Estratégia de comunicação empresarial: saiba por onde começar o seu projeto!

Post-its coloridos destacados no mural com estratégias de comunicação empresarial.

Estratégia de comunicação empresarial: saiba por onde começar o seu projeto!

Uma boa estratégia de comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O conjunto de ações e métodos que a sua empresa utiliza para se conectar com seu público é o que vai te ajudar a construir uma imagem adequada e solidificar a sua identidade para, consequentemente, gerar autoridade e conquistar credibilidade no mercado em que ela está inserida.

Um bom plano de comunicação deve funcionar mais ou menos como um mapa, que orienta as ações da empresa mostrando o caminho que elas devem seguir até o objetivo que você deseja alcançar. O projeto que vai conduzir todas as ações de comunicação da empresa deve ser criado levando em consideração fatores como a situação atual do negócio, o público-alvo e as principais metas do momento.

É muito importante que o projeto de comunicação também faça jus aos valores que a empresa quer transmitir aos clientes e conte com um plano que englobe campanhas institucionais, ações de branding, assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, presença digital, entre outras práticas. Mas você tem alguma ideia do que precisa saber, na prática, para dar o start no plano de comunicação que vai impulsionar o seu negócio? Venha com a gente e descubra!

  1. Defina seu posicionamento de marca

Antes de se comunicar com seu público, é preciso ter em mente o que exatamente você quer comunicar. Para tanto, é fundamental que você conheça bem sua empresa e sua marca. Mergulhe no conceito de identidade do seu negócio, entenda seu propósito, seus valores, seus diferenciais, quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Explore o histórico da empresa desde a sua fundação. Detalhe as atividades, produtos ou serviços, segmento de atuação, missão, o que ela representa para os consumidores e que emoções pode despertar. O posicionamento e a identidade de uma marca precisam estar alinhados aos objetivos e propostas da empresa para que seja possível passar a mensagem correta ao seu público.

  1. Defina seus objetivos

Por que você quer criar uma estratégia de comunicação para a sua empresa? Qual o seu propósito? Que metas e objetivos você pretende atingir? Você tem algum problema ou questão que precisa ser resolvido por meio da comunicação? Quais são as métricas que fazem sentido para você? Definir com clareza os objetivos macro e micro da comunicação do seu negócio é um passo importantíssimo para a criação de um projeto eficaz. Estabeleça os resultados que você quer que sejam alcançados em curto, médio e longo prazo. Uma dica boa é definir objetivos SMART. A sigla é um acrônimo para specific (específico), measurable (mensurável), attainable (atingível), realistic (realista) e time-bound (temporizável).

  1. Determine e segmente seu público-alvo

Uma das etapas primordiais para criação da estratégia de comunicação é entender e definir quem são os seus potenciais clientes. É preciso conhecer o grupo de pessoas com quem você vai falar, entender os fatores demográficos, sociais e econômicos, quais são os seus valores e as suas dores, o que você pode fazer para ajudar, como funciona o comportamento de consumo e qual o estilo de vida e atitude perante o produto ou serviço que você oferece. Com o público-alvo bem estabelecido, torna-se possível segmentá-lo para planejar uma comunicação de forma direcionada, falando de maneira personalizada com os diferentes grupos do seu público para alcançar de maneira assertiva cada um deles.

  1. Entenda o mercado em que sua empresa está inserida e qual sua posição nele

Entender o mercado em que seu negócio está inserido e conhecer seus concorrentes e as ações que realizam de forma bem-sucedida é muito útil para avaliar de que maneira é possível se destacar no segmento. Também é fundamental entender a dimensão atual e potencial da sua empresa nesse mercado para, assim, estruturar as perspectivas futuras. Faça uma análise da situação atual do seu negócio, entenda o posicionamento, os canais utilizados, o tipo de mensagem que passa para o público e qual a imagem que ela tem entre os potenciais clientes. De posse dessas informações fica muito mais fácil planejar as ações estrategicamente para transformar ou potencializar seus projetos de comunicação com o objetivo de impulsionar seu negócio, seja gerando vendas ou fidelizando consumidores.

  1. Determine o orçamento a ser usado para a comunicação

Quando pensamos em uma estratégia de comunicação, é importante ter em mente que existem custos, e tão importante quanto entender esses custos é saber quanto você pode gastar. Sabendo exatamente quanto dinheiro você tem disponível para investir em comunicação, fica muito mais fácil distribuir a verba de forma mais inteligente, estabelecendo de maneira bastante objetiva o retorno sobre investimento (ROI) de cada ação.

É claro que existem muitos outros passos importantes e etapas a serem cumpridas na elaboração de um bom projeto de comunicação, mas essas são as cinco primeiras coisas que você precisa ter em mente antes de passar para as próximas etapas. Quando você entende a sua empresa e o mercado em que ela está inserida, conhece seu público e tem os seus objetivos e orçamento bem definidos, todos os caminhos se abrem para a criação de estratégias de sucesso. 

Na GDM, temos uma equipe pronta não apenas para te ajudar a entender o seu consumidor, por meio de sondagens exploratórias, e analisar em detalhes a sua jornada de decisão de compra, mas também para, a partir da combinação de criatividade, dados e conhecimento do comportamento humano, criar, junto com você, estratégias alinhadas com os seus objetivos e com o mercado em que você está inserido, sejam quais forem os desafios do seu negócio.

Duda Menezes

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