Mídia programática: o que é e seus impactos na estratégia de marketing?

Mídia programática: o que é e seus impactos na estratégia de marketing?

As novas tecnologias têm mudado a forma como fazemos marketing, automatizando processos e assegurando mais precisão e rapidez nas atividades rotineiras da área — inclusive a compra de espaços publicitários. A mídia programática permite essa compra a partir de plataformas, que atendem os meios off e on-line.

Os publishers inserem nessas plataformas os espaços que têm para comercializar. Por meio de um cruzamento de informações e o processo de segmentação, é encontrado o target mais relevante para a sua mensagem. Antes, o anunciante pagava para aparecer em um determinado espaço; hoje, a mídia programática entrega o anúncio para o perfil desejado, onde ele estiver.

Continue a leitura e descubra os impactos da mídia programática na estratégia de marketing.

Otimiza as campanhas em tempo real

Com a mídia programática, não é preciso esperar pelo fim de uma campanha para mensurar os seus resultados e promover mudanças que a otimizem. Se uma determinada peça não alcança o desempenho esperado, você pode retirá-lo ou alterá-lo. Desse modo, é possível realizar testes de segmentação, layout e mensagem.

A compra do espaço pode ser feita a qualquer momento, ou seja, a otimização da sua campanha ocorre quando for necessária.

Segmenta com eficiência o público

Você é quem define o público que receberá os anúncios, ou seja, cada peça da campanha pode ser bem segmentada. Isso diminui as chances de impactar as pessoas que não são o alvo do seu produto ou serviço. Entre os critérios de segmentação, destacamos a região, características pessoais e até padrões de comportamento on-line.

Se a sua empresa comercializa, por exemplo, automóveis em São Paulo/SP, é possível capturar a atenção das pessoas que estão buscando informações na Internet para adquirir um carro na região.

Aproveita os micromomentos do consumidor

Os micromomentos acontecem quando o target expõe, de alguma maneira, as suas necessidades na Internet. Pode ser aquele momento em que ele pega o smartphone e realiza uma pesquisa no Google. Você pode aproveitar essas buscas para encontrar o seu público e apresentar uma solução personalizada.

Essa funcionalidade aumenta muito a segmentação das pessoas com a qual a sua empresa fala. Além disso, é um tipo de publicidade mais orgânica e menos invasiva.

Melhora a performance das campanhas

Todas as ações possíveis de serem feitas na mídia programática possibilitam que as campanhas alcancem um desempenho, no mínimo, dentro do planejado. Como é alto o poder de segmentação desse tipo de mídia, você entrega a mensagem para o público certo e otimiza os investimentos que são feitos no marketing da sua empresa.

A mídia programática gera uma grande quantidade de dados relevantes, portanto, não há mais desculpas para o desempenho ruim de uma campanha.

Reduz os custos e aumenta os investimentos

Ao invés de entregar a mensagem para um canal e esperar que o seu público a encontre, você direciona a sua propaganda diretamente para o target. Desse modo, são evitados os desperdícios que acontecem em outras mídias off e on-line. Essa redução de custos permite o aumento dos investimentos em marketing, que se transformam em novas vendas.

Observe como a mídia programática oferece ganhos significativos na estratégia de marketing da sua empresa. Considere-a como uma solução para atrair clientes e aumentar as vendas.

Gostou das informações? Deixe o seu comentário a seguir e aproveite para esclarecer suas dúvidas.

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM

Comment: 1

  • Marcelo Duprat
    9 de julho de 2018 16:39

    Olha Abellan, a vontade q eu tenho era de ser um grande anunciante para poder entregar minha conta Publicitária pra vcs.
    Tal a generosidade de compartilhar a informação, assim como a clareza como expõem os meandros desse novo Marketing q se descortina diante de nossos olhos.
    Hoje sou um fornecedor da GDM e iniciei uma jornada na mais nova empresa de mídia OOH do Mercado.
    Quem sabe num futuro, a parceria GDM/MODAL se torne uma grande associação de valores. Onde ambas empresas possam se beneficiar ???
    Parabéns mais uma vez e q Deus continua abençoando essa empresa tão querida.

    Duprat

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