O que são podcasts? Saiba como criar e suas principais vantagens
O conteúdo na internet está sempre se modernizando. Passamos da época em que os materiais se resumiam a conteúdos nos blogs, apenas. Não que eles tenham perdido espaço, mas a tecnologia trouxe um outro modo de falar com a sua audiência: os podcasts.
Se você ainda não sabe o que são podcasts e quer aprender como usá-los como nova ferramenta para marketing de conteúdo, então venha com a gente!
O que são podcasts?
É como se você tivesse uma rádio própria. Cada podcast é um áudio com conteúdo para quem quiser baixar, ouvir e compartilhar. Seria a mesma coisa se eu gravasse este texto que você está lendo agora e divulgasse o conteúdo via áudio.
Note que isso faz o conteúdo muito mais versátil. O ouvinte pode ter acesso enquanto dirige, viaja, faz compras ou em qualquer momento. Essa é uma nova estratégia do marketing digital — mais moderna, que chega mais perto e tem conteúdo mais personalizado para o ouvinte.
As plataformas atuais têm permitido baixar os arquivos. Logo, nem é preciso que o ouvinte tenha conexão de internet de qualidade para ouvir bem o áudio até o final, sendo necessária apenas para fazer o download.
É uma excelente opção para modernizar, diversificar e ampliar sua audiência de conteúdo! Por esse motivo, eles se tornaram os queridinhos dos que aproveitam qualquer oportunidade para agregar mais conhecimento!
Veja a seguir como criar um bom podcast e fidelizar ainda mais a sua audiência!
Como criar um bom podcast?
Para ter um bom conteúdo, é necessário seguir premissas semelhantes às da produção textual:
- identificar bem o público/persona;
- conhecer a concorrência (ser estratégico);
- definir um tema e um formato (informativo, debate, storytelling?);
- conteúdo útil (conte com o auxílio de uma checklist para fazer essa avaliação);
- convidados (quer convidar mais alguém para participar?);
- ilustração (crie cenários com a voz);
- personalidade: diferencie os seus posts pela sua forma de falar e ilustrar;
- frequência: respeite a periodicidade;
- CTA: direcione o ouvinte para uma página ou uma ação. Gere leads!
- página: capriche na Landing Page ou na página que vai receber o ouvinte;
- roteiro: depois de todo esse planejamento, crie o roteiro. Assim, você não se perde no assunto.
Como disponibilizar o podcast?
Além de todo o planejamento, é importante saber como disponibilizar esse conteúdo para a sua audiência!
Para começar, grave. É necessário estar em um ambiente silencioso e ter os equipamentos básicos:
- computador;
- microfone profissional que não dê interferências;
- a capa do microfone vai ajudar a abafar possíveis ruídos do ambiente;
- software gravador/editor de áudio;
- a sonoplastia deve ser levada em consideração. Caso haja algum som ambiente que faça parte do roteiro, prepare o local;
- trilha sonora: separe juntamente com o seu roteiro.
Outras necessidades vão variar de acordo com o formato que escolheu. Se tiver convidados, o ideal é um ambiente preparado, onde cada um tenha um microfone, além do acesso ao roteiro por todos, para não haver interrupções durante a gravação.
Depois de gravar, use uma ferramenta para editar o áudio e divulgue. Pode ser feito no seu próprio site/blog (o ideal para ter todos os seus conteúdos em um endereço único) ou plataformas como SoundCloud, RSS Feed ou Feedity.
Gostou de saber o que são podcasts? Agora você está mais preparado ainda para aprender muito mais sobre como alavancar os resultados do marketing digital na sua empresa! É só assinar a nossa newsletter para receber os melhores conteúdos em primeira mão!