Quer que sua marca se destaque nas mídias? Saiba como alavancar seu negócio utilizando a melhor estratégia
Ferramentas indispensáveis na divulgação de produtos, serviços e marcas, as mídias online e offline são meios efetivos de se atingir o público-alvo de qualquer negócio. Investir em estratégias de mídia é uma maneira de criar oportunidades, alcançar novos mercados e aumentar sua base de consumidores. Por isso, a escolha do tipo de mídia e/ou veículo de comunicação adequado para fazer os anúncios de sua empresa é fundamental para o sucesso de uma campanha de marketing.
Com um bom planejamento e muita criatividade, os diferentes tipos de mídia podem ser o melhor caminho para chamar a atenção do público e aumentar sua taxa de conversão. Além de campanhas, promoções e ações de marketing pensadas para ampliar o envolvimento dos clientes, as mídias também podem ser usadas para melhorar seu relacionamento com o público e aumentar a visibilidade do seu produto ou serviço, alavancando as vendas e tornando sua marca cada vez mais conhecida no mercado onde está inserida.
É muito importante ter em mente que não há uma mídia ou um veículo de comunicação “errado” quando pensamos em estratégia. Todas as mídias podem contribuir significativamente com o aumento de leads, prospects, acessos ao site e, é claro, vendas, algo que a maioria das empresas tem como objetivo. Só que, para fazer as escolhas compatíveis com os seus objetivos e com o seu negócio, você precisa entender os diferentes tipos de mídia, seja online ou offline. As mais utilizadas são a mídia paga, a mídia própria e a mídia conquistada, mais conhecida como – e tão almejada – mídia espontânea. É exatamente para te ajudar a compreender as diferenças entre elas que este texto foi escrito. Vamos lá?
Mídia paga
Como diz o nome, a mídia paga é aquela em que o espaço é comprado para que uma marca possa fazer seus anúncios. Aqui estão incluídas absolutamente todas as formas de promoção em que você paga para veicular o conteúdo em um ambiente (real ou virtual) e atingir seu público-alvo. As mídias pagas podem ser online ou offline e existem diversas opções nos dois casos.
No universo digital, você pode divulgar sua marca em links patrocinados, anúncios em redes sociais, banners em sites diversos e em vários outros formatos e canais para gerar tráfego rapidamente e aumentar sua visibilidade. Inclusive, de acordo com uma pesquisa da PwC, a publicidade digital no Brasil deve se igualar à tradicional até 2023.
No caso da mídia offline, os anúncios podem ser feitos em displays luminosos em pontos de ônibus ou em relógios de rua, em comerciais de rádio e televisão, em revistas e jornais ou até mesmo nos tradicionais outdoors. O importante mesmo é ter uma boa estratégia e saber exatamente onde encontrar e como impactar sua audiência usando as mídias ideais para conquistar um ROI (retorno sobre o investimento) significativo.
Mídia própria (ou proprietária)
Mídias próprias ou proprietárias são os canais de comunicação que são propriedade da empresa. Seu site, suas redes sociais, aplicativos, revistas e jornais próprios, uniformes, crachás, assinaturas de e-mail, entre outros exemplos, são mídias próprias.
Esse tipo de mídia pode ser usado com a frequência e da maneira que você bem entender, afinal sua empresa é a proprietária. Ainda assim, é muito importante que seja feito um bom planejamento, criado em consonância com uma boa estratégia de mídias. Só assim será possível obter os melhores resultados e explorar de maneira eficaz todo o potencial das mídias próprias.
Mídia espontânea (ou conquistada)
Por fim, a tão sonhada mídia espontânea! Almejado pela grande maioria das marcas, esse tipo de mídia, também conhecido como mídia conquistada, nada mais é do que o famoso marketing “boca a boca” – ou “smartphone a smartphone” nos dias de hoje. Todas as informações e opiniões positivas compartilhadas de forma espontânea sobre os produtos ou serviços se encaixam nessa categoria. Nesse caso, a mídia acaba sendo o próprio consumidor, que se torna o veículo de comunicação ao divulgar sua marca por vontade própria quando realmente fica satisfeito com o produto, serviço ou atendimento.
Vale lembrar que influenciadores digitais pagos para divulgar uma marca não representam um tipo de mídia espontânea e é muito importante que a diferença entre uma coisa e outra fique bem clara para o seu público para que os consumidores não se sintam enganados. Não há nada de errado em usar estratégias que incluam reviews e resenhas feitas por youtubers e influenciadores, mas essas ações devem ser tratadas como ações publicitárias e são mídias pagas.
Para conquistar a desejada mídia espontânea, a melhor estratégia é ficar atento às demandas dos clientes, oferecer produtos e serviços de qualidade com um custo-benefício vantajoso e investir num bom atendimento e em formas de manter um relacionamento saudável com os seus clientes. Dessa maneira, as chances de que a mídia espontânea atue em favor da marca aumenta bastante!
Na GDM, já ajudamos a desenvolver estratégias de mídia para marcas como Ambev, Arla Foods, CNA Idiomas, Editora Moderna, Manager e Panamericana Escola de Arte e Design. Nossos profissionais estão prontos para te ajudar a fazer as melhores escolhas quando o assunto é estratégia de mídia. Juntos podemos entender melhor o seu público e, combinando dados e criatividade, criar o planejamento mais adequado para que sua marca conquiste destaque em todos os tipos de mídia!