CAC: saiba o que é o custo de aquisição de clientes e como reduzi-lo

CAC: saiba o que é o custo de aquisição de clientes e como reduzi-lo

A divulgação de uma marca sempre exigiu a aplicação de um bom volume de capital. Mas, com a evolução das tecnologias e a facilidade do acesso às informações, a forma de contatar o público-alvo também precisou ser reinventada.

 

Nesse sentido, avaliar o custo de aquisição de clientes tornou-se uma ação essencial para guiar os passos dos empreendedores na busca pelo sucesso. Pensando nisso, elaboramos um post sobre o CAC e os benefícios que ele pode trazer ao seu negócio. Confira!

 

Afinal, o que é CAC?

A sigla CAC significa Custo de Aquisição de Cliente e representa uma das principais métricas do marketing digital, tendo em vista que indica aos gestores o quanto de capital é necessário empregar, para a conquista de um novo consumidor.

 

Em outras palavras, é o método capaz de demonstrar o valor a ser gasto na finalidade de que a empresa chame atenção do seu público, e, consequentemente, transforme os interessados em compradores.

 

A aplicação dessa ferramenta se faz importante, especialmente, porque nem sempre um número grande de clientes é sinônimo de alto faturamento, ou de uma lucratividade ao menos satisfatória.

 

Então, se o empreendedor deseja saber o custo-benefício das suas campanhas de comunicação, deve valer-se de tal ferramenta. Isso o ajudará a entender se o investimento está direcionado ao público ideal, bem como o auxiliará a identificar as estratégias e plataformas adequadas.

 

 

Como calcular?

Para encontrar o custo de aquisição de clientes, o gestor deve levar em conta todo o capital empregado no setor de marketing durante determinado período. Em seguida, dividir esse valor pelo número de consumidores adquiridos no mesmo intervalo.

 

Assim, uma empresa de médio porte que, num espaço de tempo de 3 meses, investiu a cifra de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) em marketing e ganhou 80 clientes, expressa um resultado de R$ 50,00 (cinquenta reais) para cada novo consumidor; uma média aproximada de 26 compradores por mês.

 

 

Como reduzir o custo de aquisição de clientes?

Faça inbound marketing

A ferramenta do inboud marketing propõe ações para impactar o mercado consumidor de maneira menos intrusiva que os anúncios tradicionais.

 

Trata-se de um método fundado na geração de conteúdos relevantes e específicos para estágio do funil de vendas – ou seja, é fazer com que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços de forma orgânica.

 

Implementando o inboud marketing, os custos certamente serão reduzidos, pois não se perde tempo — e nem dinheiro — tentando abordar quem não tem interesse, ou ainda não está decidido a efetuar a transação.

 

Além disso, essa metodologia garante escalabilidade ao negócio, ou seja, mantém um fluxo contínuo de geração de leads e clientes, sem a necessidade de novos investimentos para as mesmas estratégias.

 

 

Escolha as personas certas

As personas representam o perfil do seu cliente ideal. Elas têm nome e contam com uma base de dados que exprime os anseios de um grupo de indivíduos em relação à sua marca. São desenvolvidas com as informações coletadas sobre:

  • faixa etária;
  • profissão;
  • localidade em que se encontram;
  • hábitos de compra;
  • gênero etc.

E, no intuito de aproximar-se ao máximo da realidade de mercado, uma mesma empresa pode criar várias personas.

 

Com identificação e segmentação corretas, tem-se a diminuição do seu custo de aquisição de clientes, uma vez que, estabelecendo conexão apenas com que tem entusiasmo para ouvi-lo, evita-se o desperdício de recurso e contribui-se para aumentar a eficiência no time de vendas.

 

 

Entenda a jornada de compra do seu cliente

A jornada de compra representa o caminho percorrido pelos consumidores, desde a primeira interação com o empreendimento até a aquisição do produto.

 

Então, dominar os diferentes estágios no qual se encontram e o tipo de solução que procuram é uma das peças-chave para reduzir o CAC do seu negócio, já que os itens serão oferecidos de acordo com a fase específica.

 

O custo de aquisição de clientes é uma métrica importante a ser acompanhada, pois, quando não há um custo-benefício satisfatório entre o investimento nas campanhas de marketing e o respectivo retorno financeiro, o negócio corre sérios riscos de fracassar.

Gostou do nosso post?

 

Agora que você já aprendeu como reduzir os custos para angariar novos consumidores, aproveite nossas dicas sobre como engajar e interagir com clientes.

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM