Os 6 principais erros nas estratégias de precificação que você deve evitar!
Com o crescimento da concorrência no mercado, é normal que os empreendedores sintam-se preocupados. Mas, em vez de eles pensarem em uma solução, optam por aplicar uma estratégia de precificação errada, que acaba prejudicando o seu negócio.
Primeiramente, é importante você entender que o seu diferencial competitivo deve ir muito além do preço baixo, por isso, é importante cuidar para não cometer erros que possam colocar em risco o desenvolvimento do seu negócio.
Pensando em ajudá-lo, listamos os 5 principais erros nas estratégias de precificação que você não deve cometer. Venha conferir!
1. Não conhecer o seu público
Antes de qualquer atitude, você precisa definir qual será o seu público e entender o seu comportamento de compra para criar uma estratégia de precificação correta.
Se ele busca por produtos de qualidade, por exemplo, é possível trabalhar com valores mais elevados. Agora, se ele dá preferência ao preço baixo, é preciso pensar em uma forma de atraí-lo, sem aumentar os valores de seus produtos.
2. Não alterar gradualmente os preços
A economia brasileira teve seus altos e baixos nos últimos anos, e isso prejudicou os empresários, pois muitos não queriam mudar sua precificação por medo de perder mais clientes.
Mas, se não é mais possível manter o valor atual dos seus produtos, você precisa alterá-los gradualmente e não de uma hora para outra. Essa é a estratégia mais prudente, pois você poderá manter seus preços de acordo com os seus custos e a inflação, preservando a sua margem de lucro.
3. Desconsiderar todos os custos
Precificar o seu produto de forma aleatória é uma prática que jamais deve ser realizada. É preciso levar em consideração todos os custos da aquisição do produto e também as despesas com pessoal, aluguel, impostos etc.
Para que você faça uma precificação correta, é necessário analisar quantas vendas precisará fazer para cobrir todos os seus custos, até o ponto de o seu negócio começar a obter lucro. Esse será o seu ponto de equilíbrio para criar uma estratégia de precificação exata e justa.
4. Basear-se somente na concorrência
ou desconsiderá-la
Nesse caso, é preciso haver uma harmonia. A concorrência precisa ser observada para que você possa entender como os outros empreendedores precificam os seus produtos, para, então, possibilitar a elaboração de uma estratégia que beneficie a sua rentabilidade.
O que não pode ser feito é somente basear a sua precificação de acordo com os preços dos seus concorrentes. Se eles oferecem um preço mais baixo que o seu, é sinal que ele conseguiu um custo menor ou automatizou algum processo que permitiu que ele estabelecesse aquele determinado valor.
5. Precifique seu serviço
A oferta de serviços não implica apenas no uso de produtos, por isso, pode parecer muito mais difícil saber como precificá-los. Mas, existem sim bases sólidas para apoiar a definição do preço. Em resumo, para determinar o preço de um serviço é preciso levar em conta os custos que envolvem a prestação do mesmo, o valor agregado e a concorrência. Saiba mais em: Como precificar serviço.
6. Fornecer descontos e promoções sem sentido
Se você vai oferecer descontos ou promoções aos seus clientes, eles precisam ter um objetivo — seja para captar novos clientes, aumentar o ticket médio ou livrar-se do estoque estagnado.
Além disso, as porcentagens dos descontos precisam ser muito bem calculadas, para que o seu fluxo de caixa não seja comprometido. Caso contrário, o que era para ser uma estratégia para aumentar as vendas, transforma-se em prejuízo para a empresa.
A sua estratégia de precificação precisa ser sólida e realista. Tomar decisões desesperadas com o intuito de atrair mais clientes, sem pensar direito nas consequências, é uma prática que pode fazer com que a sua companhia encerre as suas atividades no mercado. Portanto, tome muito cuidado e siga as nossas dicas para não cometer esses erros no seu segmento.
Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida? Quer compartilhar suas experiências? Deixe nos comentários!
Marcelo Duprat
17 de janeiro de 2018 17:13Show de bola Zorzi !!!!!!
Texto bom e simples como feito por um bom Redator.
Com conteúdo absolutamente significativo como feito por um bom diretor de Marketing.
E com a visão moderna, corporativa e sutíl, como feito por vc.
Parabéns meu Amigo, meu Cliente, meu Orgulho.
Duprat