A importância das landing pages para as estratégias de marketing digital: entenda como usar essa ferramenta!
Em um mundo em que o digital dominou o marketing das grandes marcas e empresas, as landing pages surgem como estratégia fundamental para melhorar os resultados de qualquer negócio. Com objetivo de conversão de visitantes em clientes, gerando um maior engajamento, elas são amplamente utilizadas não apenas para apresentar produtos ou serviços, mas também na coleta de dados importantes dos clientes, para posteriormente estreitar o relacionamento com eles.
Mas você sabe exatamente o que é uma landing page e qual sua importância para o marketing digital?
Landing page, em tradução livre, significa página de aterrissagem. Em teoria, qualquer página que levasse o usuário ao seu site, desde a home até páginas internas encontradas via mecanismo de busca, seria uma landing page. Porém, para atrair mais visitantes e aumentar as taxas de conversão, as empresas passaram a criar páginas mais simples, específicas para tal objetivo, que atendem às expectativas do usuário que vai “aterrissar” na página.
Resumindo, as landing pages, ou páginas de conversão, como também são conhecidas, têm muito menos elementos, conteúdos e links do que uma página tradicional. Elas são inseridas nos sites com o objetivo claro de converter visitantes, incentivando-os a cumprir uma determinada ação dentro do site.
Com menos distrações e alternativas, é mais fácil fazer com que o usuário realize ações, como clicar em um botão de compra ou preencher um formulário para baixar um material ou receber benefícios, entre outras opções. Afinal, quando só há uma ação a ser realizada e o pouco conteúdo da página é estrategicamente criado para convencer o visitante a efetuar essa ação, fica mais fácil que o objetivo seja atingido.
E é exatamente essa a principal função das landing pages para o marketing digital: obter resultados. Tais páginas de conversão são ferramentas indispensáveis e podem ser adaptadas aos objetivos da sua empresa e às suas demandas específicas de marketing digital. Elas te ajudam a envolver leads e clientes em potencial e colocá-los no caminho da conversão.
As landing pages representam uma espécie de porta de entrada para os visitantes que são direcionados ao seu site, podendo ser encontradas por meio de buscas orgânicas ou campanhas de marketing que levem os usuários até elas. Portanto, a página de conversão deve ser pensada para atender exatamente à necessidade da busca realizada e projetada para responder aos anseios de quem clicou em sua campanha, com todas as outras opções e informações eliminadas.
Além disso, páginas de conversão persuasivas podem ser usadas para coletar dados demográficos de clientes potenciais, o que é bastante útil para entrar em contato com os leads e movê-los ao longo do funil da jornada de compra, otimizando a taxa de conversão. Formulários curtos que solicitam aos visitantes informações relevantes, como nome, endereço de e-mail e outros dados de contato, são parte importante da maioria das landing pages.
Como criar uma landing page eficaz?
Para criar uma landing page eficiente você deve ser simples e direto. É preciso estabelecer um objetivo específico e focá-lo.
Ao contrário do que acontece em posts de blogs e redes sociais, páginas de descrição de produtos e outras ferramentas de comunicação com o público, as páginas de conversão devem ter apenas as informações indispensáveis para que o visitante realize a ação esperada, e todos os conteúdos devem ser resumidos para facilitar a leitura de seus usuários.
As landing pages precisam ter propostas claras, que destaquem os benefícios que estão sendo oferecidos ao cliente e o que ele receberá ao preencher seus dados.
Para otimizar a taxa de conversão de sua landing page, deixe claro o que o usuário deve fazer para aproveitar esses benefícios. Os formulários são essenciais para obter os dados de contato de seus leads, mas devem ser curtos para não os assustar. Afinal, quem gosta de perder tempo preenchendo muitos dados online?
Com o objetivo da landing page bem definido, é importante que você saiba responder a algumas questões antes de criá-la:
- Como você vai direcionar os visitantes para a página?
- Quem vai visitar a página? O que você quer que os usuários façam?
- A página cumpre a promessa do anúncio que levou o visitante a ela?
Quando se gasta dinheiro com anúncios pagos que levam o público a landing pages, é preciso garantir que, no momento em que o usuário chegar ao destino, ele encontrará o que de fato procura.
Existem alguns outros elementos que são importantes para que a sua landing page realmente gere conversão. É preciso existir um diferencial. O que faz a sua oferta ao cliente ser atraente? Ele terá de fato motivos para realizar a ação esperada? Use chamadas atrativas, que incentivem o visitante a clicar na página e despertem curiosidade. Um texto persuasivo faz toda a diferença na hora de gerar leads por meio de páginas de conversão.
Outro ponto fundamental é o chamado call to action (CTA). O botão de ação da sua landing page precisa ter destaque e convidar o visitante a clicar nele. Além disso, invista na experiência do usuário. Não existe melhor marketing que o boca a boca, e saber que outros consumidores tiveram uma experiência positiva no seu negócio concede credibilidade ao seu produto ou serviço – e à sua oferta de benefícios.
E, finalmente, é importante deixar claro ao visitante as políticas de cookies e de privacidade que sua empresa pratica, uma vez que o objetivo dessas páginas é coletar dados (respeitando o que está previsto na Lei Geral de Proteção de Dados, que está em vigor).
Ainda tem dúvidas ou está inseguro para criar landing pages que ajudem a melhorar seus resultados e atingir seus objetivos? Na GDM, estamos prontos para, junto com você, criar estratégias que combinam criatividade, dados e conhecimento do comportamento humano, em busca dos melhores resultados para o seu negócio.