Marketing digital e educação: será que essa combinação funciona mesmo?

Marketing digital e educação: será que essa combinação funciona mesmo?

A transformação digital gerou uma verdadeira revolução em nossos hábitos e costumes, impactando significativamente o mercado educacional. A maneira como os alunos brasileiros buscam cursos, instituições de ensino e materiais educativos hoje é totalmente diferente de como era há cerca de duas ou três décadas.

Para se ter uma ideia, durante uma conferência oficial do Google Brasil sobre educação, gestores e empresários do setor trocaram informações e concluíram que 50% dos estudantes usam sites de busca para comparar instituições ensino.

Agora pare e pense: sabendo que informações online sobre uma instituição influenciam até três vezes mais do que as fontes offline na escolha de um curso ou escola, qual é a melhor maneira de captar e fidelizar alunos em um mercado cada vez mais competitivo?

Como já falamos por aqui, o marketing educacional se tornou uma necessidade para o setor. O uso de estratégias de comunicação para atingir novos alunos, vender mais cursos e se relacionar com o seu público é fundamental para o sucesso de qualquer escola. Mas será que, em um meio tão ligado às tradições, o marketing digital é mesmo o melhor caminho?

Não tenha medo do novo!

Muitos gestores e donos de instituições de ensino têm receio de que a fugacidade do meio digital possa comprometer a confiabilidade e o tradicionalismo do seu negócio. Porém, em um mercado que está em constante movimento e expansão, a utilização do marketing digital e suas diferentes ferramentas de relacionamento para captar potenciais alunos e manter os atuais tornou-se, sim, essencial.

Para poderem se manter e crescer, além da captação, as instituições de ensino precisam também investir em ações de retenção de alunos, e as redes sociais, os blogs e os e-mails, entre outras, são instrumentos poderosos para atingir tais metas. Por meio de estratégias de marketing digital, sua escola poderá não apenas atingir maior visibilidade, mas também fortalecer o relacionamento com clientes, prospects e seus influenciadores, melhorando assim sua reputação diante do mercado e, consequentemente, aumentando o número de matrículas e diminuindo o índice de evasão.

No Brasil, 134 milhões de pessoas são usuárias de internet, sendo que 90% destas acessam a rede diariamente. Nesse cenário, a importância da presença digital de qualquer negócio se torna ainda mais do que óbvia. E é exatamente esse o papel do marketing digital em uma instituição de ensino: criar estratégias para utilizar diversos canais e atingir as pessoas em todas as etapas da jornada de compra.

Por onde começar?

Apenas ter um site não é mais suficiente. Uma estratégia bem estruturada é imprescindível para atrair o potencial aluno para a sua página e gerar oportunidades de interação e conversão desses visitantes em leads. Por meio do marketing digital é possível se relacionar e participar do processo de decisão do futuro aluno, cativando-o desde o início da sua busca por uma instituição de ensino ou curso.

Papéis que o consumidor pode exercer na jornada até a decisão final

Segundo Philip Kotler, existem cinco papéis que o consumidor pode exercer no processo que envolve a compra de um produto ou serviço. Em alguns casos, dois ou mais papéis podem ser exercidos pelo mesmo indivíduo.

  • Iniciador (aquele que evidencia a necessidade do serviço).
  • Influenciador (agente influenciador no processo de compra).
  • Decisor (aquele que efetivamente toma a decisão de compra).
  • Comprador (aquele que executa a operação de compra, que efetivamente paga pelo produto ou serviço).
  • Usuário (consumidor do produto ou serviço, aquele a quem o produto ou serviço se destina).

E como definir o público-alvo?

Para que você possa iniciar a implementação das estratégias de marketing digital na educação com eficiência, é importante que você tenha amplo conhecimento sobre o seu público-alvo.

Nesse quesito, criar personas vai auxiliá-lo a entender melhor seus potenciais clientes. Pode-se definir a persona como a caracterização de um ou mais indivíduos pertencentes ao seu público-alvo, ou seja, a exemplificação de pessoa(s) que você deseja matricular em sua instituição de ensino.

Aqui na GDM, por exemplo, nós traçamos o perfil do público-alvo da Panamericana Escola de Arte e Design e, a partir da criação dessa persona, aumentamos o percentual de alunos interessados trazendo para as comunicações um tom de voz mais dinâmico e criativo e uma identidade para a marca sempre amigável e otimista.

Tudo isso alinhado com conteúdos que transmitem positividade e simplicidade: ser informativa, concisa, otimista, motivadora e entusiasmada.

Agora que você já sabe como definir sua persona, como saber a melhor maneira de utilizar o marketing digital para alavancar sua escola e diferenciá-la da vasta concorrência?

Identificar seu público-alvo e entender suas necessidades é o primeiro passo para a criação de uma boa estratégia de marketing digital. Quando você sabe com quem está se comunicando, fica muito mais fácil entender a melhor maneira de atingir as pessoas.

Outro passo importante é entender muito bem o seu próprio negócio e estabelecer seus objetivos. Todo o histórico da sua instituição de ensino, a consciência do seu posicionamento, a dimensão de sua marca e a definição do seu propósito são informações fundamentais para o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing digital adequadas para a sua realidade.

Funil de vendas em Y para o mercado educacional

Criado para resolver os problemas de alinhamento entre os setores de vendas e marketing, o funil de vendas em Y é usado para unificar as estratégias de inbound e outbound marketing, possibilitando o acesso a cada etapa do processo de vendas.

Em uma instituição de ensino, o funil de vendas em Y pode ajudar a alavancar a geração de leads do seu negócio, aumentar seu ROI e a presença digital da sua marca, além de criar uma espécie de inteligência comercial para sua empresa, por ser uma forma simples de visualizar os leads e as oportunidades comerciais.

Por meio dessa metodologia, sua equipe poderá saber exatamente em qual momento da jornada seu potencial aluno está. A partir daí é possível posicionar sua instituição em todos os momentos dessa jornada, usando o inbound marketing para a atração, conversão e relacionamento com possíveis clientes e o outbound marketing para a captação, conexão e qualificação do lead por meio da “prospecção” ativa de possíveis clientes feita pelo time de vendas.

Como implementar o funil em Y:

  1. Identifique em quais canais seu público se encontra

Definidos seu nicho e sua persona, é preciso identificar onde seus potenciais alunos estão interagindo na internet. Nas redes sociais? Em que redes sociais? Apenas em buscas no Google? Logo, invista em conteúdos de qualidade (orgânicos e patrocinados) para os canais definidos. E sempre aposte no SEO (Search Engine Optimization).

  1. Utilize a automação de marketing

A automação de marketing torna as respostas aos clientes mais rápidas. Lembre-se de que e-mails são até 40 vezes mais efetivos na aquisição de novos clientes em relação ao Facebook e o Twitter juntos, segundo a consultoria McKinsey.

  1. Invista nos aplicativos de mensagens

Os aplicativos mensageiros, como o WhatsApp, são ferramentas de grande auxílio no momento de abordar o aluno. Ao longo do processo de nutrição de leads, é possível identificar quais estudantes estão qualificados para receber uma ligação do time de vendas ou uma mensagem de WhatsApp com link para a inscrição no curso de interesse, por exemplo.

Inbound marketing é um dos principais caminhos

O inbound marketing possibilita a criação de conteúdo relevante para fixar sua marca e engajar o público por meio de artigos, vídeos, páginas informativas, posts em redes sociais e outros formatos, inclusive, é uma das principais tendências do universo do marketing digital.

Atrair a atenção do seu público-alvo com conteúdo de qualidade pode conquistar o visitante, dar início a um relacionamento e aumentar sua taxa de conversão. Uma recente pesquisa sobre o marketing de conteúdo para educação revelou que instituições que usam essa estratégia conseguem até 34 vezes mais visitas a seus sites, gerando o dobro de leads.

Mas que tipo de conteúdo interessa ao seu público?

Por fim temos algumas dicas de temas interessantes para conteúdos voltados ao mercado educacional que podem ajudá-lo a atrair novos alunos para a sua escola:

  • testes vocacionais;
  • dicas de estudo;
  • roteiro de estudos para determinada prova;
  • motivos para fazer uma especialização ou curso específico.

E como a GDM pode ajudar você nessa jornada?

Ainda tem dúvidas de que o marketing digital é fundamental para o seu sucesso no mercado de educação ou precisa de ajuda para implementar as melhores estratégias para o seu negócio?

Aqui na GDM, temos um time de profissionais capacitados para entregar soluções que combinam criatividade com dados e conhecimento do comportamento humano. Juntos, podemos entender o seu público-alvo e alcançar os melhores resultados, atendendo às necessidades dos seus potenciais alunos.

 

Agência GDM

No Comments

Post a Comment