5 livros de marketing que você precisa ler o quanto antes
O segredo dos grandes empreendedores para permanecer na rota de crescimento é não deixar que os seus feitos gerem acomodação. É preciso estar sempre em busca de melhores resultados — aprimorar técnicas e preocupar-se com a real satisfação do seu público. Nesse contexto, os livros de marketing representam uma ótima fonte para adquirir novos conhecimentos e experiências.
Quer algumas dicas das obras que não podem faltar na sua checklist? Acompanhe, neste post, 5 livros fundamentais do marketing que você precisa ler!
1. A Vaca Roxa, de Seth Godin
A Vaca Roxa, de Seth Godin, é uma obra clássica do mundo do marketing e de leitura obrigatória para os profissionais que desejam se destacar em um mercado altamente competitivo.
No livro, Seth salienta a existência do imenso volume de informações às quais os consumidores atuais têm acesso, e a repercussão desse fator na forma de as empresas planejarem e executarem suas campanhas de comunicação.
Seguindo o raciocínio, o autor enfatiza a importância da autenticidade para sobressair aos adversários, e, a partir daí, a adoção de estratégias de marketing eficientes a fim de alcançar o público-alvo e promover o seu engajamento com a marca.
2. As armas da persuasão, de Robert Cialdini
Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini dedicou-se ao estudo da persuasão. O autor compartilha em seu livro, explicações de como somos persuadidos, e oferece informações essenciais não só para quem vende, mas também para quem não quer comprar.
3. Contágio – por que as coisas pegam, de Jonah Berger
Jonah Berger é um conselheiro indispensável dos grandes profissionais de social media da atualidade, por isso, sua obra está entre os típicos livros de marketing que essas pessoas guardam na cabeceira.
E tal reconhecimento não é difícil de entender, já que, nessa obra em específico, Berger investiga quais são os fatores que influenciam na viralização de conteúdos, ou seja, o que os torna populares. Contexto no qual engloba-se todo tipo de material:
- vídeos;
- reportagens;
- notícias;
- boatos na Internet.
Então, ele explica ser uma questão de transferência de autoridade — quando as pessoas estão comentando ou compartilhando determinado produto ou serviço, gera uma sensação de credibilidade e isso impacta no processo de tomada de decisão, trazendo maior segurança ao realizarem uma compra.
4. Marketing 4.0, de Philip Kotler
A proposta de Kotler, agora junto à Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, é examinar as importantes transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0). No livro, eles mostram não só como a conectividade alterou de forma radical o modo como vivemos, mas como entender os caminhos do consumidor na era digital e adotar um conjunto novo de métricas e práticas de marketing.
5. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne
A ideia central do livro é instigar os leitores a desenvolverem estratégias de marketing capazes de criar espaços ainda não explorados e, assim, destacar-se da concorrência. Para tanto, Kim e Mauborgne estudaram os relatos de vários empreendedores bem-sucedidos e também de alguns que fracassaram.
A conclusão foi que as empresas vitoriosas tinham algo em comum: a criação de nichos de mercado. Não importa qual é a concorrência se você está sempre buscando inovar os seus caminhos.
Os livros de marketing são uma excelente alternativa aos profissionais de todas as áreas, isso porque não apenas enriquecem a bagagem de conhecimento, mas, principalmente, porque geram sintonia com as novas conjunturas do mercado e expectativas dos clientes.
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