Smarketing: como marketing e vendas evoluíram na era digital
A articulação entre os elementos técnicos e táticos dos setores de marketing e vendas, conhecida como Smarketing (sales + marketing), é uma importante estratégia para a otimização dos lucros.
A integração permite o alinhamento de diferentes atividades, o que apazígua rivalidades entre as duas áreas, de modo a tornar as ações da empresa mais rentáveis.
Esse conjunto de ações foi desenvolvido a partir das facilidades e avanços tecnológicos da era digital. Listamos neste post algumas dicas de como aplicar o Smarketing em seu negócio. Confira!
Alinhando os objetivos dos setores de marketing e vendas
Esse é o primeiro passo para ativar a estratégia do Smarketing. O cliente, dentro de um negócio, sempre deve ser o foco, independentemente do setor. As duas áreas que, muitas vezes, podem parecer ter interesses conflitantes ou, até mesmo, ser rivais, possuem o mesmo grau de importância na estrutura organizacional.
Ambas sempre possuíram em comum objetivos iguais. O que a estratégia proporciona é o estreitamento de laços e um mesmo direcionamento. Ela faz, em outras palavras, com que os setores se lembrem que têm o mesmo foco e trabalhem em conjunto para alcançá-lo.
A maneira mais eficiente de alinhar as duas áreas é por meio da construção de vias comunicativas claras e diretas.
Investindo na comunicação dos times
A definição de reuniões com determinada periodicidade (semanalmente, por exemplo) faz com que problemas e questões sejam tratados de maneira articulada, evidenciando o objetivo a ser alcançado e as formas como o trabalho integrado precisa ser realizado.
Dessa forma, os setores vão possuir os recursos e direcionamentos para implementarem as suas atividades de maneira coordenada.
Além disso, os gestores precisam estar cientes da importância de comunicar informações às duas áreas, à medida que as ações são ativadas. Isso permite que marketing e vendas estejam atualizados sobre o desenvolvimento de suas atividades.
Implementando o acordo SLA
O Acordo de Nível de Serviço (Service Level Agreement), ou SLA, é uma combinação que determina quais papéis serão desempenhados pelos times por meio do estabelecimento de objetivos.
O documento é responsável por criar alinhamento entre os dois setores, ajuda a mensurar as expectativas e regular a atividade das áreas de marketing e vendas. Além disso, o SLA faz com que cada equipe esteja ciente sobre a ação do outro e como ela complementa a sua, o que torna os processos corporativos mais eficientes.
Acompanhando os resultados
Assim como qualquer estratégia implementada por uma empresa, o Smarketing não dispensa cuidadosa análise e acompanhamento dos resultados. Dados das atividades conjuntas, performance integrada dos times, etc. necessitam de avaliação.
Independentemente do perfil da empresa, a estratégia do Smarketing pode ser ativada, contudo, o seu sucesso depende, dentre outros fatores, da colheita de informações e das reações tomadas a partir dela.
Uma boa dica é analisar os resultados semanalmente, compartilhá-los nas reuniões com os dois times e criar relatórios para que, no futuro, sirvam de base para novas ações. O trabalho de mensuração precisa ser constante. Dessa forma, a saúde da articulação entre os setores de marketing e vendas é, parcialmente, assegurada.
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