6 características do CMO da próxima década.

6 características do CMO da próxima década.

As características do CMO atual mostram que a função está no centro da transformação digital das maiores companhias do mundo. Cada vez mais CEO’s buscam direcionar o CMO para algumas funções de TI.

Ficar atento a esse novo cenário é muito importante para se manter sempre atualizado. Neste post, falaremos sobre 6 características do CMO da próxima década. Confira!

1. Empregar a Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (ou somente AI) consiste basicamente no uso de modelos matemáticos para fazer previsões baseadas em dados.

As empresas conseguem, cada vez mais, empregar técnicas capazes de possibilitar que a AI tenha autonomia para raciocinar, tomar decisões e resolver alguns problemas.

Acredita-se por exemplo que, muito em breve, essa tecnologia será capaz de produzir vários textos voltados para o Marketing de Conteúdo. Nesse cenário, é fundamental que o CMO da próxima década esteja de olho nessa novidade.

2. Utilizar o Growth Hacking

Apesar de o nome que sugerir algo errado ou ilícito, o Growth Hacking refere-se à técnica de marketing que busca o crescimento rápido de uma estratégia ou projeto, além de a aquisição de novos clientes ou usuários por meio da experimentação.

O CMO da próxima década precisará estar antenado o tempo inteiro para achar esses “gatilhos experimentais”, que, ao serem utilizados, podem gerar um crescimento acelerado para o seu negócio.

3. Estar preparado para o Martech

A expressão “Martech” é a junção das palavras “marketing” e “tecnologia” (do inglês, “Marketing and Technology”).

Praticamente todos os profissionais de marketing digital — principalmente relacionados a startups e empresas com enfoque tecnológico — já estão envolvidos de alguma forma com o conceito Martech quando utilizam ferramentas digitais para melhorar a performance de alguma estratégia de marketing.

Em uma palestra no evento INBOUND 2016, promovido pela Hubspot em Boston, escutei pessoalmente de Ashu Garg, General Partner da VC Foundation Capital, que 10% das verbas de Comunicação das empresas em 2016 já tinham migrado para verbas de Tecnologia, e que esta é uma tendência em pleno crescimento.

4. Investir em softwares de automação de marketing

CMO’s gastarão cada vez mais dinheiro com softwares de automação com foco no crescimento da empresa.

Esse recurso permite analisar todo o resultado de uma estratégia de marketing. É possível integrar dados e identificar quais implementações trazem melhor retorno, gerenciar ações e até saber onde os usuários clicam.

O CMO do futuro precisa operar essas plataformas digitais para criar estratégias e analisar os resultados de maneira eficaz.

5. Entender o conceito e a aplicação dos robôs

A Inteligência Artificial vem substituindo muitos sites e aplicativos. Como exemplo, temos o Hipmunk, que é um esquilo simpático que ajuda você a encontrar horários de voos e reservar passagens.

O segredo por trás dessa ferramenta é a Inteligência Artificial, que permite uma conversa pelo messenger do Facebook. Segundo Dharmesh Shah, co-fundador da Hubspot, na próxima década as empresas investirão seu tempo e dinheiro desenvolvendo bots. Ainda de acordo com ele, esta é a próxima grande onda no universo da comunicação.

O CMO da próxima década precisa então entender esse conceito e a aplicação dos robôs para regular as suas estratégias de marketing e melhorar a experiência dos seus consumidores com a sua marca.

6. Aprender programação e adequar-se às características do CMO do futuro

A tendência é que a mídia se torne totalmente digital nas próximas décadas. Além disso, os aplicativos e robôs começam a dominar a cena. Assim, as equipes devem contar com um número cada vez maior de engenheiros.

Saber de programação é fundamental para o CMO dialogar com o time, entender as possibilidades e limitações de sua estratégia de marketing e integrar a equipe de maneira mais eficiente.

Gostou deste post que aponta as características do CMO da próxima década? Já está vendo as inovações acontecerem? Comente aqui o que você pensa!

Agência GDM