Diferentes tipos de persona: como criar a sua!
Apenas quando você de fato entende os desejos e necessidades do consumidor, torna-se possível definir que de maneira assertiva qual o tipo de mensagem você precisa passar para alavancar o seu negócio. Só assim é possível guiar o consumidor em sua jornada de compra e obter os melhores resultados! Por isso, definir sua persona é uma ferramenta importantíssima para alcançar suas metas, melhorar as ações de marketing e, consequentemente, as suas vendas.
Definição de persona
Primeiramente, é bom lembrarmos e reforçarmos o que exatamente é uma persona e com quais os objetivos ela é criada. De maneira geral, a persona é uma representação fictícia do consumidor ideal para o seu produto ou serviço. É uma espécie de personagem semi fictício, baseado em dados reais sobre o seu público, criado para ajudar a sua empresa a investir tempo e dinheiro com a audiência correta e assim, impulsionar os melhores resultados.
Diferente do conceito de público-alvo, que abrange inúmeras características demográficas e sociais generalizadas referentes a grupos de pessoas, a persona é uma ferramenta um pouco mais específica: ela é construída a partir das informações generalizadas sobre o seu público-alvo, porém, de maneira muito mais detalhada e direcionada.
Além dos dados demográficos com os quais estamos acostumados a lidar quando pensamos em público-alvo, a persona abrange detalhes mais ricos e aprofundados, tais quais profissão, resumo de rotina, estilo de vida, hábitos de consumo, hobbies, redes sociais favoritas, valores, expectativas, dúvidas e ambições, entre outros. A ideia é, de fato, criar um personagem completo para gerar empatia e conectar a equipe de marketing com o cliente ideal.
O objetivo é entender melhor quem são os compradores e o que eles realmente necessitam para criar estratégias de marketing mais eficientes.
Como dentro da sua audiência existem inúmeros diferentes perfis de compradores, a criação da persona te ajuda a entender os diferentes segmentos do seu público-alvo, tornando possível pensar em ações muito mais específicas e direcionadas. Essa segmentação é importante para a criação de estratégias mais focadas e produtivas, que se tornam consequentemente mais eficazes.
Quais são os tipos de persona?
Da mesma maneira que o seu público-alvo abrange inúmeros perfis de consumidores dentro de um grupo demográfico, a persona também pode ter variáveis diferentes que são usadas como base para a criação de estratégias alinhadas aos seus diferentes objetivos. Compreender as diferenças entre os tipos de persona é importante para a criação de campanhas mais focadas, segmentadas, assertivas e definidas.
Buyer Persona
Persona do comprador, em tradução livre. Como o nome sugere, é a representação do consumidor. Aqui, é preciso compreender preferências e comportamentos do público no ato da compra, saber o que exatamente o seu público gosta e procura na sua empresa. Ela representa, de fato, o perfil demográfico e sócio-comportamental ideal de cada comprador, com todas as características de um cliente real.
Audience persona
A persona da audiência, em tradução livre, é um pouco diferente. A ideia aqui é representar o público que consome não os seus serviços e produtos, mas sim, os conteúdos que o seu negócio cria para as mais diversas plataformas. A partir da criação desse tipo de persona, fica mais fácil aumentar a visibilidade de sua marca, atrair mais visitantes para seu site e seguidores para as redes sociais. O objetivo é fortalecer sua presença digital e, consequentemente, a sua marca e o seu negócio.
Brand Persona
Qualquer um que conheça um pouco sobre estratégias de marketing está cansado de saber que toda marca precisa de uma cara, uma personalidade e de um tom de voz para conseguir criar uma conexão genuína com o público e se estabelecer no mercado. É exatamente esse o objetivo da brand persona (persona de marca, em tradução livre). Nesse caso, a persona não representa um cliente em potencial, mas sim, a personalidade e a maneira de se comunicar da sua marca. Aqui as perguntas a serem respondidas são:
- “Se minha empresa fosse uma pessoa, quais seriam suas características?”
