Como fazer um plano de marketing digital pensando em longo prazo?

Como fazer um plano de marketing digital pensando em longo prazo?

Atuar no digital é um grande desafio para as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Isso porque, nesse ambiente, elas são cobradas por ações imediatistas — reflexo da era da informação em que vivemos. Para esses casos, o plano de marketing digital entra como um meio que permite planejar e acompanhar processos, identificando e analisando todos os dados gerados pela internet.

No entanto, em um momento em que tudo é desejado para o agora, como realizar o planejamento em longo prazo? Neste artigo, levantamos os principais pontos que você precisa saber para fazê-lo com eficiência e garantir excelentes resultados.

Importância do plano de marketing digital

Hoje, o departamento de marketing digital é visto como uma das áreas mais importantes para negócios que visam atingir maiores resultados. Com atuação em um ambiente onde grandes mudanças ocorrem em períodos curtos, ações bem definidas serão responsáveis pelo sucesso de mercado.

Após a definição clara do planejamento, defenderemos quais estratégias deverão ser seguidas e como o público será atingido por elas. Entretanto, nem sempre esses resultados são imediatos. Para atender a essa expectativa, durante as etapas de construção do plano, é necessário que, além dos objetivos, seja definido o prazo para atingi-los.

Principais etapas de elaboração do plano

Defina claramente as metas e os objetivos

Com o próprio nome já diz, plano de marketing digital é o estabelecimento de quais — e como — serão as estratégias que vão gerar os resultados esperados. No entanto, é necessário, antes de tudo, entender quais são os reais objetivos do negócio.

O marketing pode gerar diferentes resultados, como melhoria na comunicação com clientes, promoção da marca, aumento de mercado, etc. Para escolher a que seu negócio precisa, defina onde ela quer chegar e, posteriormente, veja quais serão as ações necessárias para alcançar esse resultado.

Analise seu mercado

Essa etapa é muito importante. A partir dela, identificamos quais são os canais que seu consumidor encontra e como ele se relaciona. Isso permite que você execute as estratégias com mais precisão para atingi-los.

Além disso, não devemos focar somente no público-alvo. A concorrência também deve ser acompanhada. Infelizmente, pela polarização das redes sociais, as empresas não se diferenciam e não geram conteúdo de interesse. Quando identificamos esses fenômenos no nosso mercado, podemos definir o que pode ser feito para driblar o mercado e atingir uma fatia maior dele.

Estabeleça um cronograma

Se você espera atingir um resultado em longo prazo, é necessário acompanhar de perto cada etapa de execução. O cronograma é um mecanismo que controla cada ação, desde o responsável por ela, os esforços necessários para realizá-la e até o que se espera ao final dela.

Além disso, definir claramente as estratégias não garante o alcance do objetivo definido no início do planejamento. Sendo assim, invista em ferramentas que permitam mensurar os resultados e, caso seja necessário, realizar o quanto antes as mudanças para não interferir no objetivo final do plano.

Ter um planejamento para o marketing digital é extremamente importante para direcionar quais os caminhos seu negócio deverá seguir, independentemente de alcançar o objetivo em curto ou longo prazo. No entanto, para que os resultados sejam mais sólidos, ele deverá estar sempre alinhado ao foco do segmento em que a empresa atua.

E aí, conseguiu compreender o que é preciso fazer para preparar um bom plano de marketing digital? Aproveite para entender também sobre o marketing de performance!

Ricardo Abellan

Estratégia e Resultados | Agência GDM