O que uma consultoria de marketing pode fazer pela minha empresa?
Os empreendedores de sucesso sabem que um posicionamento mercadológico inteligente e eficaz, aliado a boas estratégias de vendas, é a chave para o crescimento dos negócios. Nesse contexto, seja para ampliar a carteira de contatos, fidelizar clientes, atuar com maior competitividade ou dar destaque à marca no mercado, as companhias podem contar com uma consultoria de marketing para um trabalho mais bem orientado e ágil.
A seguir, abordremos informações importantes para você compreender melhor como uma consultoria pode alavancar seus negócios com foco em estratégias digitais, em especial quando se faz uma integração entre os setores de marketing e vendas. Acompanhe!
O que é uma consultoria de marketing?
Não é nenhuma novidade que o desenvolvimento de negócios exige experiência e conhecimentos que, muitas vezes, fogem da atividade-fim de uma empresa. Portanto, investir em uma consultoria externa de marketing significa dotar a organização da ajuda necessária para criar melhores condições de se conectar com os clientes e promover seus produtos ou serviços de uma maneira mais eficaz.
Esses serviços costumam utilizar a expertise de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como designers, publicitários, jornalistas e gerentes de projetos. Todos eles são capazes de auxiliar as empresas em suas tarefas de criação e implementação de estratégias de divulgação ou branding, com o objetivo de potencializar ao máximo seus resultados.
As consultorias podem ser oferecidas tanto por consultores independentes quanto por agências (digitais ou não) que atendam a companhias de pequeno, médio e grande porte. O trabalho deve envolver todos os processos, pois a confecção de produtos de qualidade, a prestação de serviços com excelência, um atendimento eficiente, o posicionamento correto de mercado e uma boa comunicação são matérias-primas para alavancar uma marca no mercado.
Dentro desse contexto, destaca-se a atuação de uma consultoria especializada em inbound sales ao unir os esforços dos setores de marketing e vendas. De um lado, essa parceria, que geralmente é feita com agências digitais, traz leads mais qualificados e prontos para a compra.
Por outro, promove um atendimento com eficácia no fechamento dos negócios. Tais técnicas têm sido bastante eficientes nos dias de hoje e gerado retornos interessantes sobre o investimento.
O que uma consultoria de marketing tem como objetivo?
O principal propósito de investir em uma consultoria de marketing é diagnosticar a situação atual da empresa. Para que esse objetivo seja alcançado, os profissionais costumam analisar todos os processos de marketing e vendas, a fim de constatar oportunidades de melhorias em cada estágio.
Todas as etapas do funil e os pontos de contato do cliente com a companhia são estudados. Isso inclui estratégias de e-mail marketing, engajamento nas redes sociais, conversão de landing pages e indicadores de performance.
Outra finalidade da consultoria de marketing é a elaboração de um planejamento estratégico que ajude a empresa a definir:
- os objetivos;
- as métricas;
- o cronograma de ações;
- os canais a serem usados;
- o público que deve ser atingido;
- a integração entre os setores de marketing e vendas.
Para tanto, os consultores analisam os processos do negócio, o ticket médio, a comunicação entre as equipes, a qualidade da geração de leads necessária para o alcance dos resultados esperados e as ações, entre outros aspectos importantes.
Um estudo de mercado, o desenvolvimento de personas (perfis de clientes ideais), a criação de um funil de marketing e a definição de estratégias de venda, além de um cronograma de ações, são outros pontos que devem constar no relatório final de uma consultoria de marketing. Vale lembrar que ele pode ser revisto ao longo do período de parceria.
Além de ter todo esse guia para a criação de melhores estratégias e campanhas de marketing, o aprendizado sobre conceitos e tendências é outro benefício de se investir em uma consultoria.
Quais são as vantagens desse serviço?
São inúmeras as vantagens e facilidades de se trabalhar com a consultoria prestada por uma agência digital (além dos pontos que já citamos até agora). Afinal, trata-se de um trabalho capaz de guiar todo o conjunto das ações de marketing e comunicação do setor de vendas. Ao contar com esse serviço, sua empresa ganhará acesso a itens como:
- aplicação de estratégias criativas, inovadoras e voltadas a oferecer as melhores experiências para seus clientes;
- técnicas e métodos necessários para realizar avaliações a respeito das atividades de marketing atuais, identificando problemas e propondo as soluções adequadas;
- capacidade de lidar, rápida e eficazmente, com quaisquer impasses que possam surgir durante suas campanhas de marketing;
- coleta e análise de dados, a fim de produzir relatórios detalhados, o que facilita o processo de tomada de decisão;
- comunicação regular com consultores, informando sobre as últimas tendências do mercado;
- alinhamento de diferentes setores da companhia, como marketing e vendas, por meio da execução integrada de projetos.
Quais as diferenças entre entregas de consultorias e agências digitais?
Uma agência digital coloca em prática os serviços online de marketing, como: SEO (Otimização para os Motores de Busca), links patrocinados, design, gestão de redes sociais e envio de e-mail marketing. Os valores, por isso, costumam variar de acordo com cada projeto e a quantidade de mídias gerenciada.
Essa é uma boa opção, pois o cliente conta com profissionais experts em suas áreas que o ajudam a tirar seus planos do papel. Mas, por outro lado, costumam ter preços mais elevados e nem sempre a comunicação é tão aberta.
Já as consultorias de marketing não operacionalizam os serviços digitais. O objetivo é ajudar o cliente a criar melhores estratégias e campanhas por meio de estudos de mercado, do estabelecimento de metas e de outras orientações, mas é sua equipe que colocará as ações em prática.
O serviço pode ser cobrado por horas trabalhadas, valor único ou recorrente, sendo que um dos benefícios é a aprendizagem dos colaboradores — que, aliás, precisam ser capazes de assumir suas atribuições. Se você tem ou pretende contratar um time ou profissionais de marketing em sua empresa, para operacionalizar e mensurar o sucesso das ações, saiba que uma consultoria pode ser o suficiente.
O que considerar antes de contratar uma consultoria?
A consultoria de marketing pode dotar uma companhia de conhecimentos valiosos, propondo novas abordagens para seus esforços de divulgação. Contudo, é importante que você escolha o parceiro certo.
Procure por empresas consolidadas e com portfólios de trabalhos, especialmente quando já tiverem experiência com os demais negócios do mesmo segmento em que você atua. Estude atentamente esses cases de sucesso, geralmente contados no site das companhias, e veja se de fato trouxeram resultados concretos a outros clientes.
Quando estiver pronto, marque um bate-papo com um dos sócios para ver se existe “fit” entre as empresas, ou seja, se há chances de vocês trabalharem juntos para melhorarem seus projetos.
Agora você já sabe como uma boa consultoria de marketing pode aumentar a qualidade de seus negócios, além de unir estratégias para uma melhor atuação do setor de vendas. Lembre-se de que a Agência GDMpode ser uma boa opção para alavancar sua empresa.
Que tal entrar em contato conosco e ver como podemos ajudá-lo? Será um prazer atender você!