Você sabe mesmo como conquistar a confiança do seu consumidor?

Você sabe mesmo como conquistar a confiança do seu consumidor?

De acordo com dados recentes da Fundação Getúlio Vargas, a confiança do consumidor teve um índice de 93,2 em 2018. Um resultado surpreendente quando comparado aos anos anteriores.

No entanto, embora a confiança do público com as marcas tenha crescido, muitas empresas ainda têm dificuldade de conquistá-la por não compreenderem que, acima de tudo, os clientes querem ser valorizados e respeitados. A seguir, listamos algumas dicas para ajudar você a passar por esse desafio! Confira!

Valorize os clientes fies

O sucesso de um negócio não se trata apenas de converter novos consumidores com estratégias de atração, mas também saber valorizar aqueles que estão sempre comprando com você.

A confiança aumenta quando a marca demostra que realmente de importa com seus clientes fiéis. Uma forma de fazer isso é oferecendo vantagens e prêmios para o seu público mais constante.

Uma prática muito comum para agradecer a preferência de compra é distribuir brindes de produtos relacionados ao negócio. O cliente não apenas fica feliz com a ação, como se sente valorizado, a ponto de divulgar a marca para amigos e parentes.

Esteja sempre disponível

Ter várias comunicações alternativas — mídias sociais, por exemplo — é algo fundamental para melhorar a comunicação entre o público e a marca.

A empresa precisa se mostrar disponível para tirar dúvidas, receber críticas, resolver problemas de produtos e até mesmo fazer o direcionamento correto para outro meio de comunicação interno. Vale destacar que essa função deve ser feita por uma equipe altamente capacitada no atendimento ao cliente – afinal, de nada adianta disponibilizar diversas formas de contato e não oferecer um serviço de qualidade.

Com uma comunicação rápida e eficaz, apresentar novos lançamentos, interagir e estreitar relações com o público-alvo e, principalmente, conquistar a confiança dos clientes se tornam ações muito mais naturais.

Seja transparente

É normal encontrar empresas com dificuldade em ser transparentes com o cliente — mesmo sendo um aspecto essencial para sua confiança. Os consumidores de hoje são inteligentes e sabem quando a marca não está sendo completamente verdadeira.

A empresa só tem a perder quando faz promessas que não pode cumprir. Além do público perceber rapidamente — seja por achar a propaganda muito especulativa, seja conferindo resenhas sobre a marca nas redes sociais, como Youtube, Instagram, Linkedin etc. — ela pode perder a fidelidade de uma parcela de clientes e ainda se envolver em uma série de problemas legais.

Honestidade é a palavra-chave para conquistar a confiança do cliente. Sempre tenha isso como base na hora que for atender ou anunciar um produto.

Comunique-se de forma clara

É fundamental ter uma comunicação clara e objetiva com o público. Além de construir um ambiente de alta confiança para o cliente — diminuindo o risco de criar algum mal-entendido — a clareza ainda gera mais eficiência nos processos, constrói uma imagem de profissionalismo e responsabilidade pra empresa e é uma forma de demonstrar respeito.

Nesse sentido, é recomendado que a organização desenvolva estratégias para tornar a comunicação mais simples e aberta.

Uma forma de dar mais clareza à comunicação do negócio é divulgando todas as contas das mídias sociais para que os clientes possam conferir lançamentos, promoções, descontos, sorteios, abertura de novas unidades etc.

Em suma, a confiança do consumidor é conquistada quando a marca sempre o coloca em primeiro lugar. Independentemente das vendas e do lucro, o importante é oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

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Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM