Profissionais de marketing num mundo remoto: dicas para manter uma equipe motivada e produtiva

Garota usando óculos e blusa listrada mexendo em seu notebook sentada no sofá de sua casa.

Profissionais de marketing num mundo remoto: dicas para manter uma equipe motivada e produtiva

Apesar de terem tido sua consolidação acelerada pela pandemia, os formatos de trabalho remoto e híbrido não são exatamente novas modalidades que resultaram exclusivamente do surgimento da Covid-19. A busca por horários flexíveis e pela liberdade de poder gerir por conta própria o tempo, evitando gastos e atrasos com deslocamentos, que o trabalho remoto proporciona já era uma forte tendência do mercado, criada pela transformação digital, muito antes da pandemia.

Não à toa, uma recente pesquisa da Workforce Futures revelou que 83% dos entrevistados acreditam que não precisam de um escritório para serem produtivos. Outro levantamento, da FlexJobs, concluiu que o trabalho remoto aumenta o moral e a produtividade dos funcionários. Neste último estudo, 75% dos funcionários que trabalham remotamente relataram ter menos distrações em home office, 74% afirmaram ter menos interrupções de colegas e 71% reduziram o estresse relacionado ao gasto de tempo com deslocamento.

No setor de marketing especificamente, a preocupação principal dos líderes com o trabalho híbrido é que ele possa atrapalhar as interações sociais entre os membros das equipes. Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, que entrevistou 350 executivos de marketing do Brasil e do México, revelou que eles temem que, ao passarem parte do tempo trabalhando a distância, os profissionais possam não se sentir tão à vontade uns com os outros, o que, por consequência, poderia prejudicar os processos criativos.

A prioridade para tais líderes em 2023 será encontrar maneiras de auxiliar os funcionários na adaptação à nova realidade e garantir entregas profissionais criativas e um ambiente saudável. Entre os entrevistados pelo LinkedIn, 81% afirmam que buscarão encontrar novas formas de trabalhar junto às suas equipes. Além disso, para conseguir liderar seus times com eficiência, esses mesmos profissionais apontam como habilidades essenciais a empatia (54%), a adaptabilidade (51%) e a integridade (42%). E eles têm razão.

Apesar dos muitos prós, o trabalho remoto pode, de fato, fazer com que a equipe de marketing se afaste e perca de vista os objetivos e a visão organizacional. Portanto, para que essa nova realidade funcione, é ainda mais fundamental um líder forte, que possa inspirar seu time a se manter unido e criativo e atingir suas metas. É importante ressaltar que isso é, sim, totalmente possível, já que as principais habilidades de marketing são atemporais e adaptáveis aos mais diversos ambientes e realidades.

A capacidade de pesquisar, analisar e entender as necessidades mais importantes dos clientes, por exemplo, pode ser usada na realização de campanhas digitais ou não, independentemente da natureza do trabalho. O mesmo acontece com a habilidade criativa, que vai se adaptar e ser imprescindível, independentemente do canal usado para a criação das estratégias de marketing. O home office pode até ter transformado o dia a dia e a forma como as tarefas são realizadas, mas a natureza do marketing segue imutável e pode ser facilmente adaptada ao novo modelo de trabalho. Para te ajudar na adaptação, reunimos algumas dicas valiosas para que você consiga manter sua equipe produtiva e motivada em ambiente remoto.

 

  1. Seja um líder, e não um chefe espião

Ser líder não é monitorar e controlar cada passo dos membros da sua equipe. Uma boa liderança passa por definir prioridades e expectativas claras, estabelecer uma direção estratégica e confiar em sua equipe de marketing remota. Desenvolva metas e concentre-se nos resultados. A prioridade do líder remoto é garantir que os canais de comunicação e o modo de trabalho sejam claros para todos, permitindo que eles contribuam positivamente para os objetivos do negócio. É claro que é preciso definir horários, regras e prazos de entrega, mas isso deve ser feito sem o uso de táticas de controle e pressão, que geralmente saem pela culatra em um ambiente de trabalho remoto.

 

  1. Repense e renove suas estratégias de comunicação

A comunicação entre os líderes e membros da equipe é justamente um dos desafios do trabalho remoto. Para evitar que a equipe se disperse e fique desmotivada, é imprescindível que exista uma adaptação das estratégias de comunicação para o formato de trabalho virtual. Hoje em dia, existem no mercado inúmeras ferramentas pensadas para melhorar a integração de equipes remotas. Desde grupos no WhatsApp, passando por videoconferências, até aplicativos e softwares específicos para gestão de trabalho remoto, existem diferentes maneiras de transferir as reuniões e procedimentos presenciais para o universo digital. O importante mesmo é que a comunicação e a integração da equipe sejam mantidas de forma rápida e eficiente. Nenhum membro do time deve se sentir sozinho ou menos importante. Não é porque as pessoas não estão fisicamente lado a lado que o espírito de equipe não deve ser incentivado. Ao contrário, para ter sucesso nessa jornada, é fundamental criar uma verdadeira equipe remota, e não ter um grupo de profissionais isolados trabalhando cada um de sua casa.

 

  1. Invista no desenvolvimento profissional de cada membro do seu time

O marketing está sempre em transformação, e estar disposto a aprender, a evoluir e a se desconstruir é fundamental para que os profissionais do futuro possam criar estratégias adequadas às novas realidades. Uma mentalidade aberta, sempre comprometida com o aprendizado contínuo, é o que garante que um profissional seja capaz de se adaptar e se desenvolver, por isso investir no desenvolvimento profissional dos membros de uma equipe de marketing é fundamental para aprimorar sua atuação e mantê-los atualizados em relação às habilidades e conhecimentos específicos do setor e, assim, eles possam se adaptar melhor a mudanças como o formato de trabalho remoto. Uma recente pesquisa da Association for Talent Development revelou que as organizações que investem de forma pesada no aprendizado dos funcionários têm uma renda 218% maior do que as empresas que não oferecem treinamentos. Além disso, a formação contínua é um importante fator motivador para os colaboradores e os ajuda no cumprimento de metas e entrega de resultados, independentemente do modelo de trabalho.

 

  1. Comemore os resultados e conquistas

Uma das vantagens do trabalho presencial são as inúmeras oportunidades de interação em que os membros da equipe podem compartilhar resultados e conquistas, celebrando juntos o sucesso das jornadas. Isso é algo que ajuda a manter a equipe unida e motivada e, portanto, é importante que tal energia seja transferida de alguma maneira para o modelo de trabalho remoto. Lembre-se de começar as reuniões sempre destacando bons resultados, celebrando o sucesso e reconhecendo os esforços do seu time. Permita que os membros da sua equipe de marketing compartilhem, mesmo que virtualmente, suas conquistas para inspirar os colegas e motivá-los a alcançar mais. Valorizar o trabalho do seu time, reconhecer e recompensar de alguma maneira os bons resultados é uma excelente maneira de manter o time motivado e inspirado, tanto no trabalho remoto quanto no presencial.

Duda Menezes

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