Dúvidas sobre como vender online? Dicas e estratégias para impulsionar seu negócio!

Dúvidas sobre como vender online? Dicas e estratégias para impulsionar seu negócio!

O crescimento acelerado do mercado digital durante a pandemia afirmou uma forte tendência que já se estabelecia antes da crise gerada pela Covid-19: o consumidor brasileiro se rendeu definitivamente ao hábito das compras online.

Para se ter uma ideia, segundo o site do E-Commerce Brasil, só no primeiro semestre de 2021, o e-commerce brasileiro atingiu R$ 53,4 bilhões em vendas.

Além do aumento no número de transações, o ticket médio das compras online também subiu, de acordo com um relatório elaborado pela Ebit | Nielsen. O crescimento de 22%, em comparação com mesmo período do ano anterior, fez com que o gasto médio dos consumidores na internet passasse a ser de R$ 534.

Seguindo os consumidores, muitos empreendedores também migraram para o ambiente virtual, e a sétima edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, mostrou que em 2021 houve um crescimento de 22,05% no número de lojas virtuais: quase 1,59 milhão.

Se considerarmos apenas o ano de 2020, o comércio eletrônico, que já era uma realidade para boa parte das grandes empresas brasileiras, teve um crescimento de 122% entre janeiro e novembro, em comparação com o mesmo período de 2019, segundo dados da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com a Neotrust.

Outro levantamento, feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostrou que sete em cada dez empresas do país vendem seu serviço ou produto pelas redes sociais, aplicativos ou internet.

Um bom exemplo de como as vendas online podem alavancar os negócios é o caso da rede varejista de Salvador Maxx Eletro. Impactada pela pandemia, a companhia decidiu investir na diversificação de canais e selecionou 15 plataformas de venda online para seguir trabalhando durante a quarentena. Em poucos dias, o faturamento da marca no e-commerce passou de R$ 1,5 milhão. Algo parecido aconteceu com a empresa AAZ House. Em apenas seis meses, seu faturamento cresceu 1.328% depois que a fabricante de móveis e itens de decoração consolidou sua presença online.

Tudo bem, os números falam por si, e sabemos que a maioria dos empreendedores já entendeu a importância da presença digital no mercado atual. Temos certeza de que você já sabe que vender online pode abrir um enorme leque de oportunidades para o crescimento da sua empresa.

Mas será que você sabe como de fato aproveitar a onda de crescimento das vendas online? Conhece as técnicas, ferramentas e estratégias de marketing necessárias para estruturar um negócio eficiente de vendas pela internet? Pois bem, para ajudar você a impulsionar sua empresa montamos um pequeno guia de dicas para vender online com eficiência.

Tá, e agora? Por onde começar?

O primeiro passo para estruturar suas vendas online é a criação de um plano de negócios. Um bom planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce. Você precisa entender o mercado no qual deseja que sua marca seja inserida, conhecer o comportamento dos consumidores que quer conquistar e estar sempre preparado para todo tipo de situação.

Além disso, precisa entender exatamente como será o processo de vendas, qual será sua estratégia de marketing, como sua empresa vai se posicionar digitalmente e prever possíveis dificuldades, isso vai ajudar bastante na hora de criar sua loja virtual.

Hora de definir os canais de vendas

Depois de entender bem o mercado e o seu consumidor, é hora de definir quais canais online são ideais para vender seu produto ou serviço. Essa decisão precisa ser bem embasada em dados, levando em conta os hábitos do seu público e as particularidades do seu nicho de mercado. Hoje em dia existem inúmeras opções de plataformas de vendas online, tais como: Shopify, NuvemShop, Magento, Tray.

Além de montar sua própria loja virtual, você pode vender por meio das redes sociais, pelo WhatsApp ou anunciar em um marketplace. Há também a possibilidade de optar por tudo isso ao mesmo tempo, integrando todos os canais. Essa estratégia é a que chamamos de omnichannel e foi criada para oferecer praticidade e alternativas ao consumidor, melhorando ainda mais a experiência do cliente.

Logística do e-commerce

Depois do canal de venda definido, é preciso pensar em toda a logística de como o seu e-commerce funcionará na prática – precificar os produtos levando em conta os custos para funcionamento, taxas de meios de pagamento e de utilização do serviço dos canais de venda e escolher cuidadosamente as opções de frete.

Tenha sempre em mente: é importante oferecer aos consumidores mais de uma opção de forma de pagamento e de serviço de entrega para evitar que os produtos sejam deixados no carrinho por conta desse tipo de impasse.

Invista em um site seguro e responsivo

Quando vendemos online, é preciso entender que o nosso site é o equivalente à loja real. Quando entra em uma loja física desarrumada e desorganizada, você tem vontade de comprar? Geralmente não, né?

Pois bem, no caso das vendas online, o seu site precisa ser responsivo, funcional e mobile friendly (muitas pessoas compram pelo celular), e o cliente precisa sentir que aquele ambiente é seguro para transações online. Se, em seu planejamento, o produto e a logística forem excelentes, mas sua loja não for, ficará difícil convencer os clientes a comprar!

Relacionamento é a chave do sucesso

Fundamental para qualquer processo de vendas, uma boa relação com o cliente é ainda mais importante no caso das vendas online. O relacionamento virtual já é mais distante por natureza, então estabelecer uma relação amigável com o consumidor é a melhor maneira de conquistar sua confiança. Precisa mostrar que, muito além de vender, você está pronto para atender às necessidades dos seus clientes, entregando uma excelente experiência não apenas com os produtos e serviços, mas também com o seu conteúdo.

Um posicionamento de marca bem elaborado e clientes que se identificam com sua mensagem são fatores que aumentam muito as chances de venda. Por isso, responder mensagens com agilidade, trabalhar bem a interação nas redes sociais, utilizar o nome das pessoas em seus e-mails marketing e ser amigável em toda a sua comunicação são ótimas estratégias para vender bem.

Dê a devida importância ao marketing digital

Uma boa estratégia de marketing digital é fundamental para alavancar suas vendas online. Afinal, no universo virtual, é exatamente o marketing digital que vai atrair as pessoas para o seu site ou rede social, fazendo com que elas cheguem até seu produto, serviço ou conteúdo, tornando-os mais atrativos.

Adotar tecnologias digitais e ações ousadas se tornou imprescindível. É hora de inovar, implantando diferentes estratégias. O universo virtual pode proporcionar diferentes possibilidades para as empresas, já que os canais digitais se tornaram o principal meio de conquistar o engajamento do consumidor.

Resultados

Um ótimo exemplo de que esse passo a passo realmente funciona é o sucesso que a GDM obteve no desenvolvimento do e-commerce para a marca DYÔ Cosmetics. Além de focarmos bastante o posicionamento da marca e sua presença digital, criamos um site com todas as usabilidades necessárias, responsivo, funcional, com boa navegabilidade e atrativo. O resultado pode ser visto no site da marca: https://www.dyocosmetics.com.br/.

Aqui temos um time de profissionais preparados para ajudar você na construção do seu e-commerce e na estruturação do seu posicionamento de marca. Juntos, podemos avaliar todos os seus objetivos e potencial de crescimento para criar estratégias alinhadas ao seu modelo de negócio.

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Agência GDM

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