Você já sabe qual é a sua próxima estratégia de marketing?

Você já sabe qual é a sua próxima estratégia de marketing?

Você vive com aquela sensação de que o seu negócio tem potencial de crescimento, mas falta alguma coisa para que ele realmente aconteça? A comunicação com o seu público-alvo não está rolando e você termina não sendo lembrado pelo consumidor na hora em que ele vai fazer a compra? É bem possível que o que esteja te faltando sejam boas estratégias de marketing. Afinal, nada mais verdadeiro do que a velha máxima “quem não é visto não é lembrado”.

Uma boa comunicação, estratégias de marketing eficientes e uma presença digital abrangente são extremamente importantes para que qualquer negócio seja bem-sucedido nos dias de hoje. Quando uma empresa usa recursos de maneira efetiva para entregar suas mensagens aos clientes em potencial e coloca em prática ações de marketing efetivas, o resultado, invariavelmente, são o retorno em vendas e o sucesso para o negócio.

Mas quais são as melhores opções de estratégias para quem está começando a buscar um plano de marketing que entregue resultados? Quanto e como eu precisarei investir? Por quanto tempo? O que é inbound e outbound marketing? Como funciona o marketing de conteúdo? O que é mais efetivo: investir em redes sociais, anúncios pagos ou e-mails marketing?

Para escolher o caminho mais eficiente para cada empresa é imprescindível que estejam bem definidas algumas informações básicas, que servirão de ponto de partida para a criação do plano de ações que fará com que seu negócio seja visto e lembrado e alcance as metas e objetivos. Ter uma visão clara sobre os seus objetivos e metas, saber exatamente quem são as pessoas com quem você quer se comunicar, definir uma identidade para a sua marca, entender o ambiente digital em que você está inserido e analisar os dados referentes à sua performance são alguns dos passos importantes para a criação de uma estratégia que funcione.

Vamos te explicar as diferenças entre Inbound e Outbound

Inbound e outbound são dois tipos diferentes de estratégias de marketing que podem ser usados por uma empresa. O inbound marketing chama a atenção dos consumidores e fixa sua marca por meio da criação de conteúdo relevante relacionado ao seu produto ou serviço. Ele funciona mais ou menos como o cheiro de perfume que o Pepe Le Gambá usava para atrair a gatinha por quem era apaixonado no clássico desenho animado, lembra? O conteúdo pode ser feito por meio de posts em blog, vídeos, podcasts, entre outros. Tanto faz, o importante é atrair e manter a atenção dos potenciais clientes.

Já o outbound marketing é aquela publicidade mais tradicional mesmo, que usa anúncios, tanto físicos quanto digitais, para conquistar novos clientes. Nesse caso, é como se você fosse bater de porta em porta oferecendo o seu produto e/ou serviço e contando aos potenciais consumidores que vantagens e qualidades eles têm.

O marketing de conteúdo é um bom exemplo de inbound marketing e pode ser usado para conectar pessoas à sua marca por meio do compartilhamento de informações relevantes que te ajudam a conquistar a confiança dos clientes, gerando resultados mais rápidos e eficientes. A ideia é auxiliar os consumidores em todo o processo de compra para, assim, atraí-los de forma natural e espontânea, aumentando o número de conversões. Mas aqui é importante sempre lembrar que a ideia não é ficar vendendo seus produtos, mas levar valor para o possível cliente (ajudando-o a resolver seu problema) e, dessa forma, conquistá-lo.

No caso das redes sociais, além da facilidade de criação de perfis, uma das principais vantagens é a possibilidade que você terá de se comunicar com milhões de pessoas ao mesmo tempo. Além disso, essas mídias têm ferramentas de segmentação que permitem que você consiga atingir exatamente quem está procurando atrair. Os anúncios pagos para um público segmentado, tanto nas redes sociais como no Google, são uma boa opção de outbound marketing. Por isso, não basta apenas criar um perfil, é preciso construir um planejamento que faça com que essa presença digital realmente traga retorno para a sua empresa.

Com uma boa pesquisa de mercado e profissionais que sejam experts no assunto, é possível entender exatamente que estratégias farão com que o seu negócio seja impulsionado e alcance o sucesso para qual tem potencial. Principalmente no meio digital, estar presente de maneira positiva pode fazer toda a diferença na hora que o público for escolher entre você e seu concorrente. Quando suas ações de marketing atingem os consumidores, sua marca fica mais forte e, consequentemente, é lembrada quando uma necessidade de consumo surge. Uma boa estratégia de marketing é o que permite investimentos mais certeiros e resultados mais efetivos.

Não há fórmulas prontas, verdades absolutas ou uma estratégia melhor ou pior que a outra. O que existe é a estratégia mais adequada para o seu negócio e para os seus objetivos. E é exatamente essa a função da GDM! Estamos aqui para entender o seu consumidor por meio de sondagens exploratórias, analisar em detalhes a sua jornada de decisão de compra e, dessa forma, descobrir o que ele quer (ou precisa) ouvir, reduzindo suas angústias e ansiedades ao longo de todo o processo. Entre em contato e descubra o que podemos fazer pela sua empresa!

 

Agência GDM