Engajar e Educar: um guia para a Criação e Distribuição de Conteúdo B2B

Engajar e Educar: um guia para a Criação e Distribuição de Conteúdo B2B

Engajar e Educar: um guia para a Criação e Distribuição de Conteúdo B2B

O último trimestre está chegando e esse é o momento em que muitos profissionais de marketing entram no ciclo de planejamento do próximo ano.Pensando nisso, desenvolvemos uma série de conteúdos com o tema “5 principais desafios do Marketing B2B para geração de leads”.

Os conteúdos serão divididos nos seguintes tópicos:

  • Identificar e Segmentar o Público Certo
  • Criação e Distribuição de Conteúdo
  • Qualificação de Leads
  • Medição de ROI e Atribuição
  • Concorrência e Saturação do Mercado

Esse é o segundo post da série, e ao longo dessa semana e da próxima, vamos abordar cada um dos desafios.

Esperamos que esse conteúdo sirva de inspiração para que o seu planejamento seja mais consistente, criativo e eficaz.

Para ter sucesso no marketing B2B, criar e distribuir conteúdo relevante não é apenas uma estratégia; é uma necessidade. Os profissionais de marketing entendem que conteúdo de alta qualidade é a chave para atrair, envolver e educar potenciais clientes.

No entanto, a jornada desde a concepção de conteúdo até a sua distribuição eficaz em vários canais é desafiadora.

Neste artigo , vamos mergulhar na arte e ciência da criação e distribuição de conteúdo B2B, explorando estratégias, melhores práticas e exemplos para inspirar você

O Papel do Conteúdo no Marketing B2B

No cenário B2B, o conteúdo desempenha várias funções vitais:

Educação dos Prospects: Os compradores B2B frequentemente conduzem extensa pesquisa relacionada a todas as possíveis soluções do seu problema ou necessidade, antes de entrar em contato com sua empresa ou tomar qualquer decisão relacionada à compra. Seu conteúdo deve fornecer insights valiosos e informações que os orientem em sua jornada.

Construção Autoridade: Conteúdo de alta qualidade estabelece sua marca como uma autoridade em sua indústria. Quando os prospects veem seu conteúdo como um recurso valioso ou uma “ferramenta de trabalho”, eles têm mais probabilidade de confiar em seus produtos ou serviços.

Geração de Leads: Quando bem elaborado, o conteúdo atrai potenciais clientes, transformando-os em leads. Se você oferece conteúdos úteis, seu prospect entende que aquilo tem valor, dessa forma ficando disposto a oferecer algo em troca: suas informações de contato. Ao capturá-las, você pode nutrir seus novos leads por meio do funil de vendas.

Retenção de Clientes: Conteúdo não é apenas para atrair novos clientes; também é para manter os existentes. Além de um bom relacionamento comercial, fornecer valor contínuo através de conteúdo mantém seus clientes engajados e leais.

O Processo de Criação de Conteúdo

1. Compreendendo Sua Audiência  

É crucial entender as características únicas da audiência B2B. Os compradores B2B frequentemente são sofisticados, bem informados e orientados por dados e ROI. Eles não estão procurando conteúdo genérico e superficial; eles desejam informações mais aprofundadas, e específicas da indústria e que abordem seus problemas e desafios.

A base da criação eficaz de conteúdo está na compreensão das necessidades, pontos de dor e preferências de sua audiência. Realize pesquisa de mercado, crie personas de compradores e analise dados de clientes existentes para obter insights sobre o que mais importa para seu público-alvo.

2. Sua Estratégia de Conteúdo

Uma estratégia de conteúdo bem definida traz transparencia para seus objetivos, público-alvo, formatos de conteúdo e canais de distribuição. É o roteiro que garante que seu conteúdo está alinhado com os objetivos do negócio como um todo. É importante que a estratégia esteja conectada não só com a estratégia de marketing, mas também com a estratégia comercial.

3. Ideação e Seleção de Tópicos

Esse é o momento do frio na barriga. Gerar ideias de conteúdo que façam sentido para sua audiência pode ser desafiador. Considere as seguintes abordagens:

  • Tendências da Indústria: Explore as últimas tendências e desenvolvimentos em sua indústria.
  • Perguntas dos Clientes: Aborde perguntas comuns e desafios enfrentados por seus clientes.Invariavelmente, outros possíveis clientes tiveram as mesmas dúvidas e problemas. Além de humanizar a possível solução que você está prestes a oferecer.
  • Análise de Concorrentes: Veja que tipo de conteúdo seus concorrentes estão produzindo e encontre maneiras de se diferenciar. Mas atenção: lembre-se de que seu conteúdo deve ser RELEVANTE, e essa relevância raramente vem através da cópia. Inspire-se mas tente ser original.

4. Criação de Alta Qualidade

Quando se trata de criação de conteúdo, qualidade deve sempre ter prioridade sobre quantidade. É mais inteligente investir em um conteúdo que traga real valor ao prospect do que em muitos conteúdos que não o ajudem em nada.

Por isso, seu conteúdo deve ser:

  • Bem Pesquisado: Fundamente suas afirmações com dados e fontes quem tenham autoridade.
  • Envolvente: Use narrativas, elementos visuais e exemplos para capturar a atenção de sua audiência. Especialmente nos meios digitais, reter atenção é um grande desafio e esses recursos são uma ferramenta importante.
  • Educacional: Forneça insights e soluções acionáveis. Seu prospect não deve ter a sensação de que nada do que você está propondo é factível ou adequado ao momento e capacidades dele
  • Otimizado para SEO: incorpore palavras-chave relevantes para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca. Quanto mais fácil de encontrar, maior a chances de sucesso e otimização do seu investimento.

5. Revisão e Edição

Revise e edite minuciosamente seu conteúdo quanto à precisão, clareza e consistência. Certifique-se de que esteja alinhado com o tom e a voz de sua marca.

6. Recursos Visuais

Invista em elementos visuais, como infográficos, imagens e vídeos. Eles não só melhoram o apelo visual, mas também facilitam e aceleram a compreensão de seu conteúdo.

Estratégias de Distribuição de Conteúdo

Criar um conteúdo incrível é só metade da batalha. Para maximizar seu impacto, você precisa de uma estratégia consistente de distribuição de conteúdo.

Abordagem Multicanal

Sua audiência é diversificada. A distribuição do seu conteúdo também deve ser, Considere os seguintes canais:

  • Site/Blog: Seu site é o centro de seu conteúdo. É a sede online da sua empresa. Publique regularmente blog posts , artigos e recursos.
  • Mídias Sociais: Compartilhe conteúdo em plataformas como LinkedIn, Twitter e Facebook, adaptando-o à audiência de cada plataforma e às melhores práticas.
  • Email Marketing: Envie boletins informativos e conteúdo personalizado para seus assinantes de email.
  • Publicações de Convidados: Colabore com publicações da indústria, especialistas e técnicos para expandir seu alcance.
  • Webinars e Podcasts: Produza webinars ou podcasts para se envolver com sua audiência em tempo real.

“Reciclagem” de Conteúdo

Maximize o valor de seu conteúdo adaptando ele para diferentes formatos. Por exemplo, transforme uma postagem de blog em um episódio de podcast, um infográfico ou uma série de vídeos.

Colaboração com Influenciadores e Creators

Associe-se a influenciadores e outros criadores de conteúdo relevantes da sua indústria que possam ampliar seu conteúdo para seus seguidores. Esse parceiros podem emprestar credibilidade e alcance à sua mensagem.

Promoção Paga

Invista em publicidade paga em plataformas como Google Ads, LinkedIn Ads ou conteúdo patrocinado nas mídias sociais para segmentar públicos específicos. A dinâmica das plataformas mudou muito e o alcance orgânico que era possível no passado é limitadíssimo hoje.

Medindo tudo

Como todos os seus esforçaos de marketing, é chave avaliar a eficácia de seus esforços de criação e distribuição de conteúdo. Essa são algumas métricas relevantes que você deve considerar incluir em seus dashboards:

  • Tráfego e Engajamento: Monitore o tráfego do site, visualizações de página, taxas de rejeição e engajamento nas mídias sociais para avaliar a visibilidade do conteúdo e o interesse da audiência.
  • Taxas de Conversão: Meça a porcentagem de visitantes que realizam ações desejadas, como inscrever-se em boletins informativos ou solicitar demonstrações.
  • Geração de Leads: Acompanhe quantos leads são gerados por meio de downloads de conteúdo ou formulários de contato.
  • Desempenho de SEO: Monitore as classificações de palavras-chave, o tráfego orgânico e o crescimento de backlinks.
  • Feedback do Cliente: Solicite feedback de sua audiência para entender como seu conteúdo ressoa com eles.

Um exemplo para inspirar

Vamos explorar um exemplo de empresa B2B que domina a arte da criação e distribuição de conteúdo: HubSpot

O blog da HubSpot é um exemplo primoroso de conteúdo B2B valioso. Eles oferecem uma riqueza de recursos, desde guias para iniciantes até relatórios detalhados da indústria. Seu conteúdo é bem estruturado, educacional e atende a várias etapas da jornada do comprador. A empresa se desenvolvue tanto que consolidou todo esse conteúdo em uma “universidade”, que ensina profissionais de marketing e vendas a atuar de forma mais eficaz no universo digital através de conteúdo e do uso de seus produtos.
Conheça a Hubspot Academy

Outro esforço incrível relacionado à conteúdo, educação e experiência do cliente é a conferência de marketing digital promovida pela empresa: o Inbound.
Evento presencial e online, acontece anualmente em Boston, e a GDM já marcou presença em 3 edições.

Conclusão

No marketing B2B, a criação e distribuição de conteúdo são ferramentas poderosas para envolver, educar e, finalmente, converter potenciais clientes.

Ao entender sua audiência, criar conteúdo de alta qualidade e empregar um plano estratégico de distribuição, você pode elevar seus esforços de marketing B2B a novos patamares. Lembre-se de que a jornada é contínua, e manter-se adaptável e orientado por dados é fundamental para seu sucesso a longo prazo.

Então , vá em frente, embarque em sua jornada de criação e distribuição de conteúdo de forma consistente, e logo os resultados vão aparecer.

É isso!

Em breve, lançaremos o terceiro conteúdo da série  “5 principais desafios do Marketing B2B para geração de leads”, que vai tratar do tema “Criação e Distribuição de Conteúdo”. Fique ligado!

E se quiser discutir mais sobre esses temas ou entender como a GDM pode te ajudar a enfrentá-los, clique aqui e entre em contato conosco.

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Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM