Metaverso e Marketing Digital: O futuro é agora!
Desde que Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da gigante Facebook para Meta e revelou mais detalhes sobre o seu novo e audacioso projeto, a criação do Metaverso, uma espécie de realidade virtual onde os usuários poderão viver dentro de um universo digital com a ajuda de inteligência artificial, realidade aumentada e diversos outros elementos de tecnologia, o mercado do marketing digital entrou em polvorosa.
É claro que as especulações sobre realidade virtual e universos digitais não são nenhuma novidade. Filmes de ficção científica como Matrix e Jogador Nº1 já haviam jogado luz sobre o tema e fomentaram expectativas sobre a possibilidade no mundo inteiro e não apenas no mercado de tecnologia. Porém, o anúncio oficial de Zuckerberg foi um verdadeiro salto no caminho da transformação da ficção em realidade.
O que é o Metaverso na prática?
A verdade é que essa é uma pergunta que ainda não pode ser precisamente respondida, já que o Metaverso não existe de fato. O que temos hoje são versões de teste de “infraversos” ou “subversos“, representados por espaços virtuais 3D que permitem experimentar parte do que se espera do Metaverso.
Gigantes da tecnologia, como a Microsoft, Apple, Fortnite e Roblox, além da própria Meta, estão apostando em uma nova realidade tecnológica e criando iniciativas que vão desde as que se limitam a fazer uso de tecnologias mais imersivas, passando por jogos, escritórios e e-commerces criados em ambientes 3D ou por meio de realidade aumentada, inclusive aplicativos que criam realidades virtuais alternativas.
Ou seja, a pergunta correta é: O que será o Metaverso?
Como esse universo virtual funcionará e afetará a vida das pessoas e os mercados mundiais?
Em síntese, o Metaverso abrange todas as áreas da existência humana, desde entretenimento, educação, jogos, viagens, negócios, vendas e comércio. Esse universo virtual tentará promover uma rota de fuga da realidade, onde poderemos construir uma vida digital. Nesse “mundo paralelo”, teremos nossa própria casa, roupas digitais e a possibilidade de fazer muitos amigos ao redor do mundo.
Ainda existe um longo caminho a ser percorrido até que o Metaverso seja uma realidade. O próprio Mark Zuckerberg disse em seu discurso de lançamento da plataforma que pode levar de 5 a 10 anos para que os recursos dessa nova realidade virtual se tornem comuns. No entanto, algumas das principais ferramentas que serão usadas no futuro já estão disponíveis, como as velocidades de banda larga ultra rápidas, os fones de ouvido e óculos de realidade virtual e os mundos online persistentes que já estão em funcionamento, por exemplo. Além disso, diversos outros gadgets, como luvas, sensores e capacetes estão em desenvolvimento.
O Marketing do Metaverso
Agora que já entendemos o que está por vir, ou pelo menos parte do que está por vir, vamos ao ponto principal desse texto: Como a criação do Metaverso vai impactar o universo do marketing digital?
São infinitas as possibilidades de respostas para essa questão e incontáveis as oportunidades para o marketing digital dentro de uma realidade virtual universal! A transformação, mesmo que a longo prazo, será revolucionária. Da mesma maneira que o surgimento da internet gerou uma verdadeira revolução na maneira como se fazia marketing antes do digital, transformando algumas mídias em obsoletas e mudando completamente a forma como as pessoas se comunicam, o Metaverso levará o que chamamos hoje de digital a um novo patamar, afinal ele é o futuro da internet!
O Metaverso é uma nova maneira de experienciarmos a internet em diversas esferas. Uma realidade unificada virtual permitirá uma interação mais confortável com seus clientes, pois eles possivelmente estarão felizes neste mundo cibernético para conversar sobre negócios ou até mesmo comprar algum de seus produtos ou serviços. Isso mesmo, comprar! Na apresentação do Metaverso, Mark Zuckerberg garantiu que os usuários poderão comprar tanto produtos virtuais quanto físicos graças às plataformas Horizon Market Place.
Mercados como o imobiliário poderão disponibilizar visitas virtuais aos seus imóveis, sem a necessidade de se encontrarem no local, o que agiliza os procedimentos e gera maior conforto para ambas as partes. Eventos serão realizados virtualmente sem todas as limitações da vida real, como tamanho, capacidade, meios de transporte, entre outras questões.
Case Vans
Em suma, o Metaverso oferece às marcas e empresas a oportunidade de anunciar seus produtos de uma forma que seria inatingível no mundo real e isso já é uma realidade. Por exemplo, a marca de skate Vans criou, em 2021, no Roblox (MMORPG e MMOSG baseado em mundo aberto, multiplataforma e simulação do multiverso, que permite aos jogadores criarem completamente seus próprios mundos virtuais), um skatepark virtual onde os jogadores ganham pontos que podem resgatar em uma loja virtual para personalizar seus avatares. Até agora, a ação já atingiu nada menos do que 48 milhões de visitantes.
Case Gucci
Outro exemplo é a marca de luxo Gucci, que já abriu um Gucci Garden na mesma plataforma: um complemento virtual para a experiência do mundo real que eles haviam criado antes em Florença, Itália. A marca também já lançou um par exclusivo de tênis digital projetado pelo seu diretor criativo Alessandro Michele, chamado Gucci Virtual 25, que pode ser usado em aplicativos parceiros como Roblox e VRChat.
Case Balenciaga
Outra marca de luxo, a Balenciaga, criou seu próprio videogame como plataforma para mostrar uma coleção recente. O “Afterworld: The Age of Tomorrow”, criado em parceria com a Unreal Engine, da Epic Games, vai muito além do lançamento de uma coleção, tornando- se uma experiência jamais criada por outras marcas.
Esses são apenas alguns exemplos de possibilidades que uma plataforma como o Metaverso pode oferecer para que as marcas sejam mais criativas e atinjam de maneira diferenciada muito mais pessoas do que seriam capazes se estivessem limitadas ao mundo real. Vale lembrar que o Metaverso está ativo o tempo todo, existe em tempo real, é um universo independente e totalmente funcional e contém conteúdo gerado pelo usuário.
Como branding, marketing e publicidade no Metaverso são uma novidade, criar e veicular uma campanha em realidade virtual pode ser uma grande oportunidade, ainda mais se o seu público-alvo é antenado e ligado à tecnologia, talvez seja hora de investir. Acima de tudo, é fundamental pensar de forma criativa e usar o engajamento como seu principal KPI.
O futuro é agora!
Para quem não quer ficar de fora dessa tendência, este é o momento para pensar na melhor maneira de se envolver com o Metaverso – seja construindo uma equipe interna, uma loja, um escritório no Metaverso ou contratando uma agência para te ajudar a se conectar com as pessoas por meio desse universo virtual com oportunidades ilimitadas. Nós, da GDM, estamos de olho no futuro, prontos para auxiliar nossos clientes com inovação, criatividade e resultados! Vamos conversar?