- “De que maneira eu quero que as pessoas enxerguem o meu negócio?”
- “Como eu quero me comunicar com o meu público?”
A criação de uma brand persona ajuda a melhorar a imagem da empresa e a criar uma linguagem que faça com que seu público se identifique com a mensagem.
Proto persona
Por fim, outro tipo comum de persona é a proto persona (persona protótipo), criada a partir das impressões e opiniões da equipe sobre como o usuário de um determinado produto seria. Isso mesmo, essa persona é uma espécie de versão beta das personas, geralmente criada a partir de uma sessão de um brainstorming dentro da própria empresa, e não a partir de dados e pesquisas sobre clientes. A proto persona é útil para que você estabeleça um consenso sobre as estratégias do produto em relação ao que se acredita ser a necessidade do consumidor, além de ser uma ótima maneira de alinhar as expectativas e impressões das empresas sobre o público de seus produtos e serviços.
Personas e a estratégia de marketing ideal
Agora que você já tem claro em mente o que é, qual a função e entendeu os principais tipos de persona, a pergunta é: Como criar, na prática, a ou as personas que te ajudarão a aperfeiçoar suas estratégias de marketing de maneira eficiente e objetiva?
São alguns os passos importantes para a criação de personas eficientes. Primeiramente, a definição da quantidade de personas que você precisa para criar estratégias que te levem aos seus objetivos. Você quer atrair consumidores? Vender? Melhorar seu relacionamento com os clientes? Fortalecer sua marca? Lembre-se: cada tipo de persona pode te ajudar em cada um desses objetivos.
Como vimos, mesmo que o seu público-alvo sugira uma similaridade entre as pessoas de um mesmo grupo, até mesmo a posição de um lead ou cliente dentro da jornada de compra pode fazer com que ele tenha características e hábitos diferentes e mudar a maneira como ele se conecta com a sua marca. Por isso, algumas vezes é preciso criar mais de uma persona diferente para o mesmo objetivo. O ideal, porém, é que comecemos com apenas uma persona principal que represente o principal perfil do consumidor que você quer atrair. Depois disso, quando suas estratégias estiverem funcionando e consolidadas, você pode pensar em personas diferentes, que representam perfis de pessoas que ainda estão descobrindo sua empresa ou que já são clientes e precisam de uma melhora no relacionamento para serem fidelizados, por exemplo.
Como criar uma persona
Coletar dados é fundamental para que você crie personas baseadas na realidade e não em suposições. Busque informações com ferramentas como o Google Analytics ou pesquisas de mercado, observe o comportamento de consumidores em canais digitais, como as redes sociais, e acompanhe os interesses do seu público sobre conteúdos, produtos ou serviços. Você pode buscar apoio em empresas especializadas em monitoramento de padrões de consumo ou através de dados cadastrais e monitoramento dos hábitos de navegação e interação em seu site ou aplicativo, entre outras fontes.
Depois de coletar dados concretos sobre o seu público e o mercado do seu negócio, é preciso analisar essas informações. Para criar uma persona alinhada com as características do seu público-alvo é preciso identificar padrões, características similares, hábitos em comum, produtos ou serviços que mais consomem, entender o gasto médio em cada compra, enfim, compreender as necessidades dos consumidores e a partir disso estruturar a persona que será o principal alvo das suas ações.
E é exatamente essa a nossa especialidade. A GDM é uma agência com expertise para te oferecer propostas personalizadas, elaboradas a partir de estudos feitos com o seu consumidor. Temos uma equipe criativa, comprometida com resultados e transparente, que coleta e analisa dados para traçar rotas e traduzir para você, de forma objetiva, todos os passos a serem seguidos para ajudar o seu negócio crescer. Juntos, criamos não apenas as personas ideais para cada negócio, mas as soluções de marketing ideais!