​Entenda por que o mercado exige um profissional de Martech

​Entenda por que o mercado exige um profissional de Martech

Marketing e Tecnologia da Informação (TI) nunca estiveram tão conectados. Atualmente, é difícil pensar em comunicação e propaganda sem relacionar as palavras inovação e tecnologia. Como resultado disso, vemos surgir um novo tipo de especialista: o profissional de Martech.

Essa palavra, que pode soar estranha quando ouvida pela primeira vez, é a junção de Mar (de marketing) e Tech (de technology) e traduz um funcionário que tem conhecimento e transita entre essas duas áreas. Neste post, vamos mostrar por que essa é uma nova tendência e o que o mercado exige desse profissional.

Visão ampla de projetos

Ao se ter um profissional que transita bem entre marketing, tecnologia e design, ganha-se muito no planejamento. Isso acontece porque a expertise nessas áreas forma um pensamento com dimensões amplas na hora de projetar um novo site ou aplicativo, por exemplo.

Vamos imaginar o desenvolvimento de um site:

  • um programador escreve os códigos do back-end e funcionalidades;
  • o web designer cria o layout e se preocupa com a usabilidade;
  • o especialista em marketing digital cria as campanhas nas plataformas da web, além de coletar leads e fazer ações de e-mail marketing (ufa!).

Colocando dessa forma, parece que essas tarefas são separadas umas das outras, mas a realidade não é bem assim.

Muitos profissionais de TI trabalham com web design. Vários especialistas em marketing digital sabem programar. E também muitos designers têm conhecimento prático para criar campanhas no meio digital em plataformas como Adwords e Facebook Ads.

Conhecimento do lógico e do emocional

A arte da comunicação é complexa, pois lida com diversos aspectos e personalidades. Muito se fala sobre o lado emocional e racional das relações de compra e venda — e o quanto cada um desses lados tem um peso na hora da decisão. Estudos já esclareceram a grande importância dos apelo social e sentimental na hora de as pessoas escolherem marcas e produtos.

Um profissional de Martech consegue trabalhar com dois campos distintos, porém complementares: humanas e exatas. Quando uma mesma pessoa tem sensibilidade e perspicácia para se conectar com um potencial cliente e, ao mesmo tempo, tem a metodologia e conhecimento prático para criar os meios de se atingir os objetivos de venda, forma-se um estado ideal de trabalho e uma imensa vantagem competitiva no mercado.

A formação de um profissional de Martech

Ainda não existe um curso que abranja extensivamente tecnologia e marketing. Dessa forma, o profissional que se qualifica para trabalhar nessas duas áreas tem uma expertise primária. Essa geralmente sendo em publicidade, propaganda ou em TI. O diferencial é que essa pessoa busca uma qualificação no setor oposto, usualmente em temas específicos — como cursos de linguagem de programação, programas de design, marketing digital etc.

Outra característica comum desse perfil é a curiosidade acima da média. O que se traduz em um vasto campo de conhecimento adquirido de forma autodidata, aproveitando os vários recursos disponíveis na web. É claro que essas são tendências e não devem ser aplicadas como regras, pois esse campo é muito novo e ainda está em desenvolvimento.

E aí? Gostou de aprender sobre o profissional de Martech? Então assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis em primeira mão no seu e-mail!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM