Bê-á-bá do briefing: como agência e empresa podem juntas ter melhores resultados!
O briefing nada mais é do que uma espécie de mapa feito com o intuito de guiar a execução de projetos, campanhas ou estratégias de marketing.
Podemos dizer que ele é um conjunto de “instruções” para a realização de um trabalho, contendo informações importantes sobre o posicionamento da marca ou empresa.
Mas será que você entende a relevância de um briefing bem elaborado para o sucesso de um projeto? Sabe exatamente a melhor maneira de reunir os dados mais importantes para evitar falha de comunicação e alcançar bons resultados trabalhando em conjunto com uma agência?
É claro que não existe nenhuma fórmula mágica para a realização de um briefing perfeito. Até porque, para ser útil e assertivo, ele precisa se adaptar ao cenário em que está inserido e ao propósito para o qual foi criado. E para ajudar você a criar estratégias e campanhas ideais para sua empresa, reunimos uma lista de dicas e informações extremamente necessárias para o desenvolvimento de um bom briefing.
Um bom briefing faz tanta diferença assim no resultado de uma campanha?
A resposta é definitivamente SIM! Um bom briefing é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing. Ele é a base de qualquer trabalho, desde planejamentos e campanhas mais complexas até a criação de materiais simples de divulgação e marketing.
Para desenvolver qualquer projeto, a agência precisa conhecer bem a história de sua empresa, precisa saber o que exatamente ela quer comunicar, qual o seu posicionamento de marca, quem é seu público e quais os seus objetivos. Sem essas informações, que devem estar em qualquer briefing, fica impossível fazer um bom trabalho. Afinal, como atender às suas expectativas de maneira precisa se não as conhecemos?
Além disso, entender todas as informações sobre a história do cliente e o que ele pretende com o seu negócio serve de inspiração para a criação de campanhas e estratégias que atendam melhor aos anseios de cada empresa.
Quando o profissional de marketing conhece bem o mercado em que a empresa está inserida, o público-alvo e os objetivos de cada estratégia por meio de um briefing bem-feito, fica mais fácil ser assertivo para alcançar os resultados esperados.
Um bom briefing aumenta a satisfação do cliente
Quando os objetivos e o passo a passo do processo como um todo está bem definido desde o início, a chance de o projeto sair do foco, ter imprecisões em sua estratégia ou ruídos de comunicação que prejudiquem o trabalho é muito menor. É exatamente para isso que um bom briefing serve: nortear toda a equipe para que melhores resultados possam ser alcançados.
Quais informações um bom briefing precisa ter?
Agora que você já entendeu a importância de um briefing para o sucesso de suas estratégias, vamos à parte prática. Como fazer um bom briefing? Que informações ele precisa ter e quais são desnecessárias?
Primeiro de tudo, é bom saber que toda informação pode ser relevante. É claro que existem os tópicos principais que a agência precisa saber para ajudar a alcançar os melhores resultados, mas qualquer tipo de informação sobre uma empresa ou produto pode servir de inspiração e ajudar a dar boas ideias para a criação de uma boa estratégia. Por isso, é fundamental que os profissionais que cuidam do marketing de uma empresa sejam sempre muito bem informados sobre tudo o que acontece naquele universo.
Informações sobre a empresa
Reunir as informações básicas sobre a atual situação e história de sua empresa é o primeiro passo para a criação de um bom briefing. Conhecer o histórico do seu negócio, o posicionamento e a dimensão de sua marca, seus cases de sucesso, as políticas internas e externas da companhia, seus recursos disponíveis, seu propósito, potencial e objetivos é fundamental para o desenvolvimento de estratégias e campanhas adequadas para a sua realidade.
Tudo sobre seu produto ou serviço
Além de conhecer a empresa, é importante que a equipe de marketing saiba tudo sobre o produto ou serviço que você quer vender. O briefing também deve conter as informações sobre as características do produto ou serviço, como ele é produzido e distribuído, seus diferenciais, a percepção do mercado sobre o produto, o custo e a rentabilidade e sua capacidade de produção.
Dados sobre o público-alvo
Com quem sua campanha vai falar? Para criar os melhores conteúdos e estratégias, o profissional de marketing deve conhecer o público com quem estará se comunicando. Por isso é tão importante que o briefing contenha informações precisas sobre o seu consumidor. Faixa etária, classe social, poder de compra, escolaridade, profissão, hábitos de consumo, regionalidade, gênero, motivações, frequência… tudo o que você souber sobre seu público ajuda a fazer com que o marketing de sua empresa seja mais assertivo e efetivo.
Sobre o mercado de atuação e sua concorrência
Informações sobre o mercado em que sua empresa está inserida e sobre a concorrência também são relevantes para o desenvolvimento de boas estratégias. Conhecer as ações, projetos e cases dos concorrentes é muito importante para entender o mercado e se destacar nele. Por isso, dados como tamanho, evolução e dinâmica do mercado, quem são seus concorrentes diretos e indiretos e quais as principais estratégias de marketing e comunicação da concorrência fazem o briefing muito mais completo.
Defina seus objetivos
Qual é sua intenção com a campanha a ser criada? Você quer aumentar as vendas? Reforçar a imagem da sua marca? Comunicar um propósito ou estabelecer um posicionamento? Lançar um produto ou serviço? Aumentar sua participação no mercado? Tudo isso é possível por meio de estratégias e planejamento com foco no que deve ser feito para alcançar os resultados. Porém, é fundamental estabelecer um objetivo claro, que facilite o trabalho e a compreensão de todas as áreas envolvidas no projeto. Esse é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer trabalho ou estratégia de marketing, quiçá o mais importante passo!
Defina cronograma e orçamento
Agora que todas as informações relevantes para a criação de uma boa estratégia estão reunidas, é preciso definir prazos e orçamento para que ela se torne realidade. É muito importante que quem vai criar suas campanhas saiba exatamente qual a verba disponível para a execução do projeto e quando você precisa colocá-lo em prática. Assim, é possível criar um cronograma para a entrega de cada etapa e criar estratégias específicas para a execução do projeto.
Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para desenvolver um bom briefing e, assim, otimizar os resultados e todos os esforços da equipe de marketing que vai trabalhar para aumentar o sucesso de sua empresa. Como dissemos acima, cada briefing deve ser adaptado para a realidade de cada empresa e para os objetivos aos quais se propõe. Mas para ajudá-lo a montar o seu, a GDM criou um modelinho básico de briefing que você pode baixar aqui e ajustar de acordo com as suas necessidades. Aproveite! Baixe agora mesmo.