Psicologia do consumidor: marketing digital x clientes multitela
Com tanta informação, a persona de qualquer nicho de mercado não tem mais tanta paciência para o formato de propaganda tradicional. Ela também não está disposta a consumir algo de uma marca incoerente aos seus princípios. Talvez você esteja se perguntando como trabalhar para esse novo perfil de cliente: exigente, conectado e sempre bem informado.
A psicologia do consumidor estuda o comportamento de compra e como favorecer as vendas. A mudança de perfil do cliente, junto à transformação digital, aponta a importância de saber atrair a audiência e converter os leads em clientes. Essa técnica ajuda o marketing a acompanhar as tendências e a conseguir excelentes resultados.
Confira neste artigo como funciona o comportamento do consumidor no ambiente digital e como sua relação com a marca influencia na decisão de uma compra.
Quem é o cliente multitela?
Existem dois tipos diferentes de multitela: sequencial e simultâneo. No primeiro caso, o usuário pesquisa algo em um dispositivo, passando para outro para continuar sua navegação. Na segunda opção, a pessoa usa várias telas ao mesmo tempo. No Brasil, é mais comum o modo simultâneo — para se ter uma ideia, atualmente, 68% dos brasileiros usam o smartphone enquanto assistem TV.
Isso significa que a concentração do público está cada vez mais dividida, sendo mais difícil engajar a audiência. Acontece que tudo tem um lado bom e, no caso do fenômeno multitela, as campanhas que atraem os leads para outras plataformas têm maior conversão — uma campanha em vídeo, por exemplo, convidando o telespectador a visitar o site da empresa.
Em que devo focar para alcançar esse público?
Técnicas invasivas ou até mesmo agressivas não adiantarão! Esse perfil de cliente está sempre atento e usará o poder do novo formato de comunicação a seu favor. Ou seja, uma marca que ignora uma reclamação, por exemplo, pode ter a sua imagem ameaçada por críticas que rapidamente viralizam nas redes sociais.
Situações-problema existem e nem toda reclamação pode ser sanada. A preparação da sua empresa para cenários semelhantes pode ser feita com branding, que garante um relacionamento mais estreito e fiel com o público. A empresa O Boticário, por exemplo, produziu um vídeo chamado Colo de Mãe que criou uma conexão emocional e gerou quase 15 milhões de visualizações em apenas 4 dias.
Como usar a psicologia do consumidor para otimizar os resultados?
O apelo emocional citado no tópico anterior é um dos vários recursos usados no neuromarketing para melhorar os resultados. Antes de apresentar outras técnicas que você pode implementar, confira algumas características referentes ao comportamento deste novo consumidor:
- considera a opinião de especialistas;
- tende a compartilhar mensagens positivas;
- faz uma pesquisa online antes de comprar;
- confia em depoimentos de outros consumidores.
Para aplicar a psicologia do consumidor nesse novo mercado, você pode:
- conectar a audiência pelo fator emocional;
- estimular os sentidos — imagens, sons ou uma foto que apresente textura, por exemplo;
- montar uma comunidade nas redes sociais para aumentar a fidelização;
- manter a conversa próxima e com um tom próprio da marca;
- apresentar histórias que envolvem o público e geram identificação;
- criar um senso de urgência para incentivar as vendas.
Neste artigo, você conferiu como a psicologia do consumidor identifica o comportamento do cliente multitela e desenvolve um ciclo de vendas mais enxuto e eficiente. Afinal, conseguir a atenção desse público talvez seja mais fácil do que criar empatia.
Desenvolva ações que gerem emoção e deixe a marca única promovendo interações e um relacionamento verdadeiro com os clientes.
Agora que você conferiu essa grande oportunidade, aproveite para entender o que é mídia programática e como ela está diretamente ligada ao cliente multitela, impactando positivamente as vendas. Monte o planejamento adequado para as suas campanhas e tenha resultados de sucesso!
Marcelo Duprat
9 de julho de 2018 16:42Conforme já disse pro Abellan…
“_ a vontade q eu tenho era de ser um grande anunciante para poder entregar minha conta Publicitária pra vcs.
Tal a generosidade de compartilhar a informação assim como a clareza como ensinam os meandros desse novo Marketing q se descortina diante de nossos olhos.
Hoje sou um fornecedor da GDM e iniciei uma jornada na mais nova empresa de mídia OOH do Mercado.
Quem sabe num futuro, a parceria GDM/MODAL se torne uma grande associação de valores. Onde ambas empresas possam se beneficiar ???
Parabéns mais uma vez e q Deus continua abençoando essa empresa tão querida. ”
Duprat