Saiba qual é a importância de humanizar sua marca nas redes sociais
Hoje em dia, sabemos que é praticamente impossível pensar em estratégias de marketing sem pensar nas redes sociais. São raras as pessoas que não possuem ao menos um perfil em alguma dessas redes.
Os seus clientes podem estar e estão presentes nelas. A internet modificou a maneira como se deve relacionar com as pessoas. Diante disso, você deve humanizar sua marca nas redes sociais cada vez mais.
Veja a seguir a importância de conhecer o seu público para uma estratégia de marketing humanizada nas redes sociais e também dicas para implementar uma estratégia ainda hoje.
O que é humanizar uma marca?
Aqui entre nós: você não se sente incomodado em conversar com alguém que não demonstra o que sente? Sem expressão, sem gestos, com respostas curtas e diretas, praticamente um robô. Pois bem, os seus clientes também se incomodam.
Assim como as pessoas, as marcas também precisam se expressar, conversar, dialogar diretamente com o seu público e a sua linguagem. É preciso contar e compartilhar histórias, ouvir e responder, conversar de igual para igual.
Tudo isso regado a um bom conteúdo valioso e relevante para o seu público — que o ajude a enfrentar os seus desafios diários — contribui para humanizar sua marca nas redes sociais.
Por que humanizar a marca?
Com a humanização, você personifica a sua marca com a intenção de estabelecer uma relação com o seu cliente ou potencial cliente.
As empresas devem criar soluções e estratégias para se relacionar com seus clientes de forma humanizada, pois o conteúdo institucional dificilmente motiva um usuário. Ele não interage muito com essas publicações porque não se sente representado.
Por isso, a importância de conhecer e traçar um perfil do seu cliente ideal. Tudo bem que ainda estará nas redes sociais com o objetivo de vender e divulgar os seus produtos e serviços, mas criando uma voz, um rosto, uma persona, estará falando de igual para igual com o seu público, tratando-o pelo primeiro nome, muito longe de ser uma máquina.
O que é preciso fazer para humanizar sua marca nas redes sociais?
Existe uma série de boas práticas e estratégias para poder humanizar a sua marca e se relacionar com o seu público. A seguir você vai encontrar algumas delas:
1. Tenha senso de humor
Uma das maneiras mais fáceis de se conectar com o seu público nas redes sociais é ter senso de humor. Você pode ser divertido, porém é preciso manter o controle e ter informações suficientes do seu público para não perder o foco. Microtestes podem ajudar.
2. Use linguagem cotidiana, simples e direta
Muitas pessoas, senão a maioria, estão nas redes sociais por pura diversão para interagir com seus familiares e amigos. Frases e slogans comerciais não vão ajudar. Seja mais despojado. Utilize a mesma linguagem do seu público.
3. Converse com o seu público
O público entra em contato com a sua marca para se manifestar e ser ouvido. Foi marcado em alguma postagem? Responda, converse, interaja. Dessa forma, você se aproxima do seu público.
4. Reconheça o seu erro
Da mesma forma que na relação entre pessoas, a sua marca também pode errar, mas o mais importante é reconhecer o erro e ser transparente com o seu público. Às vezes, as pessoas só querem um pedido de desculpas.
5. Ofereça conteúdo relevante
Um conteúdo, para ser relevante, precisa tirar as dúvidas e resolver os problemas das pessoas, entre outras coisas. Com isso, conhecendo muito bem os problemas cotidianos do seu público você pode oferecer soluções, criando um vínculo forte de relacionamento com a sua marca.
Portanto, para humanizar sua marca nas redes sociais, não basta apenas ter um perfil da sua empresa nessas redes, é preciso primeiramente conhecer o seu público e interagir utilizando a linguagem dele.
Conversar, ser transparente e oferecer conteúdo com soluções práticas para o seu dia a dia também ajuda o seu público a se engajar e ter um relacionamento mais humanizado com a sua marca.
Ficou alguma dúvida sobre como humanizar a sua marca? Tem algum exemplo que você já esteja aplicando? Gostaríamos de saber. Deixe o seu comentário abaixo para trocarmos experiências.