A era do mobile first já passou? Veja por que dar mais valor ao mobile only

A era do mobile first já passou? Veja por que dar mais valor ao mobile only

Você já ouviu falar sobre mobile first? A expressão, já bastante conhecida por profissionais de marketing digital, orienta muitos projetos de criação de sites. No entanto, há um termo novo: mobile only, que surgiu devido a mudanças de hábitos no comportamento dos consumidores.

Neste artigo, vamos explicar melhor esses conceitos e por que empresas precisam se adaptar. Acompanhe!

Mobile first e mobile only

Mobile first diz respeito ao desenvolvimento de websites que prioriza o layout para dispositivos móveis. Antigamente, os webdesigners costumavam criar páginas para computadores e laptops e, só depois, deixavam o design responsivo por meio da inclusão de códigos que adaptam o conteúdo às telas de tablets e smartphones.

No entanto, o uso de aparelhos celulares cresceu muito e, portanto, fez mais sentido que os layouts fossem criados primeiramente para dispositivos móveis, onde certos elementos eram priorizados (as limitações de tamanho de uma tela de celular, por exemplo).

E o que mudou? Bem, as pessoas passaram a usar ainda mais seus dispositivos móveis para acessar a internet. No Brasil, em 2017, a população que utiliza apenas o mobile com esse objetivo cresceu 9,1%, de acordo com o relatório Global Digital Future in Focus. Ainda segundo a pesquisa, esses internautas estão em segundo lugar no mundo, perdendo apenas para aqueles que usam mais de uma plataforma.

Assim, surgiu a expressão mobile only, que faz referência ao desenvolvimento de soluções digitais que, além de incluir apenas elementos essenciais, utilizam todo o potencial dos dispositivos móveis, incluindo funções como GPS e gestos multi-touch, para aperfeiçoar a experiência do usuário.

Relevância do mobile

Se os dispositivos móveis são tão importantes para o consumidor, naturalmente para as empresas também devem ser. Os smartphones e tablets são fontes riquíssimas de dados que, se bem utilizados, podem aperfeiçoar as campanhas de marketing.

Isso ocorre primeiramente devido à geração de insights sobre o público, sobretudo seus hábitos comportamentais e interesses. Esses dispositivos contêm muita informação valiosa para organizações ― os locais que a audiência visita, a que hora vai para a academia e que tipo de música gosta, por exemplo ― com base no uso de aplicativos e de seu histórico de localizações.

Se as empresas tiverem acesso a essas informações, podem criar campanhas de marketing mais bem segmentadas e alcançar o público de mais valor para a marca no momento ideal.

Há, no entanto, outro grande motivo para empresas orientarem suas estratégias digitais pelo mobile first, ou melhor, mobile only. Sites e aplicativos com boa navegabilidade e funcionalidade agradam os internautas, e esse valor, provavelmente, será atribuído à marca, o que é ótimo para as estratégias de branding. Explicaremos mais sobre isso a seguir.

Experiência do usuário

Quando um usuário encontra em um site rápido e funcional as informações que procura, sua experiência é valorizada e isso traz benefícios à empresa. A primeira vantagem é relacionada ao fortalecimento de sua marca, que passa a ser mais conhecida. Além disso, se o consumidor constantemente acessa suas páginas e consome conteúdo, é sinal de que conhece e aprova seus materiais. Outro benefício é um provável aumento das vendas, essencial para lojas virtuais.

Para proporcionar uma boa experiência ao usuário, é preciso, além de adaptar imagens e demais elementos à tela, utilizar todo o potencial e considerar as limitações desses dispositivos. A empresa deve fazer testes para avaliar aspectos como facilidade de leitura, boa disposição dos menus, rapidez de carregamento, espaço entre textos e elementos, excesso de anúnciose locais que exigem cliques.

E sabe quem aprecia que o usuário tenha uma boa experiência? O Google. O buscador dá preferência no ranqueamento a sites que carreguem rápido, tenham conteúdo relevante, baixa rejeição e páginas otimizadas para dispositivos mobile (quando a pesquisa é originada em um).

Você entendeu por que deve dar mais valor ao mobile only do que ao mobile first? As empresas precisam se adaptar à nova realidade de consumo a fim de proporcionar melhor experiência ao cliente, de acordo com seus hábitos.

Se você precisa aperfeiçoar as soluções digitais da sua empresa entre em contato com a Agência GDM! Você pode ligar para o 11 3064-0109, enviar um e-mail para contato@agenciagdm.com.br ou preencher o formulário online!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM