Manual de marca: o que é e por que ter?

Conjunto de trabalhos de branding.

Manual de marca: o que é e por que ter?

Você sabe o que é um manual de marca? Entende a importância do documento para o branding e marketing de sua empresa? Um manual de marca contém todas as informações básicas de padronização que devem ser usadas na comunicação de uma empresa, respeitando sua personalidade, desde o tom de voz da marca até a identidade visual e a aplicação gráfica em campanhas. “Ah, mas meu negócio é pequeno, não preciso desse tipo de manual.” Você está enganado. Toda empresa que quer ser bem-sucedida e ganhar espaço no mercado precisa de um manual de marca.

Uma comunicação coerente, que respeita a identidade e o tom de voz de uma marca, é simplesmente indispensável para qualquer negócio que tem a intenção de se estabelecer e fortalecer a presença de sua marca por meio de ações digitais, independentemente do tamanho. Respeitar tipografia, cores, aplicação de logotipo e a linguagem da marca, entre outros detalhes, garante a eficácia no trabalho de divulgação de uma empresa, permitindo que ela seja facilmente reconhecida pelo público.

Importância do manual de marca

A ideia é que o manual crie uma identidade para sua empresa, fixando, assim, a sua marca de maneira eficiente para ajudar o seu público a se conectar com a essência do seu negócio. Nesse sentido, o manual de marca é o que assegura a coerência na mensagem que você vai transmitir. Essa consistência é o que convence os potenciais clientes de que sua empresa é confiável e os ajuda a entender claramente o tipo de compromisso que você tem com o público. Isso tudo, claro, se reverte em lucro, em resultados.

Ignorar uma ferramenta tão importante como o manual de marca pode fazer com que você perca boas oportunidades de negócio. Uma comunicação inconsistente se reflete diretamente na confiabilidade da sua marca, podendo impactar negativamente as opiniões do público sobre a sua empresa e, consequentemente, diminuir o número de pessoas que decidirá comprar seus produtos ou adquirir seus serviços.

Mas, afinal, o que um manual de marca precisa ter para ser eficiente?

O manual de marca vai muito além das questões técnicas da identidade visual. Ele é uma espécie de guia que deve conter diversos elementos e instruções sobre como a empresa quer se apresentar para o mercado e em que pilares e valores se baseia sua atuação. É claro que a escolha do logo, das cores, tipologia e elementos visuais, como estilos de fotografia, ilustração, ícones, gráficos, entre outros, é parte fundamental do documento, exatamente porque ajudam a criar a imagem de uma marca, mas é imprescindível lembrar que tudo isso precisa ser criado tendo como ponto de partida a história da empresa, seus propósitos e sua personalidade na relação com o público.

Para desenvolver uma estratégia de branding que comunique a imagem de uma empresa, é importante ter como referência os princípios fundamentais da sua marca. Definir o tom de voz alinhado com a personalidade do negócio e a maneira certa de se comunicar com a sua audiência, para capacitar a equipe de marketing para a criação de conteúdos e campanhas, é uma das partes essenciais de um bom manual de marca.

Em qualquer estratégia de marketing, respeitar o posicionamento e o arquétipo da marca é exatamente o que gera o envolvimento e engajamento do público. Uma comunicação clara, transparente e fiel aos valores da empresa ajuda a aumentar a identificação dos consumidores, além de gerar reconhecimento e associação instantâneos.

O conceito do logotipo e suas aplicações também precisam estar muito bem explicados no manual de marca. Afinal, é essa a principal representação visual do seu negócio. Prever o comportamento do logotipo em diferentes situações e explorar versões diversas para sua aplicação é uma das funções do manual de marca, que sempre deve conter instruções sobre variações de cores e dimensionamento, além de pensar nas variações de aplicação em que são usadas apenas o símbolo ou só a tipografia.

E por falar em tipografia, é ela que define os padrões de fontes que são utilizadas na comunicação da empresa. Por isso, os manuais de marca sempre precisam incluir o estilo de letra e suas variações de forma (negrito, sublinhado ou itálico) e tamanho. Alguns documentos também sugerem fontes secundárias quando necessárias para diferentes aplicações e criam uma hierarquia de fontes a serem usadas em títulos, subtítulos e textos.

As cores também são elementos importantíssimos para o marketing, já que são comprovadamente capazes de influenciar de diversas maneiras nossas emoções, nossa razão e, até mesmo, nossos hábitos de consumo. Não é à toa que toda marca possui uma paleta de cores que garante a uniformidade em diferentes aplicações, indicando os códigos CMYK e RGB para direcionar o uso de tons nas representações gráficas, produtos, embalagens e o que mais for relacionado à comunicação da empresa. Portanto, o seu manual de marca deve, sim, definir uma paleta de cores.

Muitos layouts de campanhas usam fotos e vídeos, que também devem seguir um padrão em sua comunicação. Seja para produzir o material do zero ou fazer uso de bancos de imagem, o manual de marca precisa especificar as diretrizes sobre como as imagens devem ser editadas, quais cores devem apresentar e quaisquer outras orientações relevantes em relação ao estilo e a abordagem de vídeos e fotos.

Alguns manuais de marca também podem conter instruções de restrições quanto ao uso de elementos gráficos e formas de comunicação que não tenham absolutamente nada a ver com o propósito e valores da empresa, para que não restem dúvidas sobre o que devemos ou não fazer na hora de comunicar a identidade da marca. Com ou sem restrições, o importante é ter em mente que o manual de marca é uma ferramenta fundamental para manter a comunicação da sua empresa consistente e confiável. É ele o documento que ajudará a manter toda a equipe em sintonia com os requisitos e padrões da marca.

Na GDM, temos profissionais capacitados para criar, junto com você, não apenas um manual de marca, mas toda a identidade da sua empresa de acordo com as suas necessidades e o seu mercado. Acreditamos que, combinando criatividade, dados, conhecimento do comportamento humano e o comprometimento de toda a nossa equipe, podemos ajudar o seu negócio a crescer cada vez mais e atingir o seu potencial máximo.

Duda Menezes

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