Inteligência de marketing: 4 dicas para utilizá-la de forma eficaz

Inteligência de marketing: 4 dicas para utilizá-la de forma eficaz

Atualmente, alavancar as vendas e se tornar uma marca de referência no mercado é praticamente impossível sem fazer um bom uso da inteligência de marketing.

Para colocar em prática os princípios dessa estratégia você e sua equipe vão precisar montar um processo onde deverão coletar, organizar, compartilhar e monitorar as informações de seus clientes.

Mas, como fazer isso de forma eficaz? Continue lendo o nosso post para ver as 4 dicas que separamos! Você não vai se arrepender!

1. Tenha um banco de dados completo

A inteligência de marketing depende de coletar dados, armazená-los e utilizá-los de forma estratégica. Para isso é necessário criar um banco de dados que seja completo e de fácil entendimento.

As informações deverão ser bem organizadas e o sistema deve contar com filtros que ajudem as pessoas a encontrar exatamente o que estão procurando. Alguns dados que deverão conter nele são:

  • informações internas, como linhas de produtos, relatórios que podem auxiliar a resolução de problemas, campanhas de marketing e vendas;
  • informações sobre os concorrentes, como preços, produtos, promoções e publicidade;
  • informações sobre as preferências dos seus clientes e do seu público-alvo constantemente atualizadas.

2. Prepare a equipe para analisar dados

Coletar os dados é apenas uma parte de todo o processo. Além disso, é necessário ter uma equipe preparada para analisar os que já existem. Por isso, ofereça treinamentos internos que ensinem o seu time a trabalhar com as ferramentas e informações que já possuem.

Nesses momentos o seu pessoal pode aprender a usar o sistema de forma eficiente, de modo que consigam achar as informações coletadas e saibam como agir diante de cada caso.

3. Use e interprete corretamente os dados de analytics e de sistemas de informação

Vale a pena lembrar que os dados de analytics e de sistemas de informação precisam ser interpretados corretamente. Apenas ter os dados não garante que as ações corporativas sejam as melhores.

Por isso, você deve sempre analisar os dados que coletou e montar planejamentos detalhados com base nas tendências do mercado.

Desse modo, a empresa estará caminhando para o sucesso e terá excelentes dados para dar suporte às decisões que precisam ser tomadas.

4. Conte com a ajuda de agências especializadas

Como vimos, fazer bom uso da inteligência de marketing não é algo tão simples. Exige de você e da sua equipe um excelente preparo. Por isso, pode ser de grande ajuda contar com agências especializas.

Você poderá tirar todas as suas dúvidas e ainda ficar despreocupado com boa parte do processo. Afinal, estará lidando com profissionais experientes no mercado e que têm a expertise necessária para elaborar estratégias de marketing realmente eficazes.

Para o seu negócio ser bem-sucedido você deve colocar em prática as dicas que apresentamos. Assim, você e a sua equipe poderão se orgulhar de fazer bom uso da inteligência de marketing à medida que tornam a marca da sua empresa uma referência para os seus clientes.

Gostou de conhecer essas 4 dicas para utilizar a inteligência de marketing de forma eficiente? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM