Marketing digital personalizado funciona mesmo? Como criar estratégias?
Em um mundo que se torna a cada dia mais impessoal, é natural que as pessoas passem a dar mais importância à pessoalidade e desejem ser mais do que apenas um número para as marcas que consomem, certo? Pois bem, atendendo a essa demanda, durante os últimos anos, os profissionais de marketing focaram suas estratégias na criação de experiências mais personalizadas para conquistar os clientes.
Os consumidores de hoje querem ser notados e ouvidos e não há melhor maneira de fazê-los se sentirem valorizados do que a personalização das campanhas. Foi assim que surgiu o chamado marketing personalizado, cujo objetivo é exatamente melhorar e estreitar o relacionamento das marcas com seus clientes, tratando-os como indivíduos, e não como números. Coleta de dados, análise de dados, segmentação e automação, tão importantes para o marketing em tempos de transformação digital, precisam ser usadas de maneira adequada para trazer resultados.
Mas o que é marketing personalizado na prática?
A personalização do marketing digital é uma ferramenta incrível que comprovadamente melhora os resultados de qualquer campanha, quando usada de maneira envolvente e autêntica. Os consumidores estão cada vez mais propensos a comprar de marcas que oferecem uma experiência personalizada. As pessoas precisam sentir que não são apenas mais um rosto na multidão, e a personalização faz com que isso aconteça. Quando as campanhas são personalizadas, a empresa parece saber intuitivamente sobre as necessidades dos clientes e como resolver os seus problemas.
A personalização requer uma combinação de dados, criatividade e esforços de marketing muito bem elaborados. Em uma época em que os algoritmos se tornaram famosos para o grande público, as pessoas já perceberam que basta pesquisar sobre um produto em um site e, de repente, magicamente, anúncios sobre o mesmo produto começam a pipocar em sites e mídias sociais. Todo mundo já sabe que isso não é uma coincidência.
A tática, que parecia genial há alguns anos, já não funciona da mesma maneira. Anúncios invasivos de grandes corporações deixaram um gosto amargo na boca dos consumidores. As empresas que coletam dados pessoais sem que o consumidor os compartilhe de maneira autorizada são consideradas invasivas e podem espantar os seus clientes. É preciso aprender como personalizar a experiência sem o uso de dados coletados de maneira não consentida.
Quando você usa informações sobre seus clientes que eles não sabiam que você havia coletado, ou sem ao menos conseguir de fato responder aos seus anseios e necessidades, é bem provável que o tiro saia pela culatra. Mas como fazer marketing personalizado de maneira assertiva sem parecer invasivo? Que tipo de estratégia pode ajudar a melhorar o relacionamento com os clientes e responder às suas necessidades reais? Venha com a gente que listamos a seguir algumas dicas valiosas!
Conheça seu público por meio de dados
Nós sabemos, acabamos de dizer que coletar dados sem a autorização do consumidor não é legal. Mas conhecer o seu público por meio de dados é fundamental para a personalização do seu marketing e há diversas maneiras de fazer isso de forma consentida. Quanto mais informações você coletar e mais detalhadas elas forem, mais direcionadas serão suas campanhas.
Envie perguntas periodicamente, comunique-se com seus clientes, crie formulários para que os consumidores possam informar seus interesses de maneira espontânea, analise o histórico de compras e acessos de cada cliente em seu site.
Quanto mais ações são realizadas em sua página, mais informações pessoais o usuário fornece. Aproveite-as para entender as necessidades e expectativas do seu público, podendo, assim, personalizar a comunicação do negócio. Nas redes sociais também é possível descobrir muitas informações sobre os seus clientes: onde e como eles compram, a que horas fazem check-in e os dispositivos que usam, por exemplo!
Segmente suas campanhas
Com todos os dados possíveis em mãos, construa diferentes personas e use-as para segmentar as ações, atendendo, assim, às necessidades exclusivas dos diferentes perfis do seu público. Provavelmente, toda a sua lista de clientes tem características em comum e por isso eles se interessam pelo seu produto e serviço, porém, dentro de um grupo de pessoas com um interesse comum, há sempre diversos perfis diferenciados.
A jornada do cliente, que abrange as diversas etapas que o consumidor percorre durante o processo de compra, do primeiro contato com a sua empresa até o pós-venda, pode ser uma ótima ferramenta para entender as diferentes personas que seu público-alvo engloba. A partir daí, você terá informações para personalizar e-mails, anúncios e experiências, garantindo que as pessoas vejam apenas o conteúdo e as ofertas mais pertinentes a elas.
Fortaleça seu relacionamento com os clientes
Lembre-se de que o principal objetivo do marketing personalizado é exatamente desenvolver interações mais pessoais e criar relacionamentos mais sólidos com os seus clientes. Esse tipo de comunicação permite que você fortaleça e estreite sua relação com o consumidor, tornando-se mais próximo dele.
Enviar um e-mail de agradecimento ou de aniversário, personalizar as páginas de destino e todo o site e acompanhá-lo no pós-venda de maneira mais personalizada são apenas algumas das estratégias de marketing personalizado que podem funcionar para impulsionar maiores conversões e vendas. Quando o consumidor se sente especial e lembrado, quando ele se sente à vontade no seu site ou aplicativo, ele fica muito mais propenso a voltar.
Seja transparente e verdadeiro
Uma recente pesquisa realizada pela empresa especializada Formation revelou que 83% dos consumidores estariam dispostos a compartilhar informações pessoais se soubessem quando e como tais dados seriam usados. Não tente coletar dados de maneira desleal e não invente desculpas para questionar os seus clientes. Seja sempre honesto em relação às suas intenções e verdadeiro em relação ao propósito da marca.
Quando você trata seus clientes da maneira que você gostaria de ser tratado, ele passa a confiar na sua empresa, e os seus resultados começam a melhorar. Ser empático com as necessidades e preferências dos clientes é um grande passo para aperfeiçoar o marketing personalizado das empresas.
Na GDM, temos profissionais preparados para entender o seu consumidor por meio de sondagens exploratórias, analisar em detalhes a sua jornada de decisão de compra e, dessa forma, descobrir seus anseios e necessidades. Dessa maneira, podemos unir conhecimento e criatividade na criação de um marketing personalizado, pensado para reduzir as angústias e ansiedades dos consumidores ao longo de toda a sua jornada de compra, melhorando, assim, os resultados do seu negócio. Entre em contato conosco!