Brand awereness: o que fazer para tornar uma marca mais forte?
A linguagem digital utilizada pela Netflix nas redes sociais é uma das suas grandes estratégias para aumentar a interação e satisfação do público. A partir de frases descoladas e informais, o serviço de streaming tem se tornado extremamente popular por dialogar com o consumidor de maneira única, levando-o a criar boas lembranças sobre a marca.
Nesse contexto, a seguir, vamos abordar sobre Brand Awareness, uma importante métrica do Marketing Digital para medir a memória que as pessoas têm sobre uma marca. Vamos lá?
O que é Brand Awareness?
Essencialmente, Brand Awareness, ou consciência da marca, é uma métrica que identifica como e quanto uma marca — considerando sua personalidade, identidade, logo etc — é lembrada pelo público.
Um Brand Awareness elevado tende a definir a força da marca no mercado, já que quanto maior for a lembrança afetiva dos consumidores pelas qualidades, produtos e serviços da marca, maior será o nível de compras, indicações de produtos e, consequentemente, fidelização de clientes e notoriedade no mercado.
Um exemplo simples para entender isso é a Coca-Cola — ela é apenas uma marca, no entanto, quando pensamos em “tomar um refrigerante”, rapidamente a imagem da Coca-Cola aparece em nosso imaginário, quer gostemos do sabor do seu refrigerante ou não. Isso acontece porque a empresa tem uma consciência de marca muito alta e, sendo assim, é facilmente associada e reconhecida depois do primeiro contato com o cliente.
Mas, afinal, como fazer para aumentar o Brand Awareness? Falaremos sobre algumas estratégias no tópico a seguir. Continue a leitura!
Como aumentar o Brand Awareness da marca?
Há algumas estratégias que permitem aumentar a consciência da marca. Explicamos algumas a seguir.
Tenha um conteúdo de qualidade
O Marketing de Conteúdo já é uma das estratégias mais populares do Marketing Digital. A produção de conteúdos relevantes para um público-alvo especifico faz com que cada vez mais leitores se interessem pelos produtos da empresa e queiram compartilhá-los com seus amigos. Com o passar do tempo, o público tende a se tornar um consumidor fiel do conteúdo da marca, criando, consequentemente, uma memória positiva sobre ela.
Invista em interação com o público-alvo
Não há como negar a importância de interagir com os consumidores para aumentar o engajamento do público. Basta observar o investimento maciço que é feito, por parte das mais variadas empresas do ambiente digital, para persuadir o usuário a comentar ou compartilhar alguma publicação, dar “like” nos conteúdos postados, fazer perguntas por meio do chat, entre outros exemplos.
Isso não só aproxima o relacionamento entre a marca e o cliente, como também faz com que ela seja lembrada no momento que esse precisar consumir algum produto.
Crie uma personalidade para a marca
Outra estratégia muito utilizada para elevar o Brand Awareness é a criação de uma personalidade única para a marca. No momento que você faz a marca ser mais do que um simples logo, com sentimentos, características e até com um posicionamento forte, ela tende a se tornar mais atraente para o público, já que isso impacta diretamente a sua memória afetiva.
Se você chegou até aqui, deve ter entendido a importância de investir em um Brand Awareness para fazer com que sua marca ganhe mais reconhecimento com o público. O próximo passo é aplicar as melhores estratégias, de acordo com a realidade do seu negócio, para torná-la mais forte diante ao mercado!
Quer aprofundar seus conhecimentos sobre marketing de conteúdo? Então, aproveite para conferir a principal tendência do Marketing de Conteúdo de 2018 para 2020!