidades e desejos de seu público, para assim produzir conteúdo autêntico, personalizado e inovador. Se sua empresa já desenvolve algum tipo de conteúdo, a dica é transformá-los em vídeos, adaptando a mensagem e desenvolvendo roteiros atrativos.

Nesse sentido, é necessário estar atento às tendências e mudanças que ocorrerão nos próximos anos e adaptar suas estratégias a elas, sob pena de ficar ultrapassado perante seus concorrentes, perdendo clientes e espaço no mercado.

Afinal, em um mercado extremamente dinâmico e competitivo, o que foi usado ontem pode já estar antiquado hoje. Por isso, investir em Marketing de Conteúdo, personalizado e qualificado é cada vez mais importante para alcançar resultados mensuráveis e satisfatórios.

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Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM