Big data e marketing: os resultados promissores dessa união

Big data e marketing: os resultados promissores dessa união

A tecnologia vem servindo como uma ferramenta potente no dia a dia do empreendedor. Pode-se dizer que ambos são inseparáveis, na verdade. Contudo, entre os vários conceitos que podemos abordar sobre os avanços tecnológicos e empreendedorismo, falaremos sobre a combinação de Big Data e marketing, que vem se mostrando muito promissora e merece destaque.

Portanto, elaboramos este artigo com o intuito de ensiná-lo o significado de Big Data e informá-lo a respeito da sua junção com o marketing, a fim de fazê-lo ficar por dentro dessa grande revolução de mercado. Boa leitura!

Entenda o que representa a Big Data

A chamada “Big Data” representa uma enorme quantidade de dados armazenados na rede. De modo simples, trata-se de uma grande quantidade de informações, relevantes ou não, que estão disponíveis nos mais diversos ambientes e que podem influenciar negócios do mundo todo.

A quantidade de dados na internet é massiva e vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos. Veículos especulam que ultrapassaremos os 40 trilhões de gigabytes em pouco tempo, uma vez que a quantidade de dados vem, praticamente, dobrando a cada dois anos.

Conheça a Big Data Analytics

Uma prática que vem revolucionando o mercado e principalmente as empresas, pois ela muda a forma de se compreender clientes. Entre os diversos segmentos que usufruem dessa tecnologia, os setores de marketing e publicidade digital foram os que apresentaram resultados mais expressivos.

A intenção é captar os dados dispersos que estão presentes na web, a fim de estruturá-los e organizá-los, transformando-os em informações relevantes.

Entenda a revolução da Big Data e Marketing

Conheça alguns motivos que indicam a eficácia que essa união vem gerando no mercado de trabalho ao redor do globo. Confira!

Facilita o entendimento do consumidor

É possível checar rastros que as pessoas deixam quando navegam na web por meio de modelos de atribuição, que são muito efetivos em reconhecer padrões de comportamento e jornadas de compra.

Orienta no orçamento e na distribuição de verbas

No marketing, é altamente importante focar os investimentos nas áreas que mais geram retorno. A Big Data consegue, abandonando os “achismos” comuns entre as pessoas, embasar o desenvolvimento das estratégias que tem como foco a lucratividade e retorno sobre o investimento.

Personaliza a experiência de compra do cliente

Análises de compras e cruzamentos de dados e histórico são apenas alguns exemplos que impactam diretamente na experiência de compra. Ela vem crescendo como uma grande demanda do público geral e, portanto, requer que você entenda as necessidades e desejos do cliente, permitindo que você destaque produtos e serviços do mesmo modo.

O fato é que existe uma série de fatores que influenciam e tornam a união da Big Data e marketing muito poderosos nos dias de hoje. Vários motivos que apontam sua importância e a relevância que você, caro empreendedor, deveria dar para essas práticas.

Com a ajuda do nosso artigo sobre a junção da Big Data e marketing, você já entende, ao menos um pouco, que precisa entender melhor do assunto e abusar dessas ferramentas para impulsionar o seu negócio. Afinal de contas, isso é totalmente possível e pode servir como um grande diferencial de mercado!

E ai, gostou do nosso texto? Pois, aproveite, então, para deixar um comentário no post e compartilhar um pouco das suas ideias conosco!

Ricardo Abellan