Linguagem digital: uma forma eficiente de criar laços com o público

Linguagem digital: uma forma eficiente de criar laços com o público

Empresas têm o objetivo de se relacionarem bem com os consumidores e conquistá-los para gerar clientes e alcançar cada vez mais pessoas interessadas em seus produtos e serviços, não é mesmo? Pois no meio digital isso não é diferente, e, como no convencional, diferentes práticas podem ser aplicadas para alcançar esses objetivos. Pensando nisso, é importante que as organizações trabalhem muito bem a sua linguagem digital para conquistar seu espaço e público na web.

Em meio à inovação e descobrimento digital, novas estratégias (algumas mais ousadas e criativas que outras) surgem o tempo todo com o objetivo de conquistar o público. Algumas aperfeiçoam seu atendimento, outras são mais descontraídas e se comunicam de maneira mais pessoal ou por meio de imagens, mas fato é que podemos citar e conversar sobre algumas delas. Portanto, tenha uma boa leitura!

Tom de voz da marca

Definir o tom de voz da sua marca ajudará você a transmitir a mensagem que deseja de maneira mais consistente, além de garantir maior profissionalismo para o negócio com métricas bem estabelecidas para a comunicação. Uma boa estratégia é trabalhar a humanização da marca. Mas o que seria isso, exatamente?

Uma marca é muito mais do que um produto ou serviço oferecido, ela representa uma ideia e lida com pessoas que não gostam de se comunicar com máquinas, mas sim com outras pessoas. Pensando nisso, uma marca deve ser humana. Ela deve saber conversar e compreender as necessidades — assim como os problemas — de seu público e colaboradores.

Descobrimento

De modo simples, uma marca deve ser a personificação de uma pessoa que deseja servir, gerar empatia e que possui expectativas próprias a serem atingidas. Para estabelecer um tom de voz e uma personalidade para a sua marca, busque questionar-se a respeito de:

• Se a marca fosse uma pessoa, como ela seria?

• Quais seriam seus comportamentos? qual seria a sua relação com o consumidor na vida real (um pai, um professor, um amigo, etc.)?

• Como gostaria de ser vista pelas outras pessoas?

Definição

Agora, busque estabelecer as diferenças de se expressar nos seus meios de comunicação, afinal de contas, um tom pode ser inapropriado em um determinado ambiente. Logo, busque listar algumas informações sobre o seu negócio:

1 – identifique os canais de atuação da sua empresa (redes sociais, blog, site, etc.);

2 – faça uma listagem de todo tipo de conteúdo produzido pela sua marca (texto, vídeo, palestra, etc.);

3 – estabeleça uma persona que represente a sua marca, por exemplo: pessoa atenciosa, tom direto, linguagem extrovertida, propósito de entreter, etc.

Comunicação visual

As organizações mais espertas abusam da comunicação visual e, consequentemente, a maioria delas são poderosas marcas no mercado. Além disso, elas se tornam memoráveis pelas atividades que praticam — que engajam o público de diferentes maneiras. Conheça alguns exemplos de boas comunicações abaixo.

Memes

Já vimos o poder dos memes, recentemente, nas últimas eleições brasileiras, não é? Tornou-se, basicamente, mais efetivo divulgar informações e atrair o público dessa maneira do que fazer uma propaganda de televisão. Empresas como a Netflix e OLX já se deleitam com memes e obtêm bastante sucesso nessa área, que muitos já chamam de uma nova linguagem criada pelos internautas, para internautas.

Vídeos e propagandas

Vídeos são ótimos para contar histórias, e o conteúdo audiovisual está em alta na atualidade, devido a sua fácil assimilação e praticidade. Seja o conteúdo promocional ou não, busque trabalhar bem ele para que transmita a mensagem da sua marca da maneira mais fiel possível. Não tenha medo de inovar!

Collabs

As colaborações (espontâneas ou não) são fantásticas ferramentas para atrair e conquistar público na web. Investir tempo, ou até mesmo dinheiro, em boas colaborações com pessoas ou outras marcas interessantes pode surtir mais efeito do que qualquer propaganda, acredite!

Compreende agora? Definir uma linguagem digital, que possua métricas interessantes e efetivas, fazem toda a diferença no meio digital. As pessoas anseiam por mais humanidade no meio de consumo e várias marcas já estão tendo muito sucesso com tais práticas, portanto, por que ficar para trás, não é mesmo?

E ai, gostou do nosso artigo? Pois aproveite, então, para compartilhar este artigo nas suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam nossas dicas!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM